Revisão de Química. Reação de neutralização

Você lembra o que acontece quando misturamos um ácido com uma base? É isso mesmo, eles se neutralizam formando sal e água. Vamos relembrar mais? Cai nas provas dos vestibulares e do Enem.

As reações de neutralização ocorrem quando misturamos um ácido e uma base, de modo que o pH do meio é neutralizado e se produz água e um sal.

Você lembra-se do conceito de pH? Que tal relembrar? Então acesse o nosso site do Enem e veja um super-resumo preparado especialmente para você. Não deixe de conferir!
https://blogdoenem.com.br/quimica-enem-calculo-ph-poh/

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

O ácido libera no meio, cátions H+ que se unem aos ânions OH– liberados pela base e, com isso, formam-se as moléculas de água. O sal é formado pela união do ânion do ácido com o cátion da base.

Genericamente, temos:

HA + BOH → H2O + BA
ÁCIDO     BASE           ÁGUA      SAL

Neutralização total

Veja a reação entre o ácido clorídrico e o hidróxido de sódio: 

HCl + NaOH → NaCl + H2O
Ácido         base                   sal             água

Como você pode observar na reação, o ácido forneceu apenas um cátion H+ que foi neutralizado pelo único ânion OH– liberado pela base. Esse tipo de reação é chamado de neutralização total.

Observe a reação entre o ácido nítrico (HNO3) e o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2).

2 HNO3 + Mg(OH2 → Mg(NO3)2 + 2 H2O
Ácido        base              sal neutro          água

Observe que para cada molécula do ácido é produzido um cátion H+ e para cada molécula da base é produzido dois ânions OH-. Portanto, para que essa neutralização seja total, devem-se utilizar duas moléculas de HNO3 que produzirão dois cátions H+.

Dica 2 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem te da a dica, acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. Aproveite! https://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

Neutralização parcial

Nas reações de neutralização parciais a quantidade de íons H+ e OH– liberados pelo ácido e pela base, respectivamente, é diferente.

A neutralização parcial pode se dar de duas formas:

  • Com formação de um sal com caráter ácido:

Enquanto cada fórmula do ácido fosfórico libera três H+, cada molécula da base hidróxido de sódio libera apenas um OH-. Desse modo, nem todos os hidrogênios ionizáveis do ácido são neutralizados pelas hidroxilas da base. O resultado é a formação de um sal ácido, também chamado de hidrogenossal.

H3PO4 +     NaOH   →  H2O + NaH2PO4
ÁCIDO         BASE         ÁGUA     SAL ÁCIDO

Com formação de um sal com caráter básico:

Aqui ocorre o contrário do caso anterior, pois a base libera mais hidroxilas do que o ácido libera hidrogênios ionizáveis. Desse modo, o sal produzido será um sal básico ou hidroxissal.

Exemplo: O ácido clorídrico libera apenas um cátion H+, já o hidróxido de magnésio libera dois OH. Desse modo, ficará uma hidroxila ainda sem ser neutralizada:

HCl      +     Mg(OH)2  → H2O + Mg(OH)Cl
ÁCIDO          BASE            ÁGUA     SAL BÁSICO

Quer saber mais sobre as reações de neutralização? Então assista a videoaula do Química total com o professor Sobis do Curso Enem Gratuito e mande bem nas questões de química dos vestibulares e no Enem.

Você consegue lembrar um exemplo de uma reação de neutralização que ocorre em nosso cotidiano? Mais exatamente dentro da gente?

É exatamente essa a reação que ocorre em nosso estômago quando estamos com azia e tomamos um antiácido. O principal componente do suco gástrico é o ácido clorídrico (HCl), alguns fatores como alimentação, tensão nervosa e doenças podem aumentar a quantidade de HCl no nosso estômago, dando aquela sensação de queimação. Para neutralizar esse meio ácido, antiácidos estomacais, como o leite de magnésia (Mg(OH)2), podem ser tomados sob orientação médica. Desse modo, o excesso de acidez do estômago será neutralizado.

Dica 3 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Química - Albert Einstein
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel