Inscrições do Prouni 2024 começam no dia 29 de janeiro

Não perca as inscrições do Prouni 2024! Confira as últimas informações divulgadas sobre o programa e planeje a sua participação de forma estratégica para conquistar bolsas integrais ou parciais.

O período de inscrições do Prouni 2024, assim como outras datas importantes do cronograma, já foi anunciado pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, dia 16, quando também foram divulgados os resultados do Enem 2023.

A publicação do edital está prevista para qualquer momento durante esta quarta-feira, dia 17 de janeiro, no Diário Oficial da União (DOU). 

Continue lendo para conferir as informações que já foram disponibilizadas!

Quando abrem as inscrições do Prouni 2024?

As informações detalhadas sobre a oferta de bolsas, por curso, turno, instituição e local de oferta, devem ser publicadas na página do programa nesta sexta-feira, dia 19. 

Veja o calendário, com as datas para as inscrições do Prouni 2024:

  • Publicação do Edital: 17 de janeiro;
  • Consulta de bolsas: 19 de janeiro;
  • Inscrições: 29 de janeiro a 1° de fevereiro;
  • Primeira chamada: 6 de fevereiro;
  • Segunda chamada:  27 de fevereiro;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 14 e 15 de março
  • Resultado da lista de espera: 18 de março

Vai ter Prouni no segundo semestre?

Até o momento, a edição do Prouni do segundo semestre está mantida, visto que as datas do cronograma divulgado pelo MEC se referem ao processo seletivo do primeiro semestre. 

Como funciona o Prouni?

O Prouni é uma iniciativa do governo brasileiro voltada para a ampliação do acesso ao ensino superior entre estudantes de baixa renda.

Instituído em 2004, o programa concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. Para participar, os candidatos devem satisfazer critérios socioeconômicos, como ter concluído o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em instituição privada, e apresentar uma renda familiar per capita dentro dos limites estabelecidos pelo programa.

Durante o período de inscrição, os candidatos têm a possibilidade de escolher até duas opções de curso, considerando a pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

É importante mencionar que, durante seu pronunciamento na live de divulgação dos resultados do Enem, o Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a implementação de novas regras para o processo seletivo do Prouni 2024. No entanto, essas mudanças só serão conhecidas no momento em que o Edital for publicado, nesta quarta-feira, dia 17.

As bolsas oferecidas pelo Prouni podem ser integrais, cobrindo 100% das mensalidades, ou parciais, contemplando 50% do valor das mensalidades.

Aqueles que são contemplados devem validar as informações fornecidas durante a inscrição e, após a aprovação, têm a oportunidade de realizar seus estudos superiores em instituições de qualidade, contribuindo para a democratização do acesso à educação no Brasil.

Prouni 2024: pode usar nota de anos anteriores

Diferente do Sisu, em que só pode ser utilizada a pontuação obtida na edição mais recente do Enem, no Prouni, os interessados podem aproveitar as notas das duas últimas edições do exame – 2022 e 2023, para concorrer às bolsas em instituições de ensino superior privadas. 

Notas de corte do Prouni

As notas de corte se referem à menor pontuação necessária para garantir a classificação em um determinado curso do Prouni. Elas variam de acordo com a concorrência, o número de vagas disponíveis e a modalidade de bolsa (integral ou parcial). 

Observar as notas de corte prévias pode oferecer uma compreensão mais clara do panorama competitivo e ajudar os estudantes na tomada de decisão quanto às opções de cursos durante o processo de inscrição no programa.

É recomendável, portanto, ficar atento às atualizações periódicas das notas de corte divulgadas ao longo do período de inscrição para conseguir fazer ajustes na estratégia, considerando a própria pontuação no Enem e as variações nas pontuações conforme a demanda pelos cursos.

Simulador do Prouni 

Com a nota do Enem em mãos, você já pode começar a verificar as possibilidades de cursos adequados à sua pontuação por meio das notas de corte da última edição do programa. 

Para facilitar, a Rede Enem oferece o Simulador do Prouni. Para utilizar a ferramenta, siga o passo a passo: 

  • Acesse o Simulador do Prouni;
  • Insira a sua nota do Enem;
  • Escolha o curso e a universidade em que deseja ingressar;
  • Aguarde até que o sistema calcule as suas chances de aprovação. 

Continue acompanhando o nosso blog para receber mais informações sobre o Prouni e outros programas de acesso ao ensino superior. E, lembre-se de que, além das bolsas de estudos do programa federal, a sua nota do Enem também permite a conquista de bolsas em universidades como a Uniasselvi, começando com 55% de desconto para quem tem nota de 451 a 650 pontos. Vem saber mais!

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Prouni
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel