Veja os 10 melhores e piores salários antes de escolher seu curso

Direito é o curso que lidera nos altos salários no Brasil. Medicina fica em 6º lugar na lista. Veja também no Guia de Profissões as dicas para você estudar com Bolsas de Estudo:

Muita gente se arrepende do curso que escolheu. Abandona a faculdade e nem sempre recomeça em busca do caminho certo. O mundo real tem muitas surpresas sobre as carreiras com os maiores salários e os piores também. O Guia de Profissões ajuda você a decidir. Para você ter mais clareza neste momento de escolha, veja as listas das profissões mais vantajosas, a descrição de cada uma delas, e também as dicas para estudar com as bolsas de estudo 2020.

Confira os 10 maiores salários do Brasil de acordo com as Declarações de Imposto de Renda do ano passado.Você já vai tomar logo um susto nas primeiras colocações:Guia de Profissões - Os 10 maiores salários no BrasilViu só que lista impressionante? As carreiras do curso de Direito pagam muito melhor do que as carreiras da Medicina. E isto é uma surpresa pra muita gente. Quem faz Administração também tem carreiras públicas com altos salários. Veja mais abaixo com os salários mais altos até a vigésima posição.Estes valores da renda mensal são reais, apurados pelo Ministério da Fazenda na análise das Declarações de Imposto de Renda. Quer fazer Direito, Administração, Arquitetura, Engenharias e outros cursos de graduação com Bolsas de Estudo? Veja as dicas.

Como escolher seu curso e ganhar uma Bolsa

Odontologia, Contábeis, Enfermagem, Veterinária, Direito, Engenharias, Administração e outros cursos com alto potencial de emprego e renda com Bolsas de Estudo Remanescentes. Dá para pegar Bolsas de Estudo agora ou para o próximo semestre. Veja no Guia de Bolsas quais os cursos e vagas disponíveis na sua cidade:

Encontre a bolsa de Estudos que você procura:

Digite pelo menos 3 caracteres.

Conferiu os cursos com bolsas de estudo na sua cidade? Veja a seguir a continuação da lista com os salários mais altos Depois confira os 10 menores salários e consulte a descrição de todos os cursos de graduação antes de confirmar a sua escolha. Não basta você saber “o que vai estudar e aprender” em cada curso. É preciso pensar mais longe, analisar o mercado de trabalho e ver também se a profissão “casa” com o seu perfil pessoal.  Veja o restante da tabela para chegar aos 20 maiores salários no Brasil:Os resultados mais uma vez surpreendem muito. Os servidores públicos ocupam muitos destaques para quem faz Administração, Direito, ou vira professor de universidade. As dicas sobre os cursos que estão nas profissões dos 20 salários mais altos do Brasil você encontra aqui no Guia de Profissões.

Veja os 10 piores salários do Guia de Profissões

Veja agora a lista das profissões com os dez piores salários no mercado de trabalho. A pesquisa com os 10 piores salários é da Revista Forbes, que analisou o cenário em diversos países, e que vale para o Brasil também. Veja a relação dos cursos antes de escolher sua formação.

  1. Antropologia,
  2. Arqueologia,
  3. Artes,
  4. Música,
  5. Design,
  6. Filosofia,
  7. Teologia,
  8. História,
  9. Educação Física, e,
  10. Literatura (Letras).

Veja as dicas de cada curso, e depois confira estes 6 passos para escolher bem:

  1. Como conhecer a si mesmo
  2. Possibilidades de crescimento
  3. Veja seus pontos fracos
  4. Teste Vocacional gratuito
  5. Paciência também ajuda
  6. E se escolher errado?

Guia de Profissões 2020 – Escolha seu curso:

Veja como fazer a Escolha Certa

1) Conhecer-se

Nada melhor na vida do que o autoconhecimento. Ir se descobrindo aos poucos, de forma natural, é de suma importância para a tomada de todas as suas decisões. Assim você não erra na escolha da faculdade, e no Guia de Profissões você encontra as dicas para o seu Projeto de Vida. Confira no final da página.

Nesse processo de autoconhecimento e de olhar para si, você vai sabendo as suas limitações, os seus gostos, e tudo vai ficando mais fácil. Veja aqui como descobrir os seus objetivos pessoais para ajudar na escolha do curso de graduação.

2) Possibilidades

Nessa etapa de escolher uma profissão é legal que você leia a respeito das possibilidades. Veja quais são os profissionais que mais chamam a sua atenção, que despertam sua curiosidade e pesquise sobre eles e sua trajetória profissional!

Uma ótima dica é fazer uma visita a uma universidade que tenha o curso que você tem em mente para tirar as suas dúvidas. Pergunte sobre as principais matérias estudadas durante a faculdade e as perspectivas de atuação profissional. Conversar com alguém com experiência sempre abre a nossa mente para possibilidades que não imaginávamos!

3) Conheça seus pontos fracos

Imagine uma pessoa desavisada que entra na faculdade de engenharia sendo péssima em matemática. Ou um médico que, na verdade, detesta biologia. Ou então um psicólogo antissocial. Já pensou?

Saber quais são os seus pontos fracos e as disciplinas ou assuntos que você não suportaria ter que lidar todos os dias com certeza ajuda bastante!

Afinal, tendo uma lista do que você não quer ou não gosta, a escolha já fica mais fácil, nem que seja por eliminação mesmo.

4) Orientação vocacional ajuda

Se você não consegue se decidir, o ideal é procurar alguém, de preferência um profissional que possa guiar você nesse momento de escolhas.

A orientação vocacional é importante, porque clareia a sua visão, tendo em vista a sua pouca experiência. Esse profissional provavelmente já terá tido contato com pessoas com o mesmo dilema que você está enfrentando e saberá ter orientar na escolha do curso.

É importante ressaltar que ninguém vai fazer a escolha por você! O papel do orientador vocacional é ajudar o estudante a pensar com clareza sobre onde se vê no futuro, com o que gostaria de trabalhar e o que precisa fazer para chegar lá.

5) Tenha paciência

Manter a calma é fundamental. Calma em relação ao tempo que você levará para escolher a sua profissão e também para se conhecer, amadurecer as ideias. Essas reflexões são profundas e a escolha de um curso não deve ser feita de uma hora para outra! O Guia de Profissões têm todas as dicas pra você escolher bem.

6) Tudo bem se você não escolher o curso certo

Por último, queremos deixar claro que escolher uma profissão que não te realize também não é o fim do mundo! Hoje em dia é muito comum as pessoas mudarem os rumos de suas carreiras e até mesmo o curso de graduação.

Se você perceber, já no início do curso, que não é bem o que você imaginava, você pode trancar e começar outro. Ou então, se já estiver formado, com certeza vai encontrar um jeito de aplicar seus conhecimentos em outra área!

Se sua decisão for a de voltar à faculdade, também não tem problema, viu? O importante é perseguir o caminho que te traga realização.

 

Veja as Bolsas de Estudo para as carreiras mais valorizadas

Bolsas de Estudo mais procuradas

1

Direito6

 Pedagogia

2

Administração7

  Educação Física

3

Enfermagem8

Enfermagem

4Fisioterapia9

  Psicologia  

5Engenharias10

    Serviço Social

Agora, as dicas do Guia de Profissões:

Guia de Profissões – Mercado de Trabalho
Dicas de Estudo  do Guia de Profissões

Como escolher seu curso:

Chega na hora do vestibular, do Enem, do Sisu, do Prouni, ou das Bolsas de Estudo com descontos e fica todo mundo na sua cabeça falando “Medicina, Direito, ou Engenharia”. Tem horas que nem dá para aguentar!

Afinal, existem mais de 150 diferentes cursos de graduação no Brasil, e dá sim para ser feliz e ganhar dinheiro em outras carreiras. Veja as dicas do Blog do Enem para você “abrir a cabeça” na hora de escolher o curso:

Encontre as suas oportunidades de Bolsas de Estudos e de carreira no Guia de Profissões

Veja as carreiras mais vantajosas

Para algumas pessoas o importante é trabalhar com o que lhes traz felicidade, propósito e realização. Para a maioria das pessoas, todavia, a prioridade é ganhar dinheiro e ter estabilidade.

Se este é o seu caso, é importante conhecer o cenário do mercado de trabalho para escolher um curso de graduação que traga mais chances de um bom salário no futuro!

Dicas do Guia de Profissões:

Por isso, além de conhecer aspectos do curso e do mercado de trabalho, um elemento fundamental indicado pelo Guia de Profissões nessa escolha é o autoconhecimento!

Martha Ramos
Este Guia de Profissões foi escrito por Martha Ramos. Jornalista, ela fez o curso de graduação na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina.  Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203