Secretariado executivo – Tudo sobre o curso, a profissão e o mercado de trabalho

Antes de escolher sua profissão, pesquise e descubra como é o mercado de trabalho e quais são as principais disciplinas. Hoje você vai conhecer tudo sobre o curso de graduação em Secretariado Executivo!

Foi-se o tempo que as secretárias apenas atendiam ao telefone e serviam café, tendo um trabalho mais operacional. Nos dias de hoje o profissional graduado em Secretariado Executivo está mais comprometido com a empresa e é capaz de resolver assuntos e lidar com as tarefas da empresa de uma forma mais ampla. 

Por isso, o mercado tem exigido mais capacitação e conhecimento desses profissionais que, para conseguir seu lugar ao sol, buscam formação especializada.

Quem é o Secretário Executivo?

O profissional formado em Secretariado Executivo é um assessor imediato tanto de gerentes quanto de diretores de uma empresa. Dentre suas funções está o controle de arquivos e das informações que chegam através dos mais diversos meios de comunicação (email, telefone, softwares de gestão, correios).

Além disso, o secretário ou secretária organiza a agenda do gestor, redige documentos, gerencia a rotina administrativa e organiza tudo de modo que as atividades sejam realizadas com eficiência e rapidez.

Dica 1  Veja aqui as 10 melhores e as 10 piores profissões no mercado de trabalho antes de escolher o seu curso: https://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/#02

Secretariado executivo

O curso de graduação em Secretariado Excecutivo

A concorrência em qualquer curso é um fator decisivo no sucesso de todo profissional. E a cada dia ela aumenta, pois o mercado está muito exigente. Mesmo profissionais com experiência de mercado hoje voltam-se à academia em busca de uma formação universitária. Com a facilidade de acesso a cursos e faculdades, torna-se fundamental estar bem preparado.

O curso de graduação em Secretariado Executivo fornecerá ao aluno condições de assessorar executivos de empresas de qualquer porte. Dentre as habilidades desenvolvidades está a capacidade de liderança, senso de organização nas diversas tarefas (administrativas, financeiras, marketing, recursos humanos).
Na grade, há disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Psicologia básica, Contabilidade, Fundamentos do Marketing, Direito básico, Informática e Adminsitração. A duração é de 4 anos.

Dica 2 – Quer mandar bem no próximo Enem? Estude com as apostilas gratuitas que o Blog do Enem selecionou ara você. Veja aqui, para todas as matérias: https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Confira no vídeo abaixo mais informações sobre a graduação em Secretariado Executivo:

Veja os cinco cursos de Secretariado Executivo que têm conceito máximo no Enade

  • Universidade Federal de Viçosa (UFV);
  • Universidade do Estado do Pará (UEPA);
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM);
  • Universidade Regional de Blumenau (FURB);
  • Universidade Paulista (UNIP);
  • Universidade Federal do Ceará (UFC).

Quer conhecer outros cursos de Secretariado Executivo com conceito 5 ou checar o conceito de cursos de outras instituições do país? Acesse http://emec.mec.gov.br/ e faça a busca por estado no mapa ou a busca textual pelo nome da instituição, pelo nome do curso, conceito no Enade e muitos outros critérios!

Secretariado executivo

Mercado de Trabalho para Secretariado Executivo

Tanto para o bacharel quanto para o tecnólogo, o mercado é promissor. Segundo o Sinsesp (Sindicado das Secretárias do Estado de São Paulo) o número de solicitações de alunos para estagiar é grande e na maioria dos casos esses estágios se transformam em vínculo empregatício.

No início da carreira é importante estar sempre atualizado, buscando informação e conhecimento que agregue valor ao currículo. Trata-se de uma profissão promissora, com salários competitivos e na qual vale a pena investir. Porém, assim como toda profissão, é preciso gostar do que faz.

Salário inicial médio: R$ 2 mil.

Dica 3 – Veja as notas de corte de todos os cursos de graduação no Sisu – Sistema de Seleção Unificado: https://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

Perfil do Profissional após a Formação

O mercado de trabalho precisa de um profissional com perfil cada vez melhor. A formação propicia a esse profissional um grande diferecial tornando-o capaz de atender as expectativas das empresas em seus diversos processórios decisórios. Abaixo é possível conferir algumas carctarísticas do perfil desejado pelas empresas após a formação.

  • Facilitar o processo decisório através da elaboração de relatório e apresentações institucionais;
  • Comunicar-se bem e dominar no mínimo uma língua estrangeira;
  • Utilizar técnicas de planejamento, organização, controle e direção com o objetivo de atingir os resultados esperados;
  • Gerenciar a rotina administrativa e assessorar gerentes e diretores;
  • Administrar o tempo de modo a facilitar a execução das tarefas em sintonia com os objetivos e as metas, com foco no negócio.

Ainda está em dúvida? Então, confira o Guia de Profissões que o blog do Enem preparou para você!

 

 

Este post foi produzido pela escritora Lidiane Franqui, redatora freelancer e autora do livro “O Poder de Cada Um”. Facebook: https://www.facebook.com/lidiane.franqui.3