Engenharia tem salários em alta e 600 mil novos empregos até 2020

Pensou vaga certa no mercado e bom salário? Então, pensou engenharia.  Pela nota do Enem você entra em todas as engenharias, nas melhores universidades do País.

Um estudo realizado pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e pela Universidade de São Paulo (USP) revelou que está aquecida a demanda do mercado por novos profissionais de engenharia. Principalmente para quem alcançar uma formação de qualidade.

A pesquisa foi conduzida pelos professores Mário Salerno, Leonardo Lins, Bruno Araújo, Demétrio Toledo e Paulo Meyer. Os dados mostram que as universidades ampliaram a oferta de vagas em cursos de engenharia para atender à procura pelos estudantes.dinheirosO mercado de trabalho está aquecido, mostrou a pesquisa, e quem há um déficit ainda a ser suprido em áreas como projetos e obras. salários em alta nas engenharias

O Brasil ainda tem um baixo índice de engenheiros já diplomados quando comparado a países desenvolvidos. Este é um fator importante para quem pensa escolher esta carreira, pois as chances de emprego são maiores, bem como de ter uma boa remuneração.

A pesquisa revelou que até o ano de 2020 o Brasil o País pode precisar de 600 mil a até 1,15 milhão de profissionais de engenharia, a depender do ritmo de crescimento da economia.

Os salários na engenharia estão em alta. Os professores verificaram que entre 2000 e 2009 os salários dos engenheiros e das engenheiras subiram acima da média dos demais trabalhadores com escolaridade superior. Os setores mais aquecidos para emprego e salário nas engenharias foram cimento, álcool, artefatos de couro e calçados, serviços imobiliários, e construção.

Dica 4 – Veja as 10 maiores notas de corte do EnemAs Notas de Corte do Enem

Na escolha do curso pela nota do Enem a cabeça vai ferver. Cheia de dúvidas, será a hora de escolher o curso. Veja aqui as 10 carreiras com maior mercado futuro antes de fazer a sua opção.

Especialistas em mercado de trabalho que atuam na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e na Universidade de São Paulo (USP) indicaram as áreas da Saúde, Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), e de algumas Engenharias como as estradas do futuro para quem vai ao mercado de trabalho até 2023. 10 + saco de dinheiro

Medicina em 1º lugar – É claro que o curso de graduação em Medicina é sempre uma espécie de passaporte para o sucesso financeiro. O país é carente de saúde, e esta carreira sempre abre portas bem remuneradas logo depois de se formar. Entrar na Universidade é que não é moleza. As notas de corte do Enem para Medicina ficam nas alturas, passando de 800 pontos no Sisu nas instituições mais concorridas. No Prouni até baixa um pouco a média, mas fica ainda na faixa acima dos 750 pontos no Enem. Veja abaixo as  outras nove carreiras com maior chance de sucesso.

Empregos em  queda no Brasil

Os empregos no Brasil estão em queda desde 2013, e podem cair ainda mais até 2023 porque o estrago foi muito grande, e podem ser necessários dez anos para recolocar a casa em ordem. O Brasil acordou em 2015 tomando um susto, porque durante a campanha eleitoral em 2014 a então presidente Dilma Rousseff anunciou e garantiu que tudo estava bem. Não era nada disso. Desde 2013 o país já estava em queda, com números maquiados nas contas públicas.

A realidade após a eleição foi baixo crescimento, alto endividamento, inflação em alta, desemprego, e falta de dinheiro para investimento, no pior ciclo econômico de recessão da história do Brasil. Até que em 2016 o Congresso Nacional afastou a presidente no processo do Impeachment, e uma nova equipe está tentando recolocar a economia para caminhar.  Mas, sob constantes acusações de corrupção, o governo do presidente Michel Temer não consegue fazer os empregos decolarem.  Veja os cursos com mais chances no mercado. Você pode tentar uma vaga pelo Sisu, pelo Prouni, pelo Fies, ou com Bolsas de Estudo diretamente com as instituições. Confira:

Áreas preferenciais até 2023, e cursos de graduação relacionados

  Área/Curso Veja aqui como é cada curso e o mercado de trabalho
 Saúde
1 Enfermagem https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-enfermagem-curso/
2 Odontologia https://blogdoenem.com.br/odontologia-notas-corte-sisu-enem/
3 Medicina https://blogdoenem.com.br/medicina-curso-mercado-trabalho/
4 Psicologia https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-curso-psicologia/
Engenharias
5 Civil https://blogdoenem.com.br/engenharia-civil-curso-profissao-mercado/
6 Elétrica https://blogdoenem.com.br/engenharia-eletrica-curso-mercado/
7 Mecânica https://blogdoenem.com.br/engenharia-mecanica-curso-profissao/
8 Produção https://blogdoenem.com.br/engenharia-producao-sisu-2014/
Tecnologia da Informação
9 Sistemas da Informação https://blogdoenem.com.br/sistemas-informacao-curso-mercado-trabalho/
Educação
10 Pedagogia https://blogdoenem.com.br/pedagogia-tudo-sobre-curso/

Guia de Bolsas de Estudo – vagas em todo o país. Veja os cursos!

  1. Quem sabe você não consegue uma Bolsa de Estudos para começar a faculdade agora ou no próximo semestre?
  2. Além das chances no Sisu, no Prouni e no Fies há vagas com bolsas de estudo em mais de 800 faculdades e universidades no país todo.
  3. Basta você entrar no formulário a seguir e digitar o nome do curso pretendido para ter acesso às vagas em todo o país.
  4. O Guia de Bolsas de Estudo traz oportunidades da Rede Alumni com reduções significativas, que podem chegar a até 75% do valor da mensalidade no Programa Quero Bolsa. Veja!

Digite o nome do curso para ver as bolsas de estudo disponíveis:

Encontre a bolsa de Estudos que você procura:

Digite pelo menos 3 caracteres.

Veja os 10 piores salários

Na escolha do seu curso de graduação, fique de olho no cenário econômico. Veja os 10 piores e os 10 melhores salários antes de confirmar sua opção:

Os 10 piores salários – Veja os cursos

Música Design História Literatura Filosofia
Antropologia Arqueologia Teologia Artes Educação Física

As 10 melhores profissões – Veja os cursos

Medicina Odontologia Engenharias Computação Direito
Enfermagem Arquitetura Contabilidade Biomedicina Química

Portanto, na hora de escolher seu curso, o foco para maior garantia de mercado futuro, portanto, são mesmo as carreiras que têm demanda permanente para atender às necessidades internas do Brasil. Por isso os cursos em Saúde, Educação, Tecnologia da Informação e das Engenharias estão bem cotados. Veja as profissões do futuro e os respectivos cursos de graduação.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel