Enem 2013 e a Cinemática: veja agora os principais conceitos

Hoje, estudaremos os primeiros conceitos sobre a ciência do movimento – A Mecânica, a partir da Cinemática – para o Enem 2013!

O conteúdo de Mecânica é um dos conteúdos de Ciências da Natureza e suas Linguagens mais importantes para o Enem 2013, juntamente com Eletricidade e outras áreas de dentro da Física. E, por isso, hoje você verá os principais conceitos da Cinemática para iniciar os estudos da ciência do movimento – a Mecânica.

A primeira noção que você deve entender é a de corpo. Corpo é um objeto que pode ser descrito pelas leis da mecânica e determinado a sua posição, o seu espaço (ou medidas físicas) e, ainda, sua interação com outros objetos. Um corpo com dimensões relevantes chama-se corpo extenso, isto é, seu tamanho pode variar o cálculo da distância do trajeto. Quando um corpo não possui dimensões relevantes, chama-se de ponto material. Então pessoal, sua aprovação no Enem 2013 será de dimensão relevante?

O conceito de corpo está intimamente relacionado à outros conceitos da Cinemática e, para você se dar bem no Enem 2013, fiquei ligado na aula abaixo do programa Vestibulando da Tv Cultura.

Gostaram? Tentem resolver o exercício abaixo e se prepare para o Enem 2013!

Exercício: Considere a seguinte situação. Um ônibus movendo-se numa estrada e duas pessoas: A sentada no ônibus e B parada na estrada. Ambas observam uma lâmpada fixa no teto do ônibus. A diz: “A lâmpada não se move em relação a mim, uma vez que a vejo sempre na mesma posição”. B diz: “A lâmpada está se movimentando, uma vez que ela está se afastando de mim”.

Assinale a alternativa correta.

a) A está errada e B está certa.

b) A está certa e B está errada.

c) Ambas estão erradas.

d) Cada uma, dentro do seu ponto de vista, está certa.

e) Não é possível determinar qual delas está certa.

Resolução:

Resposta correta – D. Ambas estão corretas, visto que de acordo com o seu referencial, a lâmpada está em repouso para A e em movimento para B.

enem 2013

Conhece nossa rede de blogs da Rede Enem?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte

Google+ : Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel