Os grandes biomas terrestres: resumo de biologia Enem

Vem com a gente e revise os grandes biomas terrestres: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Tropical, Campos, Desertos e a Floresta Boreal. É pra arrasar Biologia e Geografia:

A interação entre as características climáticas de um local (principalmente temperatura, umidade do ar e pluviosidade) e as características dos solos, produzem uma grande variedade condições à vida, propiciando a existências de inúmeros seres vivos e interações ecológicas em cada um dos Biomas Terrestres

Estas características determinam diferentes paisagens que se constituem nos diferentes biomas terrestres: Tundra, floresta boreal, floresta temperada, floresta tropical, campos e desertos são os principais biomas terrestres do nosso planeta.Os biomas são grandes ecossistemas terrestres com características vegetais próprias, assim como espécies e nichos ecológicos específicos. As características de um bioma são influenciadas principalmente pelos fatores macroclimáticos.  Veja um resumo especial sobre as Formações Vegetais:

Como você sabe, muitas características ambientais podem influencias os fatores climáticos, como relevo, correntes marítimas, latitude e altitude.

Estas características criam condições ideais para o desenvolvimento de cada ecossistema, fazendo com que cada bioma apresente uma estrutura relativamente homogênea em sua estrutura e função – em escala continental ou regional.

Tudo sobre os grandes biomas terrestresBioma da Tundra:

A tundra é um ecossistema que ocorre no hemisfério Norte, nas regiões próximas à calota polar.

A tundra forma um cinturão compreendido entre as latitudes de 60º e 80º. Nesta região, o clima é extremamente frio e seco, além disso, no inverno há longos períodos de ausência de luz ao longo do dia. Estas características fazem com que solo nesta região permaneça congelado na maior parte do ano.

Assim, somente nos meses de verão no hemisfério Norte, quando as temperaturas são mais altas e há maior período de luz, o solo descongela, formando vastos brejos e dando a possibilidade de desenvolvimento de vegetais.  Desta maneira as plantas herbáceas (como o capim e o junco) e muitos musgos desenvolvem-se rapidamente.Tudo sobre os grandes biomas terrestresEssa vegetação atrai então vários animais, como rebanhos de rena, lemingues, raposas, caribus, lebres árticas, lobos e bois almiscarados.

No fim do verão, essa vegetação morre e se incorpora  a terra, formando um solo muito fértil: o permafrost que possibilitará o desenvolvimento das sementes que ali ficaram na próxima estação quente.

Bioma da Floresta Boreal:

A Floresta Boreal, também chamada de Floresta das Coníferas ou Taiga, localiza-se em regiões com clima frio e invernos rigorosos.

A taiga localiza-se principalmente em um cinturão ao sul da tundra, no hemisfério Norte. A vegetação típica da taiga é composta de coníferas, um grupo específico de pinheiros cujas copas possuem formato de cone (que facilita o escoamento da neve e diminui sua acumulação) e que fica constantemente verde (não perdem as folhas mesmo nos meses de inverno). Tudo sobre os grandes biomas terrestres

Entre os animais que compõem a fauna das florestas boreais estão os cervos, alces, lobos, ursos, lebres e linces. Por conta dos invernos rigorosos, alguns animais hibernam nesta época.Tudo sobre os grandes biomas terrestres

Dica : Revise também os problemas ambientais gerados pelo derramamento de petróleo! Veja este super post com dicas da Professora Juliana Evelyn dos Santos.

Bioma da Floresta Temperada:

As florestas temperadas são encontradas em regiões de clima temperado, ou seja, áreas em que encontramos as quatro estações do ano bem definidas.

Este bioma ocorre na Europa, na Ásia e na América do Norte. As condições climáticas dessas regiões possibilitam o desenvolvimento de um maior número de espécies e nichos ecológicos.Tudo sobre os grandes biomas terrestresAssim, a vegetação das florestas temperadas é bastante variada, destacando-se espécies arbóreas como o bordo, a faia, o carvalho e a bétula. Confira agora com o professor Raphael  Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, o resumo em vídeo das Florestas Temperadas:

Estas árvores, durante os meses de inverno, perdem suas folhas como maneira de economizar energia. Por tal motivo, chamamos estas plantas de caducifólias ou decíduas.Tudo sobre os grandes biomas terrestres

Para saber um pouco mais sobre os Biomas Terrestres Taiga e a Floresta Temperada, veja esta excelente videoaula do canal O Kuadro, do Youtube:

Bioma da Floresta Tropical:

As grandes florestas presentes nas regiões próximas à linha do Equador, constituem o bioma mais biodiverso da Terra: o bioma das florestas tropicais. Este bioma ocupa boa parte das Américas Central e do Sul, assim como algumas áreas da África. Da Ásia e da Austrália.

As florestas tropicais estão localizadas em áreas de temperaturas elevadas (com médias entre 21ºC e 32ºC) com altos índices de precipitação. Neste bioma encontramos vegetação abundante e densa, composta por vários extratos vegetais (plantas herbáceas, arbustivas, lianas e espécies arbóreas).Saiba tudo sobre os biomas terrestresA maioria das plantas da floresta tropical apresenta crescimento rápido e permanecem sempre verdes, ou seja, não perdem todas as suas folhas de uma só vez em determinada estação do ano. Por isso, são chamadas de perenifólias.

Para aprender um pouco mais sobre os Biomas Terrestres,  eja agora as florestas tropicais, veja esta excelente videoaula do canal O Kuadro, do Youtube:

No solo destas florestas, a matéria orgânica é degradada rapidamente por conta das altas temperaturas, disponibilizando nutrientes para as plantas. Uma das características mais marcantes deste bioma é o fato de os troncos das árvores estarem geralmente repletos de líquens e musgos que se desenvolvem por conta da umidade, assim como plantas epífitas, como bromélias e orquídeas.

Bioma dos Campos:

Os campos são formações abertas encontras tanto em regiões tropicais, quanto em temperadas, onde a pluviosidade é baixa. A vegetação dos campos é basicamente formada por gramíneas e outras plantas herbáceas, permeadas por arbustos e árvores de pequeno porte.

Dependendo das características fitogeográficas, os campos podem ser classificados em estepes e savanas. As savanas são campos onde encontramos gramíneas, arbustos e árvores.

Ocorrem principalmente nas Américas do Sul e do Norte, na Ásia, na África e na Austrália.Saiba tudo sobre os biomas terrestres

O Cerrado, que cobre cerca de 25% do território brasileiro e a caatinga são exemplos de savanas. As estepes são campos onde predominam as gramíneas. Ocorrem em regiões onde há períodos de seca.Saiba tudo sobre os biomas terrestresAs pradarias da América do Norte e os pampas na Argentina, no Uruguai e no Brasil são exemplos de estepes.

Desertos:

Por conta da falta de vegetação, durante o dia as temperaturas são altas e, durante a noite, são muito baixas. Saiba tudo sobre os biomas terrestresA grande amplitude térmica encontrada nos desertos é uma das suas principais características.

O bioma de deserto ocorre principalmente na África (deserto do Saara), na Austrália, nos Estados Unidos e no Chile (deserto do Atacama).

Saiba tudo sobre os biomas terrestresOs desertos podem ter o solo coberto predominantemente por areia ou por rochas.

A vegetação dos desertos é pouco desenvolvida e muito esparsa. Em geral, é composta basicamente de gramíneas e plantas arbustivas (como os cactos) adaptadas aos ambientes secos (plantas xerófitas).

A fauna dos desertos, assim como a vegetação, é pouco diversificada, composta basicamente de lagartos, serpentes, poucos mamíferos e aracnídeos.

Para finalizar sua revisão sobre os Biomas Terrestres e aprender um pouco mais sobre os Campos e os Desertos, veja esta videoaula do canal O Kuadro, do Youtube:

Gostou do resumo?

Dica do Blog: Revise também as consequências da poluição causada por substâncias não-biodegradáveis e a magnificação trófica!

Para saber um pouco mais sobre a Tundra, veja esta super videoaula do canal o Kuadro, do Youtube:

Exercícios sobre os Biomas Terrestres

Agora que você já sabe tudo sobre os biomas terrestres, que tal testar seus conhecimentos?

01 – (UEPA/2014)   Um convidado em um programa de televisão comentou sobre questões ambientais o seguinte: … “os grandes problemas da conservação da natureza estão, na realidade, intimamente ligados aos da sobrevivência do próprio ser humano na Terra e que certos filósofos não hesitam em afirmar que a humanidade está mal encaminhada. Não nos cabe fazer julgamentos, mas de acordo com todos os biólogos, o ser humano comete um erro capital pensando poder isolar-se da natureza. Existe já há muito tempo um divórcio entre o ser humano e o ambiente, com seu clima e seus biomas”.
Adaptado de: Sônia Lopes – BIO. A caminho de uma reconciliação entre os humanos e a natureza. 2008

Quanto às palavras em destaque no texto, leia as afirmativas abaixo:

I. Nas Florestas Tropicais, a vegetação é exuberante com folhas largas e perenes.
II. A Tundra é um bioma que no degelo apresenta árvores que perdem as folhas no inverno.
III.   Nas regiões com Florestas Temperadas evidenciam-se as quatro estações do ano.
IV. O Cerrado é composto basicamente de plantas herbáceas e árvores de pequeno porte.
V. Há discreta variação climática e de temperatura nos diversos biomas mundiais.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

a) I, II e III
b) I, III e IV
c) II, III e IV
d) III, IV e V
e) I, II, III, IV e V

Gab: B

02 – (UPE/2004)    Relacione os biomas terrestres com algumas de suas características.

  1. Tundra
  2. Campos
  3. Deserto
  4. Taiga

(   ) As plantas apresentam poucas folhas ou estas são modificadas em espinhos, que as protegem dos animais; geralmente possuem caules verdes e largos que armazenam água e realizam a fotossíntese.
(   ) A vegetação rasteira permite a sobrevivência de animais herbívoros. Os animais carnívoros se alimentam dos herbívoros e, em geral, são animais velozes, adaptados ao ambiente, como os antílopes, zebras e hienas.
(   ) O bioma permanece congelado a maior parte do tempo, embora o verão seja um período em que não cai neve e dura cerca de 3 meses, com temperatura em torno dos 10 º C.
(   ) Localiza-se em áreas do Canadá, da Sibéria e dos Estados Unidos, mas estando mais próximo ao Equador, recebe maior quantidade de energia solar. As árvores típicas são as coníferas, como o cedro e o pinheiro.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) 3, 2, 1, 4.
b) 3, 1, 2, 4.
c) 2, 3, 4, 1.
d) 2, 4, 1, 3.
e) 1, 3, 4, 2.

Gab: A

03 – (UNESP SP/1997)     Observa a figura.

Tudo sobre os grandes biomas terrestres

O bioma representado é conhecido como

a) mata atlântica
b) tundra
c) taiga
d) cerrado
e) floresta decídua temperada

Gab: C

Dica 3: Revise também a poluição sonora, térmica e radioativa! Tem curiosidades sobre Chernobyl e Fukushima!

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel