Faltam:
para o ENEM

Arquitetura e Urbanismo – Veja o curso de graduação, a carreira e o mercado

Está pensando no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo? O Blog do Enem traz toda a informação necessária sobre mercado de trabalho, o que se estuda e aprende, e sobre as Notas de Corte do Enem. Veja abaixo se é mesmo a sua melhor escolha.

Vida de escolher o curso superior no Vestibular, Sisu ou Prouni não é nada fácil. Muito estudo, nervosismo, ansiedade e dúvidas na hora de escolher a faculdade e o curso de graduação. Já pensou no curso de graduação em Arquitetura? Confira o que você precisa saber sobre os conteúdos, a profissão e o mercado de trabalho.

O QUE É ARQUITETURA?  – Arquitetura é a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. O trabalho do arquiteto é projetar e coordenar a construção ou a reforma de prédios e casas. Fazer a planta e determinar os materiais que serão utilizados durante a obra, , levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação, são algumas das responsabilidades desse profissional. Para chegar lá o caminho é fazer o curso de graduação em Arquitetura.

Ao lado do engenheiro, o arquiteto (ou a arquiteta!) acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra. Se o profissional formado em arquitetura preferir trabalhar como urbanista, sua tarefa passa a ser planejar o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos e elabora placas de sinalização e logotipos.

Ha mais oportunidades no mercado! – Porém, trabalhar com a área de edificações não é a única possibilidade disponível para quem é formado em Arquitetura. Estes profissionais também podem trabalhar com paisagismo, cenografia, conservação e preservação de patrimônios históricos e culturais, design gráfico, além de projetar produtos como móveis e utensílios. Tudo isso você aprende no curso de graduação em Arquitetura.

O ideal é que o estudante se forme em Arquitetura habilitado para conceber espaços e objetos dos mais variados portes. Muitos arquitetos e arquitetas se dedicam à decoração de interiores, tanto para imoveis residenciais quanto para plantas comerciais ou industriais.

No Brasil o maior ícone da Arquitetura foi Oscar Niemeyer, que concebeu os palácios de Brasília. A nova ponte feita sobre o Lago Sul, também na Capital, tem na criação e nos materiais utilizados uma espécie de homenagem a ele (fotos).

oscar niemeyer Palácio do Planalto ponte JK Brasília

PERFIL DO PROFISSIONAL DE ARQUITETURA

Saber desenhar é fundamental. A maioria dos vestibulares para o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo inclui uma prova de habilidade específica – é pré-requisito importante para quem deseja se tornar um arquiteto, mas não é a única característica valorizada nesse profissional. O aluno de Arquitetura precisa ter senso de organização, criatividade e muito jogo de cintura.

“É necessário prestar muita atenção porque quando menos espera durante um projeto o arquiteto é desafiado a pensar em uma solução rápida para um problema de sinalização, acessibilidade, comunicação ou conforto”, afirma Zan Quaresma, arquiteto e diretor de pesquisa do Sasp, ouvido pelo G1. Ser curioso e procurar se especializar constantemente também são atributos valorizados nessa área.

Sisu
Notas de Corte

 Veja as notas de corte do Enem para Arquitetura: https://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

Mercado de Trabalho na Arquitetura

A procura por arquitetos de grandes obras teve uma aceleração no Brasil em função da Copa do Mundo e de obras de Mobilidade Urbana no início da década de 2010, e depois disso em função dos Jogos Olímpicos de 2016.  E, para o mercado de imóveis residenciais (casas e edifícios), da mesma forma ocorreu um impulso até que a crise econômica de 2015 desacelerasse o País.

O presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (Sasp), Daniel Amor, disse, em entrevista para o G1, que todos os anos se formam cerca de 6.500 arquitetos em todo o país, sendo 30% no estado de São Paulo. É muito raro, segundo ele, algum ficar sem emprego. “Durante a faculdade o estudante faz o estágio supervisionado, isso ajuda ele conhecer o mercado quando se forma. Há várias oportunidades. Em São Paulo, por exemplo, metade das prefeituras não tem arquitetos.”

A maior parte das oportunidades de trabalho em Arquitetura se concentram no Sul e no Sudeste. O mercado no litoral do Nordeste também cresce bastante com o incremento do turismo.

SALÁRIO INICIAL:  

Arquitetos de sucesso podem ganhar muito bem pela encomenda de projetos diversos. Também podem atuar como designers e criadores, em mercados de alta performance. Os concursos públicos são outra alternativa. No Mercado Privado a remuneração média é de  R$ 3.732,00 (6 horas diárias – ano base de 2013) – Fonte: Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo.

arquitetura + dinheiro

Dica 1 – Tirar uma nota boa no Enem faz toda a diferença na sua vida. Pode abrir as portas da universidade e do mundo. Estude com as apostilas e aulas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você: https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA

O currículo do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo engloba disciplinas das Ciências Humanas e de Exatas. O primeiro semestre é bastante teórico, mas, a partir do segundo, a carga horária de disciplinas práticas aumenta. Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios. A duração média da graduação é de cinco anos.

Atenção: a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) oferece um curso especificamente de Urbanismo, que forma o profissional que vai atuar no planejamento e desenvolvimento das cidades.

ARQUITETURA X ENGENHARIA CIVIL

Arquitetos e engenheiros civis são profissionais com habilidades diferentes, mas que se complementam em muitos trabalhos: o arquiteto é responsável por conceber o projeto, enquanto  o engenheiro deve torná-lo realidade.

Tanto a graduação em Arquitetura quanto a Engenharia Civil são áreas que intervêm no meio ambiente por meio das construções. O arquiteto projeta e organiza os espaços de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Já o engenheiro civil projeta e executa obras. Ambos atuam na construção de edifícios, mas o arquiteto tem exclusividade para trabalhos de planejamento urbano e regional, monumentos e patrimônio cultural, enquanto o engenheiro o tem para obras de infraestrutura.

O currículo do curso de graduação em Arquitetura e de Engenharia Civil, porém, são muito diferentes entre si. Enquanto em Arquitetura o estudante tem aulas de ciências humanas, como história da arte e sociologia, o estudante de Engenharia Civil tem uma maior carga horário de exatas. “(Nós arquitetos) Somos capazes de conceber, entendemos o sistema de qualquer área técnica, mas não temos o conhecimento aprofundado das matérias de cálculo desses sistemas”, diz Zan Quaresma, arquiteto e diretor de pesquisa do Sasp, ouvido pelo G1. Segundo ele, o engenheiro civil não tem a carga de projeto nem de ciências humanas, mas aprende muito de exatas.

Dica 2 – Veja as Notas de Corte em todas as Universidades Públicas no Estado de São Paulo e que adotaram a nota do Enem para selecionar os estudantes, acabando com o vestibular: https://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

E DEPOIS DA FACULDADE?

O Guia do Estudante  da Editora Abril elaborou uma lista com opções de carreiras que o estudante de Arquitetura e Urbanismo pode seguir depois de formado na graduação. Confira abaixo a lista completa:

Arquitetura industrial

Planejar projetos para instalação de indústrias, respeitando as normas e os padrões de técnicos e de segurança exigidos de acordo com a área de atuação do cliente.

Arquitetura de interiores

Organizar o espaço interno, definindo os materiais de acabamento e a distribuição de móveis, considerando a acústica, a ventilação, a iluminação e a estética.

Arquitetura Verde

Desenvolver projetos residenciais e comerciais que respeitem o meio ambiente e que se integrem com as características naturais do local, a fim de causar o menor impacto ambiental possível.

Comunicação Visual

Criar a identidade visual de empresas e produtos, com logotipos e material impresso ou digital.

Paisagismo e ambiente

Desenvolver espaços abertos, como jardins, parques e praças, combinando plantas, pedras, madeiras, calçamento e iluminação.

Edificação e construção

Projetar, acompanhar e coordenar obras, definindo materiais e controlando prazos e custos.

Restauro de edifícios

Recuperar casas e prédios antigos ou deteriorados, mantendo as características originais.

Urbanismo

Planejar uma região, cidade ou bairro, elaborando o plano diretor e o zoneamento que vão direcionar o crescimento.

OS MELHORES CURSOS DO PAÍS (CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA CLASSIFICADOS COMO 5 ESTRELAS PELO GUIA DO ESTUDANTE)

– Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador, BA

– Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – João Pessoa, PB

– Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Recife, PE

– Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR

– Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – Porto Alegre, RS

– Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas, SP

– Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo, SP

Já viu  outros posts do Blog sobre Profissões interessantes? Você pode conferir nos links abaixo:

Administração – https://blogdoenem.com.br/profissoes-saiba-mais-administracao/
Pedagogia – https://blogdoenem.com.br/pedagogia-tudo-sobre-curso/
Direito – https://blogdoenem.com.br/direito-tudo-sobre-carreira/
Psicologia – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-curso-psicologia/
Dica 4 – Vai fazer o próximo Enem ou Vestibular? Veja aqui o que mais cai nas provas e as melhores dicas de estudo para todas as matérias: https://blogdoenem.com.br/cai-na-prova/
Dica 5 – Tirar uma nota boa no Enem faz toda a diferença na sua vida. Pode abrir as portas da universidade e do mundo. Estude com as apostilas e aulas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você: https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/
Dica 6 – Fazer um curso superior ajuda a mudar a sua história de vida. Veja como cresce o salário a cada nível de ensino concluído. Quem termina faculdade ganha 144% a mais do que os colegas que param no Ensino Médio: https://blogdoenem.com.br/curso-superior-rende-mais-ensino-medio/