Tirou 700 pontos no Enem? Veja os cursos em que você consegue passar!  

Se você atingiu 700 pontos no Enem, saiba como direcionar sua estratégia para ingressar na universidade. Antecipe-se às notas de corte do Sisu, Prouni e Fies. Utilize o simulador do Enem para prever sua pontuação e analisar oportunidades.

Os resultados oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio, com todas as notas das provas objetivas e também da Redação, só serão divulgados pelo Inep no dia 16 de janeiro. Mas, se você já conferiu o resultado do Enem e descobriu que fez 700 pontos, já é possível pensar sobre as possibilidades de cursos de graduação.

Essa antecipação no seu planejamento oferece uma visão privilegiada quanto às oportunidades que terá assim que abrir o período de inscrições do Sisu. Lembrando que, a partir do ano que vem, o MEC anunciou apenas uma edição por ano para o processo seletivo. 

Para ajudar a traçar a sua estratégia, hoje vamos te mostrar o que é possível fazer com 700 pontos no Enem. Ou seja, você vai conferir as notas de corte nessa média a partir da última edição do Sisu. Vamos começar?

Notas de corte: entenda o que são

A nota de corte representa a pontuação mínima exigida para se tornar elegível às vagas disponibilizadas pelas instituições de ensino superior através de programas governamentais como o Sisu, Prouni e Fies.

Essa pontuação é estipulada levando em conta a competitividade e a quantidade de vagas disponíveis em cada curso e universidade.

Imaginem que a nota de corte para um curso de Engenharia em uma determinada universidade seja de 700 pontos. Isso implica que, para ter a possibilidade de ser selecionado para este curso e universidade, é necessário atingir ou ultrapassar a marca de 700 pontos no Enem.

Se sua pontuação no Enem ficar aquém dos 700 pontos, suas chances serão reduzidas, já que a nota de corte é o patamar mínimo estabelecido para concorrer a essa vaga específica. É fundamental alcançar uma pontuação igual ou superior para ter uma boa oportunidade de ser admitido no curso desejado.

É importante ressaltar que essa referência é fluida, variando a cada processo seletivo conforme a demanda e o desempenho dos candidatos.

Além de definir a elegibilidade para ingressar em universidades públicas, a nota de corte também afeta o acesso a bolsas e descontos em instituições privadas, sendo um critério relevante na seleção de estudantes.

Por exemplo, no Sisu 2023, 700 pontos foram suficientes para assegurar uma vaga no curso de Psicologia, na modalidade de Ampla Concorrência, na Universidade Federal do Mato Grosso.

Essa mesma lógica se aplica na avaliação das chances de ingresso em outros cursos. Portanto, se você alcançou 700 pontos no Enem, já tem uma pontuação considerada adequada para iniciar uma graduação.

700 pontos no Enem x Notas de corte do Sisu

Anualmente, o Sisu se abre como uma oportunidade para adentrar nas universidades públicas e federais. A seleção se pauta nos resultados do Enem e varia conforme a quantidade de vagas disponíveis por curso e modalidade de concorrência. 

Com as médias das notas de corte do Sisu 2023 já disponíveis, é possível ter uma ideia dos cursos nos quais seria viável competir com 700 pontos no Enem, ou mesmo com pontuações abaixo dessa marca.

Listamos as 10 menores notas de corte na modalidade de Ampla Concorrência, para que você possa visualizar as oportunidades de ingresso:

  • Engenharia Industrial Mecânica: 650,22 – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) 
  • Administração: 650,34 – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Engenharia Química: 650,58 – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFM)
  • Jornalismo: 650,62 – Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Enfermagem: 650,89 – Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT)
  • Engenharia Mecânica: 650,91 – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Ciência da Computação: 652,09 – Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)
  • Farmácia: 652,64 – Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
  • Radiologia: 653,78 – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Mídias Digitais: 654,06 – Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Confira as notas de corte do Sisu para todos os cursos e universidades. 

Caso você queira entender melhor como funcionam as notas de corte, assista ao vídeo que preparamos: 

Bolsas de Estudo pela nota do Enem

A sua nota do Enem também viabiliza a obtenção de bolsas de estudo progressivas para a graduação, que variam conforme o desempenho nas provas.

Com 700 pontos já é possível disputar uma bolsa e garantir  a oportunidade de estudar em uma universidade particular com mensalidades mais acessíveis. 

Veja, por exemplo, a tabela de bolsas e descontos oferecidos pela Uniasselvi:

  • 35% de bolsa para pontuações até 450 pontos.
  • 40% de bolsa para pontuações de 451 a 500 pontos.
  • 45% de bolsa para pontuações de 501 a 600 pontos.
  • 50% de bolsa para pontuações de 601 a 650 pontos.
  • 55% de bolsa para pontuações de 651 a 700 pontos.
  • 100% de bolsa para pontuações a partir de 701 pontos.

Se você quiser saber mais sobre as bolsas de estudos da Uniasselvi, basta preencher o formulário abaixo com a cidade e o curso desejado, e informar os seus dados de contato para receber as melhores ofertas. 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Bolsas de Estudo, Enem, FIES, Notas de corte, Prouni, Sisu
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel