Teologia: curso, profissão e oportinidades do mercado de trabalho

Tem curiosidade de saber como é a vida profissional de um teólogo e o que se estuda no curso de Teologia? Então confira e tire as suas dúvidas!

Antes de escolher sua profissão, pesquise e descubra como é o mercado de trabalho e que disciplinas você precisa ser pelo menos simpatizante, para pensar em seguir a carreira. Neste post você conhecerá um pouco mais sobre o curso de graduação em Teologia e a carreira do teólogo.

O curso de Teologia visa analisar as religiões em vários contextos históricos, bem como as tradições, dogmas e doutrinas religiosas. O teólogo pesquisa a influência da religião através dos tempos e as tendências para o futuro. A maior parte dos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) é voltada para a Teologia Cristã, cujo manual e objeto de estudo é a Bíblia Sagrada.

TEOLOGIA-DESTACADA

Quem é o teólogo?

O teólogo é o profissional que atua em pesquisas no campo religioso e também pode ministrar aulas sobre as Ciências da Religião, Línguas das Fontes Teológicas, entre outras áreas correlatas. O conteúdo abrangente do curso faz com que este profissional possa atuar em diversas empresas, instituições de ensino, instituições religiosas e ONGs.

O curso de graduação em Teologia

O curso de graduação em Teologia possui carga horária total de 2900 horas que equivalem em média, a 4 anos de curso, que geralmente são distribuídas da seguinte forma:

·         2500 horas para atividades didáticas de cunho teórico e prático, nas quais estão as disciplinas obrigatórias e as optativas;

·         200 horas no mínimo, para o desenvolvimento de atividades complementares pertinentes ao curso;

·         200 horas no mínimo, para a realização de estágio supervisionado.

As principais matérias do ciclo básico da Teologia são: Antropologia, Ciências Bíblicas, Filosofia, Hermenêutica Bíblica, Homilética, entre outras. No decorrer do curso ainda são vistas matérias mais específicas como Ética Cristã, Geografia Bíblia, Grego, Hebraico, Disciplinas Cristãs, Sociologia da Religião, História de Israel, Exegese, Missões, Teologia Sistemática, Seitas e Heresias, Apologética, entre outras.

Vale destacar que o curso de bacharelado em Teologia pode ser realizado na modalidade presencial ou a distância.

Quer saber mais sobre o curso? Veja este vídeo com uma aula de validação de Teologia do Mackenzie

5 cursos de Teologia com conceito 5 no Enade

O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação. Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

Alguns cursos com nota 5:

·         PUCPR – Teologia – Presencial;

·         Mackenzie – Teologia – Presencial;

·         UMESP – Teologia – A distância;

·         PUCSP – Teologia – Presencial;

·         UNISAL – Teologia – Presencial.

Quer conhecer outros cursos de Teologia com conceito 5 ou checar o conceito de cursos de outras instituições do país? Acesse e faça a busca por estado no mapa ou a busca textual pelo nome da instituição, pelo nome do curso, conceito no Enade e muitos outros critérios!

Mercado de trabalho para o teólogo

A maior parte dos alunos de Teologia está se preparando para exercer o sacerdócio como padre ou pastor. Porém, existem também outras áreas muito interessantes para a atuação:

·      Consultoria – Atuar com consultoria em instituições religiosas no que se diz respeito a organização eclesiástica, forma de culto, formação de conselhos doutrinários entre outros;

·      Ensino – Se licenciado, o teólogo pode atuar com ensino religioso em escolas públicas, disciplina não obrigatória, mas facultativa que agrega diversos valores aos discentes;

·       ONGs – Lideranças de organizações não governamentais de cunho religioso;

·       Pesquisa – Aprofundamento em pesquisa no que se diz respeito às ciências das religiões.

Atuando na área de ensino, o salário médio para 40 horas semanais fica em torno de R$ 1567,00 (piso magistério), podendo sofrer variações de acordo com a atuação específica, e chegando aos R$ 2500,00, conforme informação do Mackenzie.

Perfil do teólogo após a formação

Após a conclusão do bacharelado em Teologia, o profissional está apto a dar continuidade aos estudos, realizando pós-graduação em Teologia, entre outras ciências da religião. Além disso, o teólogo carregará bases e fundamentos para se consolidar como líder em instituições religiosas, a fim de levar os membros destas a avanços no conhecimento bíblico sistemático, bem como na assimilação das tradições e doutrinas.

Se Teologia ainda não é o seu curso, clique aqui e conheça o nosso Guia de Profissões.