Regra de Três + Razão e Proporção. Resumo Enem e vestibular

Veja como resolver problemas de Regra de Três Simples, e de Razão e Proporção, e em quais situações elas podem ser utilizadas. Caem no Enem e nos vestibulares.

A Regra de Três é um método prático para resolver problemas que envolvem duas grandezas direta ou inversamente proporcionais. Recupere aqui Razão e Proporção + Regra de Três para o vestibular e o Enem. Veja alguns passos para você seguir ao se deparar com um problema de regra de três simples, não deixe essa chance passar! Vamos lá, estude!

  1. ) Construa uma tabela, agrupando as grandezas da mesma espécie em colunas e mantendo na mesma linha as grandezas de espécies diferentes em correspondência.
  2. ) Identifique se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais.
  3. ) Monte a proporção e resolva a equação.
  4. ) Veja agora um resumo inicial para você dominar Regra de Três:

Agora, depois desta aula com o professor Sérgio Sarkis, do canal Curso Enem Gratuito, vamos aplicar esses passos que você aprendeu em mais um exemplo de Regra de Três:

O Problema – Um muro foi construído por 8 operários em 30 dias. Quantos dias seriam necessários para a construção deste mesmo muro, se fossem utilizados 12 operários?

A Resolução – Novamente estamos diante de duas grandezas: operários e dias.MatemáticaOBS: Como as grandezas a serem comparadas são o número de funcionários e os dias de trabalho, se você aumentar a primeira, a segunda grandeza diminui certo? Então estamos lidando com grandezas inversamente proporcionais.

Uma maneira de resolver é utilizando o conceito de grandezas, que são inversamente proporcionais: produto constante. Assim:MatemáticaOutra forma é usar o recurso didático das flechas, como indicado acima. Se são inversamente proporcionais, as flechas são colocadas em sentido contrário.

A seguir criou-se uma proporção, mantendo-se a fração onde se encontra a incógnita e invertendo-se a outra.Matemática

 

Regra de Três é básico na Matemática

O recurso da Regra de Três é básico na Matemática, e também muito utilizado para fazer cálculos na Física, na Química e na Biologia. Serve para fazer cálculos de conversão de grandezas como: velocidade, massa, volume, comprimento e área.

Ou seja, a Regra de Três vem mesmo é da Matemática, mas ela pode ser aplicada em diversas disciplinas e situações. regra de trêsMas para que você entenda melhor a regra de três simples, que tal revisar sobre proporção?

Assista a esse vídeo da Khan Academy, traduzido para o Português pela Fundação Lemann, onde o professor Salman Khan explica de um jeito fácil e simples o que o que são grandezas proporcionais. Não deixe de estudar!

Muito bom este resumo da Khan Academy

Exemplo

  • Para que você entenda melhor Regra de Três vamos ver essa regra através de um exemplo:
  • 1) Um corredor leva duas horas e meia para percorrer 15 km, se ele tiver que percorrer 54 Km, quanto tempo ele levará?
  • Temos a grandeza tempo (T) e a grandeza distância (D). Quando a distância aumenta, o tempo também aumenta por isto as duas grandezas são diretamente proporcionais e na representação, as duas terão a seta com a mesma orientação.
  • Portanto, não será necessário que se faça a inversão de termos para torná-las diretamente proporcionais, já que elas já o são:MatemáticaEntão resolvendo a equação temos:

Matemática

Resposta: Portanto o corredor levará 9 dias para percorrer a distância de 54 quilômetros.

Dica 1 –O que mais cai em Matemática nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/matematica/

Conseguiu entender o exemplo e aprender Regra de Três? – Ainda não?

Então assista a essa vídeo-aula com o professor Vinny, que explica tudo e ainda resolve alguns exemplos de exercícios desse assunto muito cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares de todo Brasil.

E agora já ficou fera no assunto?

Dica 2 – Estude para o Exame Nacional do Ensino Médio com esta aula de Porcentagem para a prova de Matemática Enem – https://blogdoenem.com.br/aula-de-porcentagem-revisao-de-matematica-enem/

Vamos ver se você lembrou esse assunto? Então agora resolva esse desafio sobre Regra de três simples.

(ENEM, 2011) Muitas medidas podem ser tomadas em nossas casas visando à utilização racional de energia elétrica. Isso deve ser uma atitude diária de cidadania. Uma delas pode ser a redução do tempo no banho. Um chuveiro com potência de 4.800 kWh consome 4,8 kW por hora.Uma pessoa que toma dois banhos diariamente, de 10 minutos cada, consumirá, em sete dias, quantos kW?

a) 0,8

b) 1,6

c) 5,6

d) 11,2

e) 33,6

Resposta: d

Dica 3 – Relembre outros assuntos de matemática acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de matemática nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel