Dica Enem: estudar por horas seguidas não é uma boa ideia!

Dica Enem: se você acha que, para garantir uma boa nota, é preciso estudar por várias horas seguidas, você está errado! Leia esse post e saiba mais.

Um pensamento comum entre os estudantes é que quanto mais horas por dia for possível dedicar aos estudos para o Enem, melhor. Porém, se você também pensa assim, precisa ler com cuidado esse post, pois você pode estar cometendo vários erros na hora de se preparar para o exame. Veja abaixo mais informações sobre essa e outras 10 Dicas Enem essenciais para garantir um bom desempenho na hora da prova:

Escolha um local exclusivo para os estudos

Dedique um lugar da casa exclusivamente para os estudos. Tenha certeza de que o local escolhido lhe oferece conforto e está livre de qualquer distração, oferecendo a você todas as condições necessárias para se concentrar enquanto se prepara para a prova.

Organização

Já falamos sobre isso em outros posts com Dicas Enem de estudos, mas, não custa reforçar: a organização deve ser sua nova melhor amiga. Por isso, antes de começar a estudar, separe tudo que for necessário, como lápis, caneta, borracha, apostilas, etc. Assim, você evita interromper o seu fluxo de pensamento para buscar aquilo que precisa.

Dica 1: Dica Enem – 10 atitudes que desperdiçam tempo de estudo – https://blogdoenem.com.br/dica-enem-tempo-estudo/

Boa alimentação

Se você gosta de estudar durante a noite e abusa do café e do energético para se manter acordado, pare agora e leia essa Dica Enem com muita atenção! Opte por alimentos leves quando for estudar, como frutas, cereais e água – eles te ajudarão a manter o foco, diferentemente das bebidas estimulantes, que prejudicam o desempenho do seu cérebro.

Grupo de estudos

Dessa Dica Enem eu sei que você vai gostar: ver um mesmo conteúdo de diferentes formas e ter com quem esclarecer suas dúvidas são ótimas formas de aprender. Por isso, estude com um amigo para que vocês possam compartilhar informações sobre um mesmo tema e melhorar o desempenho de ambos na hora de estudar.

Dica 2: Simulado Enem gratuito da revista Veja está disponível online – https://blogdoenem.com.br/simulado-enem-2014-gratuito-veja/

Descansar também faz parte

Isso mesmo, descanse! Estudar sem parar por várias horas não faz com que você veja mais conteúdos, pelo contrário, é uma atitude extremamente prejudicial ao seu aprendizado. Faça da seguinte forma: a cada 45 minutos de estudo, faça um intervalo de pelo menos 10 minutos para se distrair um pouco e descansar. Essas pequenas pausas garantem o aperfeiçoamento do seu processo de memorização.

Faça anotações, resumos e fichamentos

Sistematizar os conteúdos é uma atitude importante na hora de revisá-los. Faça resumos das principais matérias teóricas e anote as fórmulas das disciplinas exatas.

Dica 3: Dica Enem – Como conciliar trabalho e estudos ao se preparar para a prova – https://blogdoenem.com.br/dica-enem-trabalho-estudo/

Leia jornais e revistas

Atenção para essa importante Dica Enem: a leitura de notícias, além de preparar o candidato para a redação, desenvolve a interpretação de gráficos, charges, mapas e imagens, aspectos muito cobrados nas questões do Enem.

Nada de internet

Desligue o computador e o celular. Nada de acessar as redes sociais enquanto estiver estudando. O momento do seu dia que você dedica para se preparar para o Enem deve ser de concentração total! Distrações constantes apenas te distanciam da sua vaga na universidade.

Dica 4: Como manter o foco na hora de estudar para o Enem ou vestibular? Saiba mais aqui – https://blogdoenem.com.br/manter-foco-estudar-enem-vestibular/

Muita calma nessa hora!

Mais uma Dica Enem importantíssima: a ansiedade apenas atrapalha a sua concentração nos estudos. Tenha em mente que você está se dedicando bastante e, na hora do exame, vai ter a maioria dos conteúdos na ponta da língua. Por isso, nada de pânico!

Mantenha-se motivado

Estudar cansa, nós sabemos disso. Por isso, depois de um tempo você pensa em desistir a cada exercício difícil de resolver ou matéria entediante que cruza o seu caminho. Resista e mantenha o ritmo. Sua persistência agora pode garantir o seu lugar na universidade ano que vem.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel