Lista de espera do Prouni: tire todas as suas dúvidas!

Entenda o que é e como funciona a lista de espera do Prouni para aproveitar mais essa oportunidade de garantir uma bolsa de estudos pelo programa.

Você sabia que os estudantes que não são selecionados na primeira e segunda chamadas do Programa Universidade Para Todos, ainda têm boas chances de conseguir uma bolsa de estudos? A lista de espera do Prouni é, na verdade, a penúltima forma de se classificar para o programa.

Mas, você sabe como funciona e como participar? Aproveite o guia que preparamos para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Cronograma completo do Prouni 2024/1

Fique atento ao calendário da primeira edição do programa!

PERÍODO DE INSCRIÇÕES29/01/2024 a 01/02/2024
RESULTADO 1ª CHAMADA06/02/2024
COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES DA 1ª CHAMADA06/02/2024 a 20/02/2024
REGISTRO DE APROVAÇÃO OU REPROVAÇÃO06/02/2024 a 23/02/2024
RESULTADO 2ª CHAMADA27/02/2024
COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES DA 2ª CHAMADA27/02/2024 a 07/03/2024
REGISTRO DE APROVAÇÃO OU REPROVAÇÃO27/02/2024 a 11/03/2024
PRAZO PARA PARTICIPAR DA LISTA DE ESPERA (Manifestação de interesse)14/03/2024 e 15/03/2024
DIVULGAÇÃO LISTA DE ESPERA18/03/2024
COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES DA LISTA DE ESPERA19/03/2024 a 27/03/2024
REGISTRO DE APROVAÇÃO OU REPROVAÇÃO28/03/2024 a 11/04/2024

O que é a lista de espera do Prouni?

A lista de espera do Prouni é a terceira e última chance de conseguir uma bolsa pelo programa do governo federal. Isso porque, cada edição tem duas chamadas regulares, a lista de espera e, por último, as vagas remanescentes.

Essa lista compreende todas as vagas que não foram preenchidas após as chamadas regulares. Assim como acontece no Sisu, a inscrição na lista não é automática, ou seja, cada estudante precisa acessar o sistema no prazo determinado pelo cronograma (dois dias) e demonstrar interesse em participar.

Quem pode participar da lista de espera do Prouni?

Podem participar da lista de espera do Prouni aqueles que se inscreveram no processo seletivo e não foram aprovados na primeira, nem na segunda chamada.

Independente da escolha dos candidatos por vagas destinadas à ampla concorrência ou para políticas afirmativas, a lista é única para cada curso e turno em cada local de oferta. 

Apesar de ser aberta para quem tiver interesse, desde que a pessoa tenha se inscrito no Prouni, há algumas formas de participar dessa etapa:

  • Podem manifestar interesse em concorrer para a primeira opção, os estudantes que não foram selecionados nas chamadas regulares e também aqueles que foram pré-selecionados na segunda opção de curso, mas reprovados por não formação de turma. 
  • Já no curso de segunda opção, podem participar da lista de espera os candidatos que não foram selecionados nas chamadas regulares por falta de formação de turma na primeira opção de curso.
  • Estudantes não selecionados nas chamadas por falta de bolsas disponíveis na primeira opção ou até mesmo aqueles selecionados em primeira opção de curso, mas que não conseguiram se matricular por falta de formação de turma. 

Como participar da lista de espera do Prouni

Para participar da lista de espera do Prouni, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • No prazo determinado (varia de acordo com a edição), você precisa entrar no site do Prouni com seu número de inscrição e senha do Enem mais recente.
  • Clique na opção “Manifestar interesse em participar da lista de espera”.
  • Depois é só aguardar a confirmação do sistema.

Resultados da lista de espera

Os resultados da lista de espera são divulgados conforme abrem novas vagas.

É importante destacar que o MEC não envia mensagens para informar sobre a aprovação. Cabe, portanto, ao interessado, a responsabilidade de acessar o sistema todos os dias, até o encerramento do período, para verificar se o nome consta entre os classificados.

Caso você seja pré-aprovado, é preciso apresentar a documentação para comprovar as informações prestadas na inscrição, de forma presencial ou online, na universidade onde conseguiu a bolsa, a fim de efetivar a sua matrícula e garantir a sua vaga.

A lista de espera do Prouni chama muito?

Cada edição do programa tem um funcionamento próprio da lista de espera, já que vários fatores influenciam na quantidade de candidatos aprovados, como:

Dessa forma, vale a pena, sim, manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni e ficar na torcida para que a dinâmica da edição te favoreça!

Vagas remanescentes do Prouni

Além das duas chamadas regulares e da lista de espera, o Prouni também oferece a chance de conseguir uma bolsa com as vagas remanescentes, ou seja, aquelas que não foram ocupadas no processo seletivo. Isso ocorre por vários motivos, como a não formação das turmas previstas pelas instituições de ensino, por exemplo.

Pode concorrer ao processo seletivo para as bolsas remanescentes o candidato que não foi aprovado no processo seletivo regular imediatamente anterior. Ou seja, se você quiser concorrer às vagas remanescentes do Prouni 2024, não pode ter sido aprovado no processo seletivo que ocorreu em 2023.

Além disso, quem foi aprovado no processo seletivo para as bolsas remanescentes vigente não pode concorrer novamente. Os outros critérios para participar são os mesmos do processo seletivo regular do Prouni.

O período para se inscrever nas vagas remanescentes é divulgado sempre após o término do processo seletivo regular.

Bolsas de estudos

Seu desempenho no Enem também pode ser utilizado para conseguir bolsas de estudos em instituições de ensino particulares, como a Uniasselvi e a Unicesumar. 

A sua pontuação no exame confere descontos progressivos, de até 100% do valor das mensalidades, para fazer o curso que sempre quis! 

Estude em uma excelente universidade, com custos reduzidos. Confira as ofertas de bolsas de estudos ou descontos. 

Entenda o Prouni

O Programa Universidade para Todos destina-se a brasileiros sem diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior e obtido nota superior a 450 pontos, além de redação pontuada acima de zero.

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior. Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições a seguir: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou, no caso de escola da rede particular, ter cursado na condição de bolsista integral da própria escola; ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública.

Vale também pra quem estudou em escola da rede particular na condição de bolsista integral da própria escola; ser pessoa com deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino, caso em que não é necessário comprovar renda.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Bolsas do Prouni, Destaques, Prouni
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel