Engenharia Aeronáutica – O curso de graduação, a profissão e o mercado de trabalho

Já pensou em ganhar a vida e os ares com o curso de graduação em Engenharia Aeronáautica? É um desafio e tanto, e que sempre aponta para o futuro. Veja como é o curso de graduação, a profissão e o mercado de trabalho.

Quem faz graduação em Engenharia Aeronáutica?

Os profissionais em engenharia aeronáutica precisam ser, acima de tudo, pessoas extremamente responsáveis, comprometidas e sérias. Uma engenheira ou engenheiro de Aeronáutica lida com bastante pressão, cálculos extremamente precisos e muitos projetos e prazos curtos.

Por isso, antes de se decidir, procures profissionais da área e pesquise muito na internet. Essa preparação pode fazer a diferença na hora de escolher qual área você vai seguir.

Principais cursos do país

Entre as instituições de ensino mais bem colocadas no Conceito ENADE é o ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica, com nota 4. O Instituto está localizado em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Outra universidade pública que vem se destacando é a Universidade de Taubaté, localizada em Taubaté, também em São Paulo.

Mercado de trabalho

O cenário para o profissional formado no Brasil atual é promissor. Todos os engenheiros aeronáuticos são absorvidos pelo mercado e muitos recém-formados conseguem vagas no exterior. É uma profissão altamente requisitada, e que não conta com muitos profissionais formados.

O mercado de projeto de aeronaves deve crescer muito no Brasil na próxima década, porque o país tem planos de construir novos foguetes para lançamento de satélites, um caça de alta tecnologia além de investir no projeto de novos aviões de passageiros na Embraer.

Por causa disso, os salários valem a pena. O piso de um engenheiro aeronáutico é de quatro mil reais, podendo, ao longo do tempo de trabalho, aumentar para até oito mil reais. Há notícias de engenheiros que recebem mais de doze mil reais por mês.

Perfil do profissional

O engenheiro aeronáutico é especialista em todo tipo de veículo aéreo, desde pequenas aeronaves até as mais sofisticadas naves espaciais, desenvolvendo um papel fundamental para a segurança dos voos. Tem como responsabilidade a manutenção das aeronaves, cuida do projeto dos instrumentos de controle e também é ele quem planeja as melhores rotas de aviões que atravessam continentes e sobrevoam oceanos.

Outra possibilidade é trabalhar em uma série de áreas ligadas direta ou indiretamente à atividade aérea, como projetos para a construção de novos aeroportos, ampliação de aeroportos já construídos e gerenciamento de fluxo do tráfego aéreo.

Engenharia Aeronáutica

Como é a carreira de um engenheiro aeronáutico?

A Engenharia Aeronáutica está entre as carreiras valorizadas do mercado. A procura por esse tipo de profissional deve subir cada vez mais, por causa dos grandes investimentos do governo e de empresas privadas.

A maior frota de helicópteros do mundo fica justamente em São Paulo capital, e aí existe uma grande oportunidade para os engenheiros que quiserem se especializar com a mecânica dos helicópteros. Há vagas excelentes em empresas as quais armazenam e cuidam da manutenção dos veículos.

Conheça mais sobre o estudo de engenharia aeronáutica aqui:

Dica do Blog do Enem

Se pudermos falar em alguma desvantagem sobre a área da Engenharia Aeronáutica, é sobre a concorrência do curso: os cursos são bastante raros no Brasil e todas as provas para admissão são extremamente difíceis. A nota de corte na Usp figurou entre as maiores dentre todos os cursos nos últimos anos.

Já o vestibular de Engenharia Aeronáutica do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), por exemplo, é considerado por alguns professores como o mais difícil do Brasil!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel