A crise da água no Brasil – Tema de Redação Enem. Confira!

A pauta de atualidades está dominada por escândalos de corrupção, doenças em expansão como a dengue, e pela crise da água no Brasil. Entre estas três calamidades públicas que nos cercam, o Blog do Enem indica que o tema da água pode ser um forte candidato a tema da Redação Enem na próxima edição. Veja abaixo as dimensões que o tema teria para a produção de redações.

 Veja porque a crise da água é candidata a virar Tema da Redação no Enem ou no Encceja:

É uma boa aposta. E  você poderia experimentar e treinar fazendo rascunhos diferentes com os diversos aspectos que a crise da água traz para o debate como candidata a virar tema da Redação Enem.redação enem a crise da águaA natureza aguda e as diversas implicações que a crise da água podem virar Tema no Enem porque têm diferentes interfaces.

Veja a Crise da Água e mais 10 Temas de Redação

  1. Assédio Sexual
  2. Resistência à Vacinação
  3. O Crescimento da AIDS entre os jovens
  4. Impacto humano no Meio Ambiente
  5. Mobilidade Urbana
  6. Diversidade e Lutas Identitárias
  7. Redução da Maioridade Penal
  8. Mobilização Social;
  9. A Corrupção no Brasil
  10. Zika Vírus e Microcefalia
  11. Terrorismo, Racismo e Xenofobia

A Crise da Água no Tema da Redação

A crise tem implicações para o Aspecto Ambiental, para o Drama Humano, para o Conflito Político, para o Cenário Econômico, e para problemas crônicos do País como Obras Inacabadas. Estas dimensões da crise da água no Brasil caem como uma luva para virar tema da Redação Enem.

Além destes fatores o país testemunhou a tragédia ambiental (e humana) nas cidades mineiras de Mariana (MG), com o rompimento da barragem da mineradora Samarco, que arrasou o ecossistema do Rio Doce; e na cidade de Brumadinho, com o rompimento da barragem da empresa Vale.

No episódio de Mariana as cidades com captação de água ao longo do Rio Doce abaixo do acidente ficaram com a crise da água ainda mais agravada, seguindo até a foz do rio, no litoral do estado do Espírito Santo.

Veja a seguir 5 aspectos da Crise da Água que poderiam cair como Tema da Redação Enem: 

1 – Aspecto Ambiental A falta de chuvas é atribuída por diversos cientistas a problemas decorrentes do desmatamento no País, em especial na Amazônia. Mas, há cientistas que destacam que a falta de chuvas pode ser consequência de um regime histórico de chuvas, sem vínculo ao desmatamento. Dá uma boa polêmica!

 2 – Drama Humano – Em muitas regiões do País a seca prolongada já secou açudes, lagoas, rios. Provoca a morte de animais, exige sacrifício das pessoas que vivem nestas áreas, e já cria cenas de migração interna, de pessoas fugindo da seca. Cena de retirantes, como há muito não se via.

Este vídeo, com 1 minuto de duração, produzido pelo Centro Universitário UNIPAM, de Minas Gerais, viralizou em apenas um dia no Youtube ao tratar drama humano e da relação com a natureza com o tema da falta de água. Assista, pois ajuda você a pensar na crise da água como Tema da Redação Enem.

O nome do vídeo é ‘A última gota’.

 3 – Cenário Econômico Com a falta de chuvas caíram os estoques de agua nos reservatórios utilizados para gerar energia elétrica. Para completar o atendimento ao mercado o Governo Federal orientou para aumentar a produção de energia pelas usinas termelétricas, movidas a gás ou a óleo diesel.

O preço das contas de luz explodiu, e já afeta a economia doméstica e o custo das empresas. É uma bomba na economia e um flagelo social. Tudo a ver para um Tema de Redação Enem;

 4 – Conflito Político na Crise da Água As principais Regiões Metropolitanas do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, e Belo Horizonte) enfrentam ou enfrentaram sério risco de racionamento e desabastecimento. A culpa seria ‘das chuvas que não vieram’, ou da falta de previsão dos políticos para reeducar a população e fazer novas obras de captação de agua?

 5 – Promessas que nunca se realizam – Outra dimensão política presente na crise da água no Brasil aparece em obras prometidas há mais de um século e que nunca ficam prontas, como a Transposição das Águas do Rio São Francisco. O Sertão do Nordeste está ainda na espera da água prometida.

Seis Dicas de Redação Blog do Enem:

  1. Use uma linguagem mais simples, mas sem apelar para o coloquialismo exagerado;
  2. Não repita palavras desnecessariamente, pois o texto fica pobre e cansativo. Busque sinônimos, especialmente quando você está treinando em casa e tem tempo para fazer isso. O seu vocabulário vai aumentar e vai ficar mais fácil pensar em palavras alternativas durante a prova.
  3. Seja objetivo. Tente não repetir argumentos, dizendo a mesma coisa várias vezes. Preze pela qualidade do seu texto.
  4. O seu texto deve ter ao menos três parágrafos, um para a introdução, um para o desenvolvimento e um para a conclusão. O ideal é que o seu desenvolvimento tenha ao menos três parágrafos, dessa forma, você pode expor três argumentos diferentes para embasar a sua tese.
  5. Aponte soluções coerentes para o problema levantado, sem fazer críticas que não tenham fundamento.
  6. Por fim, releia o texto para corrigir pequenos erros e organizar a redação da melhor forma possível. Pense no seu interlocutor e se pergunte: “o meu ponto de vista ficou claro para o leitor?”.

Três passos para a Redação Enem Nota 1000:

AComo fazer a Introdução da Redação
B Como defender um ponto de vista
C Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

 

Sugestão de aprofundamento para você: Veja como produzir um (bom) texto dissertativo argumentativo: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dissertativo-argumentativo/Redação Enem

 

Outra Dica Importante: Marque aí nos favoritos para ver  Dez Modelos de Redação Enem Nota 1000. São 10 textos dissertativos-argumentativos aprovados com nota máxima pelo MEC, e que podem ajudar você a ver como chegar lá.

Agora, veja outros dois temas quentes para a Redação do Enem: Assédio Sexual e a Resistência à Vacinação no Brasil.

Assédio Sexual na Redação do Enem

No Brasil, tivemos o caso da figurinista Su Tonani, que relatou ter sido vítima de assédio sexual pelo ator José Mayer nos bastidores de uma produção televisiva, entre outros de grande alcance na mídia.

A denúncia da Su Tonani desencadeou a mobilização de mulheres do meio artístico, culminando no movimento contra o assédio sexual “Mexeu com uma, mexeu com todas”. O episódio teve como consequência o afastamento do ator de novas produções da TV Globo.

O caso mais notório, contudo, é o de Harvey Weinstein, produtor de Hollywood denunciado por dezenas de atrizes por ter cometido assédios e estupros ao longo de décadas.

Rompido o silêncio no caso Weinstein, outros homens da indústria cinematográfica começaram a ser denunciados. Assim começaram os movimentos “Me Too” e “Time’s Up”, em que artistas se manifestam contra essa prática. Veja na imagem aula completa sobre Assédio Sexual:Assédio Sexual tema de redação enem

Mas, afinal, o que é assédio Sexual? 

Assédio sexual e estupro muitas vezes são tidos como sinônimos. Ambos são formas de violência sexual, mas possuem significados jurídicos diferentes. Veja abaixo a definição jurídica dos termos:

  • Estupro: é definido como o ato de constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou outro ato libidinoso. O elemento essencial do crime de estupro é a presença de violência ou grave ameaça à vítima.
  • Assédio sexual: é o ato de constranger alguém com finalidades sexuais, prevalecendo-se de posição de poder no âmbito do trabalho.
  • Importunação ofensiva ao pudor: ocorre quando o abusador não se utiliza de violência ou ameaça para praticar um ato libidinoso.

Dica do Blog: Veja como fazer a Redação do Enem e do Encceja

  • Aprenda os três passos do texto Dissertativo-Argumentativo:
  • 1 – Estabeleça um Ponto de Vista com a sua Abordagem sobre o Tema (introdução);
  • 2 – Apresente os Argumentos para sustentar o seu Ponto de Vista (desenvolvimento); e,
  • 3 – Feche com uma Proposta de Intervenção para resolver ou pelo menos “encaminhar” uma solução para o problema (conclusão), e que contemple uma perspectiva considerando os Direitos Humanos.

Se essa ordem a partir do Tema, contemplando a Tese (Introdução); os Argumentos (Desenvolvimento); e fechando com a Proposta de Intervenção (Conclusão) não for respeitada, o avaliador do Enem  ou do Encceja ficará confuso e não vai entender qual tese você está defendendo.

Resumo do texto Dissertativo-Argumentativo

Veja agora uma aula de 5 minutos com a professora Tharen Teixeira, do canal Curso Enem Gratuito, para você revisar a Estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Em seguida continue neste post para  ver os resumos dos outros Temas de Redação do Enem e do Encceja 2019.

Gostou da aula da Tharen? Agora, vamos ver os outros Temas de Redação do Enem e do Encceja 

Resistência à Vacinação – Tema de Redação Enem

Para você ter uma ideia do quanto a vacinação é importante, no início do século passado, antes de as vacinas se popularizarem, uma em cada cinco crianças morria de uma doença infecciosa antes dos cinco anos. Ou seja, inúmeras crianças morriam de doenças facilmente prevenidas hoje, como o sarampo.

Veja uma aula gratuita completa sobre o movimento anti-vacinação, sobre a origem das vacinas,  sobre como elas atuam no corpo humano, e a diferença entre Soro e Vacina.

E, neste vídeo especial, confira como a falta de vacinação está trazendo de volta doenças como o Sarampo, que estava praticamente erradicado.

A partir disso, é possível afirmar que se não fossem as vacinas haveria grandes chances de eu não estar escrevendo este texto agora ou você o lendo.

Porém, apesar de suas vantagens comprovadas (tanto através de experimentos científicos, como pelos números de diminuição de mortalidade em todos os países que têm vacinação continuada) há grupos de pessoas que militam de maneira quase religiosa contra a vacinação e se negam veementemente a imunizar seus filhos.

O Movimento Anti-Vacinação – Quais seus argumentos? Quais as consequências da adesão da população a este movimento? Como funcionam as vacinas? Como são produzidas? Saiba disso e muito mais neste post para você arrebentar na Redação e nas questões de Ciências da Natureza e de Atualidades do Enem e dos vestibulares!

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino
Acesse o Curso Enem Gratuito Online

Como fazer a introdução em um texto dissertativo argumentativo. Veja aqui.

10 Dicas para organizar a sua Redação Enem. Acesse aqui.

Exemplos de Redação Enem Nota 1000 nos exames de 2014, 2013, e 2012. Clique aqui.

10-dicas-redacao-enem