Faltam:
para o ENEM

Tudo sobre os grandes biomas terrestres! (Parte 1) – Biologia Enem

Vem com a gente e revise os biomas Tundra, Taiga e Floresta Temperada para arrasar em Biologia e Geografia no Enem!

A interação entre as características climáticas de um local (principalmente temperatura, umidade do ar e pluviosidade) e as características dos solos, produzem uma grande variedade condições à vida, propiciando a existências de inúmeros seres vivos e interações ecológicas. Estas características determinam diferentes paisagens que se constituem nos diferentes biomas da Terra. Tundra, floresta boreal, floresta temperada, floresta tropical, campos e desertos são os principais biomas terrestres do nosso planeta. Neste post vamos revisar três desses biomas: a tundra, a floresta boreal e a floresta temperada (você confere os outros biomas terrestres em outro post – parte 2). Você conhece as características de cada um desses biomas? Não? Então revise os biomas terrestres com este super post e gabarite as questões de Biologia e Geografia do Enem e dos vestibulares!

Os biomas são grandes ecossistemas terrestres com características vegetais próprias, assim como espécies e nichos ecológicos específicos. As características de um bioma são influenciadas principalmente pelos fatores macroclimáticos. Como você sabe, muitas características ambientais podem influencias os fatores climáticos, como relevo, correntes marítimas, latitude e altitude. Estas características criam condições ideais para o desenvolvimento de cada ecossistema, fazendo com que cada bioma apresente uma estrutura relativamente homogênea em sua estrutura e função – em escala continental ou regional.

Tudo sobre os grandes biomas terrestres

Bioma da Tundra: A tundra é um ecossistema que ocorre no hemisfério Norte, nas regiões próximas à calota polar. A tundra forma um cinturão compreendido entre as latitudes de 60º e 80º. Nesta região, o clima é extremamente frio e seco, além disso, no inverno há longos períodos de ausência de luz ao longo do dia. Estas características fazem com que solo nesta região permaneça congelado na maior parte do ano. Assim, somente nos meses de verão no hemisfério Norte, quando as temperaturas são mais altas e há maior período de luz, o solo descongela, formando vastos brejos e dando a possibilidade de desenvolvimento de vegetais. Assim, plantas herbáceas (como o capim e o junco) e muitos musgos desenvolvem-se rapidamente. Essa vegetação atrai então vários animais, como rebanhos de rena, lemingues, raposas, caribus, lebres árticas, lobos e bois almiscarados. No fim do verão, essa vegetação morre e se incorpora  a terra, formando um solo muito fértil: o permafrost que possibilitará o desenvolvimento das sementes que ali ficaram na próxima estação quente.

Tudo sobre os grandes biomas terrestres

Para saber um pouco mais sobre a Tundra, veja esta super videoaula do canal o Kuadro, do Youtube:

Tudo sobre os grandes biomas terrestres

 

Bioma da Floresta Boreal: A Floresta Boreal, também chamada de Floresta das Coníferas ou Taiga, localiza-se em regiões com clima frio e invernos rigorosos. A taiga localiza-se principalmente em um cinturão ao sul da tundra, no hemisfério Norte. A vegetação típica da taiga é composta de coníferas, um grupo específico de pinheiros cujas copas possuem formato de cone (que facilita o escoamento da neve e diminui sua acumulação) e que fica constantemente verde (não perdem as folhas mesmo nos meses de inverno). Entre os animais que compõem a fauna das florestas boreais estão os cervos, alces, lobos, ursos, lebres e linces. Por conta dos invernos rigorosos, alguns animais hibernam nesta época.

Tudo sobre os grandes biomas terrestres

Dica 1: Revise também os problemas ambientais gerados pelo derramamento de petróleo! Veja este super post com dicas da Professora Juliana Evelyn dos Santos.

Tudo sobre os grandes biomas terrestres

Bioma da Floresta Temperada: As florestas temperadas são encontradas em regiões de clima temperado, ou seja, áreas em que encontramos as quatro estações do ano bem definidas. Este bioma ocorre na Europa, na Ásia e na América do Norte. As condições climáticas dessas regiões possibilitam o desenvolvimento de um maior número de espécies e nichos ecológicos. Assim, a vegetação das florestas temperadas é bastante variada, destacando-se espécies arbóreas como o bordo, a faia, o carvalho e a bétula. Estas árvores, durante os meses de inverno, perdem suas folhas como maneira de economizar energia. Por tal motivo, chamamos estas plantas de caducifólias ou decíduas.

Tudo sobre os grandes biomas terrestres

Para finalizar sua revisão e saber um pouco mais sobre a Taiga e a Floresta Temperada, veja esta excelente videoaula do canal O Kuadro, do Youtube:

Dica 2: Revise também as consequências da poluição causada por substâncias não-biodegradáveis e a magnificação trófica!

Agora que você já sabe tudo sobre os biomas terrestres, que tal testar seus conhecimentos?

01 – (UEPA/2014)   Um convidado em um programa de televisão comentou sobre questões ambientais o seguinte: … “os grandes problemas da conservação da natureza estão, na realidade, intimamente ligados aos da sobrevivência do próprio ser humano na Terra e que certos filósofos não hesitam em afirmar que a humanidade está mal encaminhada. Não nos cabe fazer julgamentos, mas de acordo com todos os biólogos, o ser humano comete um erro capital pensando poder isolar-se da natureza. Existe já há muito tempo um divórcio entre o ser humano e o ambiente, com seu clima e seus biomas”.
Adaptado de: Sônia Lopes – BIO. A caminho de uma reconciliação entre os humanos e a natureza. 2008

Quanto às palavras em destaque no texto, leia as afirmativas abaixo:

I. Nas Florestas Tropicais, a vegetação é exuberante com folhas largas e perenes.
II. A Tundra é um bioma que no degelo apresenta árvores que perdem as folhas no inverno.
III.   Nas regiões com Florestas Temperadas evidenciam-se as quatro estações do ano.
IV. O Cerrado é composto basicamente de plantas herbáceas e árvores de pequeno porte.
V. Há discreta variação climática e de temperatura nos diversos biomas mundiais.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

a) I, II e III
b) I, III e IV
c) II, III e IV
d) III, IV e V
e) I, II, III, IV e V

Gab: B

02 – (UPE/2004)    Relacione os biomas terrestres com algumas de suas características.

  1. Tundra
  2. Campos
  3. Deserto
  4. Taiga

(   ) As plantas apresentam poucas folhas ou estas são modificadas em espinhos, que as protegem dos animais; geralmente possuem caules verdes e largos que armazenam água e realizam a fotossíntese.
(   ) A vegetação rasteira permite a sobrevivência de animais herbívoros. Os animais carnívoros se alimentam dos herbívoros e, em geral, são animais velozes, adaptados ao ambiente, como os antílopes, zebras e hienas.
(   ) O bioma permanece congelado a maior parte do tempo, embora o verão seja um período em que não cai neve e dura cerca de 3 meses, com temperatura em torno dos 10 º C.
(   ) Localiza-se em áreas do Canadá, da Sibéria e dos Estados Unidos, mas estando mais próximo ao Equador, recebe maior quantidade de energia solar. As árvores típicas são as coníferas, como o cedro e o pinheiro.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) 3, 2, 1, 4.
b) 3, 1, 2, 4.
c) 2, 3, 4, 1.
d) 2, 4, 1, 3.
e) 1, 3, 4, 2.

Gab: A

03 – (UNESP SP/1997)     Observa a figura.

Tudo sobre os grandes biomas terrestres

O bioma representado é conhecido como

a) mata atlântica
b) tundra
c) taiga
d) cerrado
e) floresta decídua temperada

Gab: C

Dica 3: Revise também a poluição sonora, térmica e radioativa! Tem curiosidades sobre Chernobyl e Fukushima!

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.