Administração e Comércio Exterior: curso, profissão e o mercado

O mundo globalizado exige profissionais especializados em Comércio Exterior. Antes de escolher sua profissão, veja aqui como é o curso de graduação de Administração e Comércio Exterior. Veja os detalhes abaixo. Pode ser um caminho de sucesso para você.

Com o objetivo de preparar profissionais capazes de utilizar a carreira administrativa para os negócios internacionais, o curso de Administração e Comércio Exterior tem sido cada vez mais procurado.
E, ao contrário do que muitos pensam, o mercado está em alta apesar do baixo desempenho da economia nos últimos anos. E para os interessados em saber mais sobre este curso, reunimos informações úteis não apenas sobre o curso, mas sobre o perfil do profissional, o mercado de trabalho e também as melhores faculdades e universidades para estudar Comércio Exterior.

 Administração e Comércio ExteriorQuem é o  profissional de Administração e Comércio Exterior? – O profissional desta área é o responsável por negociar e mediar vendedores e compradores de diferentes países. Será capaz de realizar serviços administrativos voltados para o mercado internacional de bens e serviços.
Este profissional trabalha analisando as tendências de mercado, identificando as necessidades das empresas envolvidas nas negociações, elaborando estratégias de marketing visando o lucro e, por fim, definindo os meios de transporte utilizados na transação. Poderá atuar em instituições financeiras, entidades governamentais, empresas de câmbio, departamentos de desenvolvimento econômico, dentre outros.

O bacharel ou tecnólogo em Administração e Comércio Exterior poderá atuar nas seguintes no agenciamento de carga, no marketing internacional, poderá ainda fazer cotações de moedas internacionais e produtos, servir de intermediário no fechamento de contratos entre empresas estrangeiras e prestar consultorias assessorando empresas de pequeno e médio porte que desejam iniciar uma carreira internacional.

Dica 1 – Veja as Notas de Corte em todas as Universidades Públicas no país que adotaram a nota do Enem para selecionar os estudantes, acabando com o vestibular: https://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

O Curso de graduação em Administração e Comércio Exterior – O aluno poderá ser bacharel ou tecnólogo e ambos os cursos possuem disciplinas exatas e específicas de comércio exterior.
O curso possibilita que o aluno adquira conhecimentos nas áreas de política, economia e direito. Dentre as principais disciplinas estudadas está matemática financeira, administração, contabilidade, estatística, direito internacional, logística, língua estrangeira, contabilidade, negociações internacionais, teoria econômica, dentre outras.
O curso tem duração de 4 anos para bacharel e e média de 2 a 3 anos para a formação em tecnólogo. O estágio no final do curso é obrigatório.

Para entender melhor como funciona o curso de graduação em Administração e Comércio Exterior, assista ao vídeo produzido pela Universidade de Fortaleza:

 
5 Cursos de Administração e Comércio Exterior com conceito 5 no Enade  – O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação.

Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

  • Universidade de Passo Fundo (UPF) – Rio Grande do Sul;
  • Universidade de Fortaleza (UNIFOR) – Fortaleza;
  • Universidade Paulista – (UNIP) – São Paulo;
  • Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) – Paraná;
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – (PUC-SP) – São Paulo.
Dica 2 – Tirar uma nota boa no Enem faz toda a diferença na sua vida. Pode abrir as portas da universidade e do mundo. Estude com as apostilas e aulas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você:https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Administração e Comércio Exterior

Mercado de trabalho para Administração e Comércio Exterior – O aumento de investimento do Governo na infraestrutura e da participação no mercado internacional tem favorecido os profissionais formados em Comércio Exterior.
Por isso, pode-se dizer que o mercado para esta área está em alta devido ao aumento significativo do número de empresas que atuam no exterior. As empresas que tem contratado muitos profissionais são das de logística prática cambial, legislação aduaneira, marketing internacional, exportação e importação e negociação internacional. Prestar consultoria em negócios internacionais também é uma boa alternativa.

Para ter sucesso neste mercado apenas a formação acadêmica não é suficiente. É de grande importância buscar cursos de especialização sobre economia, principalmente dos principais países como China e Estados Unidos. Além disso, este profissional deve estar sempre informado sobre as mudanças sócio-político-econômicas ocorridas no mundo, uma vez que fará muitas viagens.

O salário inicial segundo o Conselho Federal de Administração é de R$ 2.100,00.

Dica 3 – Quer saber sobre as profissões que mais pagam bem no mercado de trabalho? Veja aqui a lista das 10 melhores e das 10 piores também. https://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/#02

Perfil do profissional após a formação – Após a formação o profissional de Comércio Exterior será capaz de analisar os mercados, controlando de perto o processo de importação e exportação, além de conhecer a fundo as regras de legislação entre vários países. Para isso, cabe a este profissional uma visão sistêmica e completa das organizações, além de uma sólida formação com o capacitará para atuar no mercado de forma eficaz.

Post escrito por Lidiane Franqui, blogueira e redatora freelancer. Escreve para sites e blogs de diversos segmentos, entre eles educação, marketing digital e desenvolvimento pessoal.  Facebook: https://www.facebook.com/lidiane.franqui.3