Arqueologia: curso, profissão e mercado de trabalho

Descobrir como como vivíamos no passado ajuda a compreender nossa história, e até mesmo entender o presente. Essa é a vida de quem faz o curso de graduação de Arqueologia. Decifrar e recompor enigmas através de fragmentos deixados pelos antepassados. Veja abaixo como é o curso, a profissão, e o mercado de trabalho.

A arqueologia é uma ciência que estuda, através de artefatos encontrados em escavações e ruinas de cidades, o passado de sociedades humanas já extintas. Através da análise destes materiais, busca-se a reconstrução de como viviam estas sociedades, em todos os aspectos, como: cultura, mitologia e crenças religiosas, organização social e etc.

O arqueólogo deve ter um sólido conhecimento histórico, além de ter capacidade analítica para tomar decisões e saber fazer a identificação de objetos. Há personagens clássicos no cinema baseados na vida de arqueólogos. Indiana Jones é o mais emblemático.

Dica 1 – Veja as Notas de Corte no Sisu para Arqueologia e  outros cursos em todas as Universidades Públicas no país que adotaram a nota do Enem para selecionar os estudantes, acabando com o vestibular: https://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

Quem é o arqueólogo?

Arqueologia Os egressos dos cursos de graduação em Arqueologia são profissionais habilitados para desvendar sociedades humanas do passado, fazer análises de materiais encontrados em ruínas e sítios arqueólogias e estudá-los.

Emitir relatórios sobre territórios e trabalhar com a pesquisa de objetos a fim de compreender suas funções para sociedades de épocas distantes. É um profissional que está em alta e a previsão é de que haja um crescimento ainda maior pela procura.

O arqueólogo tem um profundo conhecimento em história e grande capacidade de ligar vários conceitos de disciplinas completamentes difeentes, como técnicas das mais básicas até as mais sofisticadas, como o escaneamento de fósseis em computadores de alta tecnologia.

Os tempos de uma lupa, um cinzel, uma bússula e uma trena como instrumentos básicos de um Arqueólogo ganharam novos instrumentos como o GPS, datadores de Carbono 14 e técnicas de reconstituição de objetos em 3D a partir de fragmentos encontrados.

Dica 2 – Depois do Enem você vai fazer o Vestibular também? Aumente suas chances estudando com as Apostilas Pré-Vestibular e Pré-Enem aqui no Blog do Enem. Dicas para todas as matérias: https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

O curso graduação em Arqueologia

O curso de arqueologia procura introduzir, desde os primeiros semestres, o aluno dentro da realidade da profssão, fazendo simulações de exploração em parques e sítios arqueologicos. Alguns componentes curriculares básicos são: aulas teóricas de história, cartografia, antropologia, pré-história, entre outros. O curso tem duração de 4 anos.

Entenda melhor sobre o curso de Arqueologia assistindo a este vídeo produzido pela Pontifícia Universidade Catolica de Góias, a PUC-GO.

Cursos de Arqueologia com maior conceito no Enade

O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação.

Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

– Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Arqueologia – Sergipe, SE
– Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Arqueologia – Piauí, PI
– Universidade Federal do Rio Grande (UFRG) – Arqueologia – Rio Grande, RS
– Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) – Arqueologia – Goiânia, GO
– Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Arqueologia – Recife, PE

Dica 3 – Estudar Arqueologia é uma boa para seu futuro profissional? Veja aqui as 10 carreiras com maior mercado futuro.Escolha a sua: https://blogdoenem.com.br/enem-10-carreiras-futuro/

Arqueologia - Graduação - Mercado

O mercado de trabalho para o arqueólogo

O mercado de trabalho para quem se forma no curso de graduação em Arqueologia é amplo. A demanda por profissionais pode crescer a cada ano em função da maior ou menos quantidade de empresas de construção civil e de mineração em operação, ou da criaçao de vagas em museus e escolas, ou do próprio interesse do público em geral pela arqueologia. O salário inicial gira em torno de R$ 1,5 mil.

Confira a seguir as principais áreas de atuação de um arqueólogo:

Exploração – Fazer parte de equipes de expedição para explorar sítios arqueológicos a fim de recolher materiais.
Educação – Ministrar aulas e atividade, na área de turismo cultural em cidades históricas, fazer divulgação em feiras científicas, museus e outras unidades de conservação.
Consultoria – Analisar áreas e elaborar relatórios sobre o meio estudado a fim de informar empresas públicas ou privadas se o local é ideal ou não para construção civil, a fim de impedir que sejam destruídas sítios arqueólogicos ou que a construção cause outros danos a população em geral.
Pesquisa – Estudar documentos e artefatos recolhidos em escavações.

Dica 4: Saiba como acertar na estrutura da sua redação do Enem! https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-estrutura-texto/

Perfil do arqueólogo após a formação

Ao final do curso, o arqueólogo deve ter em mente que trabalhará para a produção de conhecimento sobre sociedades antigas com base em estudos de registros de sua cultura material. O profissional deve realizar revistro de escavações de sítios arqueólogicos. Analisará processos culturais.

Em atividade desenvolvida em laboratórios o Arqueólogo classificará materiais e identificará sua função naquela sociedade. Pode ter tido uma função cultural (organização social), simbólica (mitológia e crencas), funcionais (matérias usados no dia-a-dia, como por ex: pescaria, artes etc.). Gostou?

Post escrito por Mari Silva. Trabalha como redatora freelancer desde 2012 e tem como grandes interesses a sétima arte, games, educação, a blogosfera e, claro, o mundo da escrita. Google +: https://plus.google.com/u/0/104056917254085846231/posts