Inscrições abertas no Encceja 2023: veja como fazer a sua

Tire seu Diploma do Ensino Médio em 1 dia. É tudo 100% gratuito. Veja como se inscrever no Encceja e no Curso Gratuito. Confira o que mais cai e as dicas de Redação também.

Ainda dá tempo pra você. O prazo das inscrições para o Encceja vai até dia 2 de junho. Faça agora mesmo a sua e tire o Diploma do Ensino Médio em apenas um 1 dia de provas, em 27 de agosto. A única exigência é ter 18 anos completos ou mais até a data do Exame.

O Encceja abrange as áreas do currículo do Ensino Básico. As provas são de Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Linguagens; e uma Redação. Quem acerta metade das questões e tira 5 na Redação, já consegue o Certificado.

Cronograma do Encceja 2023

  • Inscrições para o Encceja 2023: 22/05 a 2/06
  • Provas: 27/08. Gabarito: 11/09. Resultado: 22/12

Estude de graça para passar no Encceja

Como fazer a inscrição para o Encceja

Passo a passo da inscrição do Encceja:

As inscrições para o Encceja 2023 devem ser efetuadas por meio do portal oficial do exame. Durante o processo, os candidatos precisarão fornecer informações pessoais, como número de identidade, CPF, telefone e e-mail.

Portanto, é importante ter todos os documentos necessários à mão para agilizar o preenchimento dos dados. Além disso, os inscritos deverão indicar a cidade em que desejam realizar a prova.

O que é o Encceja

O Encceja é uma iniciativa do Ministério da Educação que visa proporcionar uma oportunidade de qualificação educacional e profissional para aqueles que, por diferentes circunstâncias, não conseguiram concluir seus estudos na idade adequada.

Além de obter o certificado de conclusão, a participação no exame permite que os candidatos tenham acesso a novas oportunidades de emprego, continuidade dos estudos em níveis superiores e uma maior inclusão social.

O exame abrange as disciplinas essenciais do currículo escolar, como matemática, língua portuguesa, ciências naturais, história, geografia, entre outras áreas fundamentais para o desenvolvimento intelectual e cidadão. Ao se inscrever no Encceja, os participantes têm a chance de testar seus conhecimentos nessas áreas e comprovar suas habilidades, recebendo, assim, o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, reconhecido nacionalmente.

Diploma do Ensino Médio em 1 dia

A obtenção desse certificado representa um marco importante na vida dos indivíduos e abre portas para novas oportunidades educacionais e profissionais. Além disso, incentiva a continuidade dos estudos, o aprimoramento pessoal e contribui para a valorização do capital humano em nossa sociedade.

Portanto, se você é um jovem ou adulto que não concluiu seus estudos no tempo adequado, aproveite a chance de conquistar o diploma em um dia para trilhar novos caminhos rumo ao sucesso educacional e profissional.

Curso Gratuito do Encceja

Para vencer o desafio do Encceja, a Rede Enem criou um cursinho 100% gratuito com tudo o que você precisa para passar nas provas. O Curso do Encceja oferece apostilas, e-books, vídeos, resumos e simulados para auxiliar na sua preparação para o exame.

Novidades do Encceja 2023

Uma novidade nesta edição é que os candidatos que já apresentaram laudos médicos em 2022 para solicitar atendimento especializado não precisarão enviar novamente a documentação. Essa medida visa simplificar o processo para aqueles que necessitam de recursos adicionais durante a realização do exame, proporcionando maior comodidade aos candidatos.

Além disso, será  incluída a opção de Cartão-Resposta ampliado no sistema de inscrição, para pessoas com deficiência visual e está prevista a correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista. 

Também é importante ressaltar que pessoas travestis, transexuais e transgêneros que possuem o nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória. Assim, fica garantido o respeito à identidade de gênero dos participantes, eliminando a necessidade de comprovação adicional e tornando o processo mais inclusivo e acolhedor.

Como são as provas do Encceja

O Encceja é constituído por quatro avaliações objetivas, cada uma contendo 30 perguntas de múltipla escolha, e também inclui uma redação que pode ter até 30 linhas. O formato da redação é dissertativo-argumentativo, seguindo o mesmo padrão adotado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As provas para a obtenção do certificado de conclusão do Ensino Fundamental abrangem os seguintes temas:

  • Ciências naturais;
  • Matemática;
  • Língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física e redação;
  • História e geografia.

Já para quem busca o certificado de conclusão do Ensino Médio, as provas abordam os seguintes conteúdos:

  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias, incluindo a redação;
  • Ciências humanas e suas tecnologias.

Para obter o certificado, o participante deverá obter no mínimo 100 pontos em cada uma das provas, em uma escala que varia de 60 a 180. Na redação, é necessário alcançar uma nota igual ou superior a 5.

Esses critérios de avaliação visam garantir que os candidatos demonstrem um conhecimento sólido e consistente nas áreas avaliadas, além de habilidades de escrita e argumentação. A conquista do certificado não apenas reconhece a conclusão dos estudos, mas também atesta a capacidade do participante de compreender e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da trajetória educacional.

Como estudar de graça para o Encceja

O Curso do Encceja é a oportunidade perfeita para quem deseja estudar de graça para o exame e obter o diploma de Ensino Médio em apenas um dia.

O Plano de Estudos é estruturado de acordo com os temas mais recorrentes nas provas, para todas as disciplinas, incluindo a redação.

O primeiro passo para começar a estudar é fazer a sua inscrição. Depois, organize a sua rotina e separe um tempinho do dia para assistir aos vídeos, ler os e-books e praticar com simulados e exercícios.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Encceja
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel