Os Biomas brasileiros: veja o Cerrado, os Pampas, e o Pantanal. É Biologia Enem

Vem com a gente revisar o Cerrado, os Campos Sulinos e o Pantanal. Estes biomas brasileiros podem aparecer em Biologia no Enem!

O Brasil é um país com uma vasta extensão territorial, repleto de diversificadas paisagens, características geográficas, geológicas e climáticas. Assim, a diversidade de ecossistemas brasileiros pode ser divido em seis grandes biomas: a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Cerrado, os Campos Sulinos e o Pantanal.

O Curso Enem Gratuito preparou duas aulas para você sobre os Biomas Brasileiros. Aqui neste post você vai estudar três destes biomas: o Cerrado, os Campos Sulinos e o Pantanal.  Veja  na imagem o acesso da aula sobre a Floresta Amazônica, Mata Atântica e Caatinga. Biomas Brasileiros

Agora, vem com a gene revisar os Biomas do Cerrado, dos Pampas, e do Pantanal. Bora lá para arrasar em Biologia no Enem, Encceja e nos Vestibulares!

Bioma dos Campos Cerrados

O Cerrado é uma savana que ocupa 25% do território do nosso país, sendo o segundo maior bioma brasileiro (depois da Amazônia). O Cerrado ocorre na região Centro-Oeste, principalmente nos estados do Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Minas Gerais. Biomas do Campos CerradosO clima do Cerrado é bastante quente com períodos de seca rigorosa, onde é comum que ocorram incêndios naturais. Por tal motivo, muitas plantas do Cerrado possuem adaptações para resistir ao fogo, como caules com revestimentos mais resistentes ou caules subterrâneos.

Apesar dos períodos de seca, que ocorrem principalmente no verão, o solo do Cerrado em geral possui bastante umidade a partir de 2m de profundidade. Por isso, as plantas desse bioma apresentam raízes longas para conseguirem atingir os lençóis subterrâneos.  Algumas das plantas encontradas no Cerrado estão o araçá, o murici, a gabiroba e o indaiá.Campos CerradosOnça-Pintada e Lobo-Guará – A fauna do Cerrado é muito rica, tendo espécies emblemáticas como a ema, o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro, a sucuri, a onça-pintada e o lobo-guará (foto). O Cerrado é considerado um hotspot de conservação e está fortemente ameaçado pelos avanços das terras dedicadas á monocultura da cana e da soja e à criação de gado.

O Bioma dos Campos Sulinos

Os Campos Sulinos são estepes localizados nos estados da região Sul (principalmente no Rio Grande do Sul). Apresentam vegetação herbácea, constituída principalmente por gramíneas. Os animais mais característicos dos Campos Sulinos são o quero-quero, o tapiti (semelhante a um coelho) e o veado campeiro.Biomas do Sul do BrasilA vegetação predominante dos Campos Sulinos é muito semelhante à vegetação cultivada para a criação de gado. Por tal motivo, muitas regiões de Campos são utilizadas para esta atividade.

A agropecuária configura uma das principais ameaças ao bioma dos Campos Sulinos, pois muitas vezes são introduzidas espécies exóticas de gramíneas que favorecem o gado.Biomas do Sul do BrasilAlém disso, os animais de corte em grandes rebanhos promovem o pisoteamento do solo, diminuindo sua fertilidade.

O Bioma do Pantanal

O Pantanal é uma floresta tropical que abrange os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, estendendo-se também por território boliviano e paraguaio. O Pantanal está localizado em uma região plana, que pode ser extensamente inundada em determinadas épocas do ano pelos rios que compõem a Bacia do Rio Paraguai.Biomas do PantanalMesmo nas épocas mais secas, vastas regiões permanecem alagadas formando lagos. Por tal motivo, há muitas plantas típicas de brejos, como a vitória-régia. Já em regiões do Pantanal onde as inundações são raras, a vegetação se assemelha ao Cerrado.

Apesar de ter uma biodiversidade menor que a registrada na Amazônia e no Cerrado, as população de várias espécies são muito grandes no Pantanal. Inclusive, considera-se que o Pantanal concentre as maiores populações de aves do continente, como os tuiuiús, garças e patos selvagens.biomas enem pantanal

Para saber tudo sobre os 6 biomas brasileiros, confira a aula da prof. Juliana!

Exercícios sobre Os Biomas Brasileiros

Agora que você já sabe tudo sobre os Campos Sulinos, o Pantanal e o Cerrado, que tal testar seus conhecimentos?

01 – (UEM PR/2013)  Sobre  a distribuição geográfica de alguns animais, é correto afirmar que

01. os ornitorrincos são animais metatérios, ovíparos e que não amamentam os filhotes, sendo encontrados na Austrália e na Nova Guiné.
02. a tundra, localizada no hemisfério norte e caracterizada por vegetação rasteira, constituída de liquens e musgos, apresenta fauna constituída de aves migratórias, renas, alguns insetos e roedores que hibernam.
04. zebras e leões ocorrem em locais com arbustos e gramíneas, como o bioma pradaria.
08. o tamanduá-bandeira, o tatu-canastra e a siriema são animais encontrados no cerrado brasileiro, composto de árvores de pequeno porte e arbustos esparsos, tortuosos e de casca grossa.
16. o pantanal brasileiro, situado entre o sul do Mato Grosso e noroeste do Mato Grosso do Sul, abriga peixes como o pintado e o dourado, além de jacarés, capivaras e ariranhas.

Gab: 26

02 – (UFSC/2010)   Sobre as formações fitogeográficas ou Biomas existentes no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. O Cerrado é uma formação fitogeográfica caracterizada por uma floresta tropical que cobre cerca de 40% do território brasileiro, ocorrendo na Região Norte.
02. A Floresta Amazônica está localizada nos estados do Maranhão e do Piauí e as árvores típicas dessa formação são as palmeiras e os pinheiros.
04. A Caatinga é caracterizada por ser uma floresta úmida da região litorânea do Brasil, hoje muito devastada.
08. O Pampa ocorre na Região Centro-Oeste onde o clima é quente e seco. A flora e a fauna dessa região são extremamente diversificadas.
16. O Mangue ocorre desde o Amapá até Santa Catarina e desenvolve-se em estuários, sendo utilizados por vários animais marinhos para reprodução.
32. O Pantanal ocorre nos estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, caracterizando-se como uma região plana que é alagada nos meses de cheias dos rios.
64. A Mata Atlântica é uma formação que se estende de São Paulo ao Sul do país, onde predominam árvores como o babaçu e a carnaúba, e está muito bem preservada.

Gab: 48

03 – (UFMS/2002) O Pantanal Mato-Grossense tem um histórico de ocupação humana de pouco de mais de 200 anos, existindo, na atualidade, como um dos maiores centros de pecuária bovina do País. Uma característica importante desse bioma é a sazonalidade, em que se alternam um período de chuvas intensas e uma estiagem que se estende por vários meses ao longo do ano. Esse aspecto característico determina uma série de condicionantes para a fauna e a flora, principalmente na planície de inundação. Dentre as considerações abaixo, assinale a(s) correta(s).

01. O período das chuvas e enchentes é vantajoso para várias espécies de peixes, pois elas podem abandonar o leito dos rios em busca de alimento nas áreas inundadas.
02. A maioria dos anfíbios anuros da região se reproduz de julho a outubro, período coincidente com o de chuvas no Pantanal.
04. Aves paludícolas comuns na região (tuiuiú, cabeça-seca, garças) alimentam-se principalmente dos peixes que ficam concentrados nos ambientes de águas rasas.
08. O Pantanal se caracteriza, comparado aos demais biomas brasileiros, como aquele de mais alta taxa de endemismo de mamíferos.
16. No Pantanal, podem ser encontradas atualmente populações significativas de algumas espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção.

Gab: 21

06 – (UFMT/1999) Parte do território mato-grossense é ocupada por uma grande planície de inundação: o Pantanal. Sobre a fauna e a flora que habitam este ecossistema, julgue os itens.

(   ) Algumas espécies vegetais, como por exemplo as macrófitas aquáticas, têm seus ciclos de vida influenciados pelo pulso de inundação, proliferando na cheia e reduzindo suas biomassas durante a seca.
(   ) O aumento da população de anfíbios se dá na seca, já que estes não apresentam qualquer dependência da água para se reproduzirem.
(   ) Aves como as garças apresentam reprodução com fecundação interna e desenvolvimento do filhote fora do corpo da mãe, protegido por estruturas calcárias.
(   ) Peixes como as piramboias são pulmonados e conseguem sobreviver sob condições de baixo teor de oxigênio dissolvido na água.

Gab: VFVV

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel