Faltam:
para o ENEM

Agronomia: curso de graduação, a profissão e o mercado de trabalho

A agronomia é uma área de atuação e de pesquisa bastante forte no Brasil, com muitas oportunidades no mercado de trabalho. O setor do Agronegócio é o principal responsável pela saúde financeira das exportações brasileiras. Veja abaixo como é o curso de graduação em Agronomia.

Quem é o agrônomo?

A função do profissional em Agronomia é estudar formas de preparar o solo de forma adequada, controlar e combater pragas e doenças, distribuição de safra e colheita, além de armazenar a produção. No Brasil há focos de excelência em pesquisa agrícola, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a EMBRAPA, e diversas universidades públicas que atuam na fronteira, como as federais de Lavras e de Viçosa.

O agrônomo busca melhorar a qualidade e a produtividade de rebanhos, lavouras e produtos em toda a cadeia do agronegócio. Com a tendência da busca por sustentabilidade, a agroecologia é um ramo recente e em constante crescimento, que merece atenção como tendência e oportunidade de trabalho.

O agroecólogo pode trabalhar com a produção de alimentos orgânicos, itens que são cada mais cobiçados no mercado.

Dica 1: Veja aqui as notas de corte para a graduação em Agronomia em todas as universidades federais e estaduais que participam do SISU – Sistema de Seleção Unificada:

O curso de graduação em Agronomia

O curso de graduação em agronomia dura cerca de cinco anos. Os seus dois primeiros anos geralmente são voltados para disciplinas de Ciências Exatas e Biológicas, que abrangem matérias como Estatística, Bioquímica e Biologia. Nos três anos seguintes, o foco é nas disciplinas profissionalizantes. Elas são ministradas em subáreas de Ciências do Solo, Engenharia Rural, entre outros.

Grande parte da carga horária é focada em aulas práticas, realizadas em fazendas experimentais e/ou laboratórios. E isso é imprescindível para que tudo aquilo que foi aprendido na teoria seja mais bem entendido e fique mais concreto na mente do aluno!

O estágio é obrigatório para os alunos do curso. O estagiário pode ser recrutado por professores, instituições ou empresas. As atividades praticadas no estágio são as mais variadas possíveis. Elas podem ser feitas em laboratórios, com análises biológicas, físicas e químicas, na área de administração em escritórios ou em forma de atividades práticas no campo, com funções de colheita, preparação do solo, semeadura etc.

Dica 2 – Está gostando da ideia de fazer Agronomia? Se você quiser ver outras carreiras, cursos de graduação e os melhores e piores salários do mercado consulte o Guia de Cursos e Profissões do Blog do Enem, aqui:

Dependendo das funções do estágio, pode ser um requisito que o aluno já tenha cursado algumas disciplinas básicas do curso. Em geral, o estágio é mais comum a partir do terceiro ano de estudo. Estágios em laboratórios costumam contratar em qualquer época do ano. Mas outros setores, como o de produção de grãos, costumam contratar estagiários durante épocas específicas.

Quer saber mais sobre o curso de graduação em Agronomia? Então confira o vídeo que a TV UNESP, da Universidade Estadual Paulista, produziu sobre ele para série Guia de Profissões:

Cursos de graduação em Agronomia com conceito 5 no Enade

O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação. Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

  • Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Universidade Rural Federal de Pernambuco (UFRPE)

Quer conhecer outros cursos de Agronomia com conceito 5 ou checar o conceito de cursos de outras instituições do país? Acesse o site do MEC e faça a busca por estado no mapa ou a busca textual pelo nome da instituição, pelo nome do curso, conceito no Enade e muitos outros critérios!

Dica 3 – Você manda bem em Redação? Vale pontos preciosos no Enem e no Vestibular. Veja aqui 53 aulas gratuitas sobre como elaborar um texto dissertativo-argumentativo e buscar nota 1000 no Enem:

Mercado de trabalho para Agronomia

Agronomia

Além de possuir o diploma em Agronomia, o recém-formado deve se registrar no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) para entrar no mercado de trabalho.

No início da carreira, é comum que profissional participe de equipes com outros profissionais com mais tempo de profissão para ganhar experiência e desenvolver o seu aprendizado. São comuns atividades de preparo de solo e análises biológicas e químicas.

O grande cultivo de soja no Centro-Oeste brasileiro faz da região uma das que possuem melhores oportunidades para o agrônomo. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é uma das profissões mais bem pagas do mercado, com média salarial de R$4.500,00. No auge da carreira, o salário costuma ser superior a R$12.000,00.

Dica 4:Você tem dificuldade em Matemática? A Khan Academy oferece para você um suporte gratuito para recuperar os conteúdos desde o Ensino Fundamental e até tudo o que cai no Enem: https://blogdoenem.com.br/matematica-aprenda-khan-academy

O perfil do profissional após a formação

À medida que a profissão e seus conhecimentos vão evoluindo, o profissional pode assumir funções de administração ou ocupar cargos de direção e gerência. Antes disso, entretanto, é essencial conhecer todos os processos que são realizados no local.

O auge da carreira costuma ser após 18 anos de formado, em média. Um ponto positivo para quem opta pela profissão de agrônomo é o grande potencial econômico que o Brasil possui na área. Entretanto, o profissional deve estar apto a fazer grandes deslocamentos de centros urbanos para realizar atividades de campo.

A formação não deve parar no curso superior! É essencial continuar o aprendizado na área com cursos de especialização e pós-graduação, que são grandes diferenciais para o currículo. Além disso, é importante a pesquisa constante para estar sempre a par de todos os avanços e novas tecnologias do setor.

Ainda está em dúvida? Confira abaixo os links de posts sobre outras graduações que já foram publicados no Blog do Enem:

Administração – https://blogdoenem.com.br/profissoes-saiba-mais-administracao/

Arquitetura e Urbanismo – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-curso-arquitetura-graduacao/

Direito – https://blogdoenem.com.br/direito-tudo-sobre-carreira/

Pedagogia – https://blogdoenem.com.br/pedagogia-tudo-sobre-curso/

Psicologia – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-curso-psicologia/

Enfermagem – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-enfermagem-curso/

Jornalismo – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-curso-jornalismo/

Relações Internacionais – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-relacoes-internacionais/

Ciência da Computação – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-computacao-carreira/

Biomedicina – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-curso-biomedicina/

Fisioterapia – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-fisioterapia-profissoes/

Educação Física – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-profissao-educacao-fisica/

Moda – https://blogdoenem.com.br/moda-curso-carreira-mercado/

Fonoaudiologia – https://blogdoenem.com.br/fonoaudiologia-tudo-sobre-curso/

Terapia Ocupacional – https://blogdoenem.com.br/terapia-ocupacional-curso-carreira-mercado/

Design – https://blogdoenem.com.br/design-curso-carreira-mercado-profissoes/

Ciências Contábeis – https://blogdoenem.com.br/ciencias-contabeis-curso-profissao-mercado/

Secretariado Executivo: https://blogdoenem.com.br/secretariado-executivo-curso-mercado/

Farmácia: https://blogdoenem.com.br/farmacia-curso-profissao-mercado/

Natália Marinho é formada em Comunicação Social – Jornalismo. Trabalha com produção de conteúdo, revisão e manutenção de redes sociais. Já trabalhou para empresas como Submarino Viagens, Americanas, Compara Online, Beleza na Web e Yahoo!.