Gestão de Tecnologia da Informação: veja o curso de graduação

Está em dúvida sobre qual curso escolher? Antes de definir a carreira, pesquise e descubra como é o curso de graduação em Gestão da Tecnologia da Informação e o mercado de trabalho. Há bons salários e vagas em aberto na área da Tecnologia da Informação. Veja abaixo.

Mercado de trabalho em alta para quem se destaca nos cursos da área da Tecnologia da Informação. Confira as oportunidades para quem se forma em Gestão de T.I.

Tecnologia da Informação é o conjunto de todas as atividades relacionadas a recursos computacionais que tenham como objetivo produzir, armazenar, transmitir, acessar, segurar e usar informações. O campo está aplicado a tantas áreas que a TI se encontra em grande expansão. Para quem gostaria de estar à frente da área em uma organização, o curso de graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pode ser uma boa escolha.

Gestão de Tecnologia da Informação: veja o curso de graduação

Quem é o gestor da Tecnologia da Informação?  

Gestor da Tecnologia da Informação é o profissional que responde tanto pela implementação quanto pelo gerenciamento de sistemas informatizados dentro das organizações.

No dia a dia, o gestor da TI faz a avaliação dos sistemas de informação, da segurança e dos bancos de dados, colocando sistemas de automação tanto para a gestão da informação quanto para definir as estratégias de utilização dos recursos informacionais.

Assim, o objetivo das tarefas do profissional da área é efetivar ações e recursos que permitam o avanço dos setores da empresa. O gestor deve ainda diagnosticar problemas nos sistemas, buscar soluções e garantir o diálogo com os diversos colaboradores da organização para implementar sistemas que sejam adotados por todos.

O curso de graduação em Gestão da Tecnologia da Informação

A graduação em Gestão da Tecnologia da Informação une a tecnologia e a gestão dos recursos informacionais. O objetivo das aulas é capacitar o aluno para criar, implementar e administrar sistemas de informação e de dados.

No Brasil, existem mais de 100 instituições de ensino superior com cursos voltados à Gestão da Tecnologia da Informação. Enquanto alguns têm o foco mais relacionado à segurança, outros procuram focar na criação de softwares personalizados e soluções específicas para empresas.

O curso também é conhecido como Gestão em Sistemas de Informação ou somente Tecnologia da Informação e tem a duração média de dois anos.

Algumas das disciplinas comuns são Cibercultura, Redes de computadores, Marketing, Gestão estratégica, Comércio eletrônico, Software livre, Contabilidade, Legislação e Sistemas de produção.

O mercado de trabalho para gestão da tecnologia da informação

Atualmente, o mercado tem precisado cada vez mais de gestores da TI, principalmente para a implementação de programas para informatizar e otimizar os negócios. Por conhecer bem o setor de TI, o profissional da área pode atuar em diversos setores, como gerenciar bancos de dados, administrar redes e desenvolver sistemas.

Além disso, diversos especialistas afirmam que a área carece de profissionais, em especial para o desenvolvimento de aplicativos para celular, TVs digitais e segurança online. Segundo o portal de empregos Catho, o salário médio nacional no cargo de gestor da Tecnologia da Informação é de R$8.268,30.

A TV Feevale realizou um vídeo sobre o curso de Gestão da Tecnologia da Informação. Confira:

O perfil do profissional após a formação

De acordo com o portal da Unisul, após a formação, o profissional vai apresentar as seguintes características e realizar as tarefas de: administrar recursos de infraestrutura dos espaços informatizados; decidir os parâmetros para uso dos sistemas; gerenciar o capital humano envolvido com a adoção e uso da TI; criar rotinas; controlar o uso de sistemas operacionais e bancos de dados; avaliar os impactos sociais, ambientais e econômicos do uso das tecnologias da informação.

Os melhores cursos de Gestão da Tecnologia da Informação do Brasil

Confira abaixo as instituições públicas de ensino que possuem cursos de Gestão da Tecnologia da Informação avaliados com conceitos 4 ou 5 no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

O Enade leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação. Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5.

Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação. Aqui, consideramos os melhores cursos com aqueles avaliados com conceito 4 ou 5 no Enade.

Conceito 5

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)
  • Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba (Fatec Itaquaquecetuba)
  • Faculdade de Tecnologia de Catanduva (Fatec Catanduva)
  • Faculdade de Tecnologia de Campinas (Fatec Campinas)

Conceito 4

  • Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá (Fatec GT)
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSMG)
  • Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (Fatec JD)
  • Faculdade de Tecnologia de Barueri (Fatec Barueri)
  • Faculdade de Tecnologia de Tatuí (Fatec Tatuí)
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel