Veja o curso de História, a profissão e o mercado de trabalho

Estudar História é uma escolha que pode render muito prazer intelectual ao aluno. Uma verdadeira pluralidade de culturas, sociedades, guerras e eventos importantes são explorados ao longo do curso. Veja abaixo as possibilidades no mercado de trabalho para quem opta pelo curso de graduação em História.

O profissional de História deve analisar fatos históricos de maneira crítica, o que significa que seu trabalho vai além da mera memorização de datas e nomes. Quem faz o curso de História na graduação universitária também interpreta o mundo a partir do que já existiu e analisa o impacto de eventos do passado no tempo presente, contribuindo para a transformação da sociedade e, mais especificamente, com a educação de alunos das mais diversas idades e áreas.

O símbolo do curso de História é uma ampulheta. Há muitos historiadores que se consagram como autores de livros de interesse geral ou de livros didáticos também.

O curso de História

Geralmente o curso de História dura quatro anos. Há duas modalidades: a licenciatura e o bacharelado, e o que diferencia os dois é o objetivo da formação. A licenciatura é voltada para o profissional que deseja se dedicar ao ensino. Já na modalidade de bacharelado, forma-se o profissional pesquisador da área.

A licenciatura conta com matérias específicas da área de educação, como didática e psicologia da educação que, entre outras coisas, ensinam respectivamente métodos de ensino e como lidar com os alunos em situação de aprendizado. Já o bacharelado possui cadeiras específicas sobre métodos e teorias da pesquisa em História.

O programa de disciplinas cobre a antiguidade, o medievo, a era moderna e a contemporânea. Boa parte dos cursos do Brasil dão uma atenção maior à história do país e também à da América Latina.

As teorias e técnicas para a escrita da História são abordadas em disciplinas como Filosofia ou Teoria da História.

O curso exige uma grande dedicação do aluno em termos de leitura e participação em eventos de complemento à formação. Elaborar um trabalho de conclusão de curso é obrigatório, assim como a realização de pelo menos um estágio supervisionado.

Como é a faculdade de História

Quer ver como é o curso de História, na prática? Veja este vídeo criado pelos alunos da Universidade Estadual de Londrina, que mostra como é.  O programa está disponível no Youtube:

Tirou suas dúvidas? Bem bacana a forma como a universidade apresentou a proposta dela.

Cursos de História em alta no MEC

O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação.

Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação. Veja uma lista de cursos com boa pontuação no MEC

·         Universidade Federal da Bahia (UFBA)
·         Universidade Federal do Paraná (UFPR)
·         Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
·         Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
·         Universidade de São Paulo (USP)

Quer conhecer outros cursos de História com conceito 5 ou checar o conceito de cursos de outras instituições do país? Acesse e faça a busca por estado no mapa ou a busca textual pelo nome da instituição, pelo nome do curso, conceito no Enade e muitos outros critérios!

Mercado de trabalho quem faz História

Grande parte dos graduados nocurso de História atuam como professores em escolas públicas, escolas privadas, faculdades ou universidades. Para ensinar em universidades, no entanto, o nível mínimo de instrução exigido é o pós-graduação lato sensu (especialização). Mas, há casos em que só mesmo após concluir mestrado ou doutorado.

Atualmente, há grande demanda de professores de História em pequenos e médios municípios das regiões norte, nordeste e também no centro-oeste. Há mais vagas para professores nas escolas públicas, que podem ser conquistadas mediante a realização e a aprovação do profissional em um concurso público.

Outras oportunidades na área são a prestação de consultorias, gestão de arquivos, curadoria em museus e trabalhos ligados à área de turismo.

O perfil do profissional após o Curso de História

Espera-se que um historiador que acabou de sair da universidade tenha senso crítico para analisar friamente eventos históricos que auxiliem a sociedade a compreender seu tempo. Ele também deve ser um profissional comprometido eticamente.

Sua formação intelectual estará madura a ponto de saber pensar de maneira interdisciplinar, lançando mão de outros saberes acadêmicos além dos de sua área.
Em média, um recém-formado começará sua carreira profissional ganhando R$ 2.000,00.

Este post sobre o curso de História foi escrito por Victor Barreto se formou em Jornalismo. Reside em São Paulo. Já atuou como professor de inglês em diversas escolas, como Cultura Inglesa, Yázigi e United Institute, além de haver trabalhado como assistente editorial. Atualmente, realiza traduções, dá aulas particulares de inglês e atua como redator online. Twitter: @victor_toscano 

O curso de História: veja a profissão e o mercado de trabalho

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel