Faltam:
para o ENEM

10 passos para alinhar suas habilidades na escolha do curso de graduação

Você tem dúvida de que profissão seguir? Neste post, confira 10 dicas que vão ajudar a escolher a sua profissão com base em suas habilidades e competências. Confira abaixo!

Veja os cuidados para não cometer erros na hora de escolher seu curso de graduação. A decisão pode valer para toda uma vida, para o bem ou para o mal. Confira as  10 dicas da professora Vânia Hernandes. Conhecer as suas habilidades é o primeiro passo!

A escolha da profissão, ou ainda, do curso de graduação, é algo que gera ansiedade, pressão, confusão e incertezas nessa fase da vida. As decisões que tomamos na nossa vida, impactam, muitas vezes, profundamente no nosso futuro. Uma delas, diz respeito à escolha da profissão.

Em poucos dias (ou meses), escolhemos um curso de graduação de 2, 3, 4 ou 5 e mesmo 6 anos. Mas, o importante é que esta escolha define por onde vamos passar ou trabalhar os próximos 35, 50 ou 60 anos. Então, não deixe de conferir as 10 dicas da professora Vânia para você não errar agora na escolha do curso.10-dicas-escolha-do-curso 

Assim algumas coisas são muito  importantes para você não se dar mal: Definir as prioridades de vida, alinhando-as às competências, ou seja, àquilo que temos de habilidades e talentos, com a motivação (com o que gostamos de fazer).

Veja na imagem abaixo três aspectos que devem ser inseparáveis para você buscar o caminho da realização pessoal e profissional. Some os três de maneira bem balanceada que você terá mais chances de sucesso na hora de escolher o caminho do futuro:

  • A – Conheça as suas competências, habilidades e talentos;
  • B – Pense e reflita para definir os seus Objetivos e Metas de Vida; e
  • C – Converse com os seus Valores e descubra as suas Motivações.
  • curso de graduacao

Os 10 Passos para encontrar seu curso de graduação

É natural que o ser humano pense no futuro. Planejar a vida é essencial! Com objetivos e metas bem definidos, consegue-se organizar a vida. Neste sentido, importa refletir sobre  estes 10 Passos, que são responder aos questionamentos mais profundos sobre a sua personalidade, sobre os seus sonhos. As respostas definem o que você quer ser:

  1. O que te motiva?
  2. O que te faz feliz?
  3. O que você gostaria de fazer?
  4. Qual área profissional você sente-se mais à vontade? Humanas, exatas, sociais, saúde, etc.?
  5. Como você se vê daqui a 10 ou 15 anos?
  6. De que modo você poderia ser mais assertivo/a?
  7. Quais valores e princípios carrega consigo e gostaria de levar à carreira profissional?
  8. Quais são as suas Competências, Habilidades e Talentos?
  9. Quais são os seus Objetivos e Metas principais?
  10. Quais as suas motivações e valores mais profundos?

O seu caminho está dentro de você

Aliar as suas competências, habilidades, talentos e motivações à escolha de sua profissão é o início de um grande empreendimento pessoal. O empreendimento da própria vida! Cada um é o protagonista de sua própria história. Empreendedor de si mesmo.

Trata-se de colocar em prática aquilo que almeja, com o que os conhecimentos que você tem, com as suas aspirações e sonhos. Ao conseguir a sinergia entre esses fatores, passa a enxergar ou descortinar uma nova realidade.

Faça uma reflexão sobre os pontos aqui apontados, pegue lápis e papel e comece resgatando sua história pessoal: fatos marcantes que você considera terem repercutido em sua forma de ser, momentos e forma como se comportou diante de escolhas na vida, interesses escolares, temas pelos quais se interessa.

Anote, risque, rabisque e encontre o seu Plano de Vida

Faça uma lista de seus pontos fortes e suas motivações (aquelas que você faria mesmo que não tivesse que ganhar dinheiro para isso). Liste seus valores, aquilo que você não abre mão de forma alguma, tudo que é importante para você, observe quais são suas crenças e objetivos.

Identifique como os dados listados poderão ajudá-lo na carreira pretendida, reflita se esses pontos estão alinhados com o que você pretende para sua vida e, mais, reflita se essa é uma escolha realmente sua.

Tenha em mente que qualquer curso que você decidir fazer vai exigir dedicação de tempo e dinheiro. Por isso, analise sua situação financeira, suas possibilidades de mobilidade, suas aptidões e o retorno que a carreira vai te dar.

Por fim trace um plano para sua vida, analise o futuro, pense em como estará daqui a 10 ou 15 anos. Você conseguirá chegar aonde deseja se seguir a área escolhida?

Agora que você já  pegou essas dicas para alinhas suas habilidades e competências com a escolha do seu curso de graduação, clique aqui e conheça nosso Guia de Profissões!

Vânia Hernandes

Vânia Hernandes é professora Universitária, Life & Executive Coach, Consultora na área de pessoas. Pós-graduada em Psicologia Positiva e graduada em Administração. Voluntária há mais de 8 anos no terceiro setor, ministrando cursos sobre o propósito de vida e planejamento existencial. Vânia esta no facebook:

https://www.facebook.com/vania.hernandes.7