Diagrama de Linus Pauling: Química Enem e Vestibular. Veja!

Confira abaixo o Diagrama de Linus Pauling. É conteúdo avançado de Química para o Enem e o Vestibular. Quem acerta uma questão como esta já fica em vantagem. Vamos lá. É hora de revisar!

Vamos revisar como é feita a distribuição eletrônica utilizando o Diagrama de Linus Pauling. Em cinco minutos você aprende as Camadas Eletrônicas e os níveis de energia. Estude com a gente para os vestibulares e Enem.

diagrama de Linus Pauling nada mais é do que um método de distribuir os elétrons na eletrosfera do átomo e dos íons. Este método foi desenvolvido pelo químico norte-americano Linus Pauling (1901-1994).linus paulingUma vida de cientista – Linus Carl Pauling foi um químico quântico e bioquímico dos Estados Unidos. Também é reconhecido como cristalógrafo, biólogo molecular e pesquisador médico. Pauling é amplamente reconhecido como um dos principais químicos do século XX. Ele ganhou um prêmio Nobel pelas suas contribuições à Ciência da Química. Confira o Diagrama de Linus Pauling.

 Observe: De cima para baixo temos os níveis ou camadas de energia numeradas de 1 a 7.  Os subníveis de cada nível são representados pelas letras s, p, d ,f.diagrama de linus pauling À direita de cada letra, um número subscrito indica a quantidade máxima de elétrons que cada subnível comporta. As setas indicam o sentido que o diagrama deve ser lido de cima para baixo, e nos fornece a ordem crescente dos subníveis de energia que é a seguinte:

1s2s2 2p3s2 3p6 4s2 3d104p6 5s4d10 5p6s2 4f14 5d106p7s5f146d10 7p6

Veja agora o exemplo da distribuição eletrônica do átomo neutro de ferro que possui 26 elétrons:

1s2s2 2p3s2 3p6 4s2 3d6

Observe que para a distribuição eletrônica do ferro neutro, o último subnível a ser preenchido o 3d, tem capacidade para 10 elétrons, mas como só restaram 6 eletrons para preenche-lo a sua configuração ficou 3d6

Aula Gratuita sobre o Diagrama de Linus Pauling e a distribuição eletrônica

Dicas do Blog do Enem – Química no Enem e Vestibular

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/ 

Dica 2 – Reveja também outro assunto de química que cai bastante nas provas dos vestibulares e do Enem que é Biodiesel. Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/quimica-biodiesel-combustivel/

Exercícios – Agora um desafio para você!

(UFSM-RS) Um elemento neutro possui configuração eletrônica 1s2s2 2p3s2 3p5  esse elemento é um:

a)      Metal alcalino terroso.
b)      Halogênio
c)      Metal do primeiro período de transição
d)     Gás nobre
e)      Elemento do grupo do nitrogênio.

Resposta: C

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .