Curso de Pedagogia com bolsa de estudo: inscrições abertas

Veja as chances no mercado de trabalho e os cursos de Pedagogia com Bolsa de Estudo. São mais de dez mil vagas com inscrições aberta. Confira a lista de bolsas da sua cidade:

Pedagogia é a área que trata dos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais. O pedagogo (ou a pedagoga) deve trabalhar para garantir e melhorar a qualidade da educação, tendo dois grandes campos de atuação a sua disposição: a administração escolar e o magistério. Veja como  entrar no curso de Pedagogia com Bolsa de Estudo!

Há chances em todo o país para entrar agora em uma boa universidade ou faculdade para se matricular em Pedagogia com Bolsa de Estudo. Existem vagas remanescentes para começar o curso neste semestre ou no semestre que vem.

Veja cursos de Pedagogia com Bolsa de Estudo:

Confira no site da Uniasselvi as oportunidades a sua cidade, e depois veja como é o curso de graduação, a profissão, e as faixas de salário para Pedagogia no Brasil. É simples para consultar aqui.

O ingresso é simplificado, e não precisa do vestibular tradicional. Dá para entrar pela Nota do Enem, pela Nota do Encceja, ou por uma Redação Online. Não perca a oportunidade de entrar na faculdade de Pedagogia com bolsa de estudo.

Veja as Novas dimensões da Pedagogia

Recentemente o pedagogo deixou de ser aquele profissional que atua somente dentro das escolas. Apesar de haver um desprestígio da carreira, do salário não ser tão atrativo e da queda do número de candidatos que buscam o curso superior nessa área, especialistas garantem que o mercado de trabalho em Pedagogia está cada vez mais amplo.

Os profissionais formados em Pedagogia podem trabalhar também em ONGs, museus, brinquedotecas, mídias educativas, pesquisa, produção de material pedagógico, políticas educacionais e qualquer outro espaço que tenha algum tipo de educação envolvida.

Atualmente, algumas empresas também contratam pedagogos para aplicar treinamentos de pessoal ou para trabalhos no setor de RH. A professora e coordenadora em Pedagogia da PUC-Rio, Zena Eisenberg, ouvida pelo G1, explica:

“Vários alunos entram aqui e não tem interesse nenhum em trabalhar na escola. O salário do professor é muito baixo ainda, ele tem sido muito pouco valorizado.” Mas, por outro lado, em cidades menores o salário do professor compensa muito, e por isso a formação está entre as carreiras com maior número de alunos no país. Melhor ainda se conseguir fazer Pedagogia com bolsa de estudo.

Novos mercados para Pedagogia

“Paradoxalmente, cada vez mais as pessoas, as ONGs, as empresas e as TVs estão se dando conta da necessidade de uma pessoa que entenda de didática, de educação, de como transmitir conhecimento. E é o pedagogo quem sabe fazer isso. Como essa perspectiva salarial é melhor, os estudantes têm sido atraídos para esses outros espaços” complementou Zena.

O pedagogo que optar por trabalhar em órgãos do governo ficará responsável por fiscalizar e estabelecer a legislação de ensino em todo o país. Aquele que optar pelo caminho mais tradicional e for trabalhar em escolas, deverá orientar e dirigir os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade no ensino.

Também é de responsabilidade do pedagogo verificar se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno.

Quem tira o diploma do curso superior de Pedagogia pode trabalhar também com pessoas com deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade,  e ainda atuar na docência da educação presencial ou na tutoria e preparação da educação a distância.

Não deixe de ver os cursos de Pedagogia com Bolsa de Estudo: Pedagogia com Bolsa de Estudos

Conseguir uma bolsa de estudos para Pedagogia é tudo de bom. O curso tem empregabilidade muito rápida em todo o Brasil. Há vagas crescentes na Educação Infantil em praticamente todas as cidades. Não deixe passar a chance de conseguir uma Bolsa.

Perfil do profissional

Quem pensa em cursar Pedagogia deve ter vocação para ensinar e interesse pela formação das pessoas. Gostar de lidar com pessoas de todas as idades, ser compreensivo e estudioso também são características muito valorizadas nessa área.

As habilidades e competências que um pedagogo deve ter quando se forma na graduação estão relacionadas à capacidade de lidar com o outro de uma forma educacional.

Mercado de trabalho

Como já explicamos no início desse post, o mercado de trabalho para a Pedagogia apresenta dois grandes espaços:

O primeiro engloba os profissionais que trabalham em escolas, como professores de educação infantil ou como administradores. O pedagogo que quer trabalhar em escola pública deverá prestar concurso público, e a boa notícia é que tem havido um aumento no número de vagas. Secretarias estaduais e municipais de Educação em todo o país vêm abrindo concursos para funções de direção, coordenação e orientação pedagógica.

O segundo grande espaço para a Pedagogia é atuar em outro local em que haja ação educativa. Podem ser algumas opções: ONGs, hospitais (para trabalhar em brinquedotecas, desenvolvendo o bem estar de crianças doentes e fornecendo um acompanhamento pedagógico para crianças que estão internadas por um longo período.

Dá para trabalhar em grandes empresas (atuar na educação cooperativa), áreas de recreação e lazer em grandes resorts (o trabalho do pedagogo é dar um caráter educativo as atividades de lazer oferecidas para as crianças) e também arte-educação (utilizar técnicas artísticas como ferramentas no ensino de jovens e crianças).

O curso de graduação em Pedagogia

O acréscimo de um ano no Ensino Fundamental – que passou a incluir o que antes era o último ano do Ensino Infantil – mexeu com a estrutura dos cursos de Pedagogia com bolsa de estudo.

Com isso, as escolas estão tendo de rever a grade curricular do curso, porque agora elas têm, obrigatoriamente, de incluir a formação de professores para as séries iniciais, o que exige o aumento da carga horária. Ainda assim, a partir de agora, o graduado sai sem nenhuma habilitação específica.

A carga maior do curso, que dura em média quatro anos, é dedica a área de ciências humanas e sociais aplicadas. Além de metodologias específicas, o aluno estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e novas tecnologias educacionais.

Para orientação educacional, há aulas de psicologia e metodologia. O currículo inclui, ainda, disciplinas optativas, que permitem ao aluno complementar sua formação em filosofia, história ou artes.

Atenção para esse detalhe importante: algumas instituições mantêm cursos com um foco específico, como: Arte-Educação; Educação Especial; Educação do Campo, para atuação em escolas rurais e Educação Indígena. Outras escolas oferecem, ainda, cursos como Comércio e Administração, Construção Civil e Eletrônica, que formam professores. O estágio é obrigatório.

E aí, pronto para entrar na faculdade de Pedagogia com bolsa de estudo? Se a resposta for positiva, confira aqui as notas de cortes das principais universidades, caso seja negativa, consulte nosso Guia de Profissões para ver outras opções de carreira. Boa sorte na escolha, e veja os temas que mais caem nas provas do Enem!

Agora, é com você. Se quiser mandar bem na próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio, veja as aulas, dicas, resumos e simulados do Curso Enem Gratuito.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel