Gestão de Tecnologia da Informação: veja o curso de graduação

Está em dúvida sobre qual curso escolher? Antes de definir a carreira, pesquise e descubra como é o curso de graduação em Gestão da Tecnologia da Informação e o mercado de trabalho. Há bons salários e vagas em aberto na área da Tecnologia da Informação. Veja abaixo.

Mercado de trabalho em alta para quem se destaca nos cursos da área da Tecnologia da Informação. Confira as oportunidades para quem se forma em Gestão de T.I.

Tecnologia da Informação é o conjunto de todas as atividades relacionadas a recursos computacionais que tenham como objetivo produzir, armazenar, transmitir, acessar, segurar e usar informações. O campo está aplicado a tantas áreas que a TI se encontra em grande expansão. Para quem gostaria de estar à frente da área em uma organização, o curso de graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pode ser uma boa escolha.

Gestão de Tecnologia da Informação: veja o curso de graduação

Quem é o gestor da Tecnologia da Informação?  

Gestor da Tecnologia da Informação é o profissional que responde tanto pela implementação quanto pelo gerenciamento de sistemas informatizados dentro das organizações.

No dia a dia, o gestor da TI faz a avaliação dos sistemas de informação, da segurança e dos bancos de dados, colocando sistemas de automação tanto para a gestão da informação quanto para definir as estratégias de utilização dos recursos informacionais.

Assim, o objetivo das tarefas do profissional da área é efetivar ações e recursos que permitam o avanço dos setores da empresa. O gestor deve ainda diagnosticar problemas nos sistemas, buscar soluções e garantir o diálogo com os diversos colaboradores da organização para implementar sistemas que sejam adotados por todos.

Dica 1: Confira detalhes sobre os cursos, seus mercados de trabalho e dicas de estudo que o Blog do Enem selecionou para você: https://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

O curso de graduação em Gestão da Tecnologia da Informação

A graduação em Gestão da Tecnologia da Informação une a tecnologia e a gestão dos recursos informacionais. O objetivo das aulas é capacitar o aluno para criar, implementar e administrar sistemas de informação e de dados.

No Brasil, existem mais de 100 instituições de ensino superior com cursos voltados à Gestão da Tecnologia da Informação. Enquanto alguns têm o foco mais relacionado à segurança, outros procurar focar na criação de softwares personalizados e soluções específicas para empresas.

O curso também é conhecido como Gestão em Sistemas de Informação ou somente Tecnologia da Informação e tem a duração média de dois anos.

Algumas das disciplinas comuns são Cibercultura, Redes de computadores, Marketing, Gestão estratégica, Comércio eletrônico, Software livre, Contabilidade, Legislação e Sistemas de produção.

Dica 2: Já escolheu a sua profissão? Veja aqui as 10 melhores e as 10 piores profissões para conseguir emprego e ter um bom salário: https://blogdoenem.com.br/profissao-lista-das-10-piores/

Gestão de Tecnologia da Informação: veja o curso de graduação

O mercado de trabalho para gestão da tecnologia da informação

Atualmente, o mercado tem precisado cada vez mais de gestores da TI, principalmente para a implementação de programas para informatizar e otimizar os negócios. Por conhecer bem o setor de TI, o profissional da área pode atuar em diversos setores, como gerenciar bancos de dados, administrar redes e desenvolver sistemas.

Além disso, diversos especialistas afirmam que a área carece de profissionais, em especial para o desenvolvimento de aplicativos para celular, TVs digitais e segurança online. Segundo o portal de empregos Catho, o salário médio nacional no cargo de gestor da Tecnologia da Informação é de R$8.268,30.

Dica 3: Tirar uma nota boa no Enem faz toda a diferença na sua vida. Pode abrir as portas da universidade e do mundo. Estude com as apostilas e aulas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você: https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

A TV Feevale realizou um vídeo sobre o curso de Gestão da Tecnologia da Informação. Confira:

O perfil do profissional após a formação

De acordo com o portal da Unisul, após a formação, o profissional vai apresentar as seguintes características e realizar as tarefas de: administrar recursos de infraestrutura dos espaços informatizados; decidir os parâmetros para uso dos sistemas; gerenciar o capital humano envolvido com a adoção e uso da TI; criar rotinas; controlar o uso de sistemas operacionais e bancos de dados; avaliar os impactos sociais, ambientais e econômicos do uso das tecnologias da informação.

Dica 4: Veja as notas de corte em todas as universidades públicas de São Paulo que adotaram a nota do Enem para selecionar os estudantes, acabando com o vestibular: https://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/
 
Post escrito por Ruleandson do Carmo. Jornalista, doutor em Ciência da Informação e redator freelancer. www.twitter.com/ruleandson