Relações Públicas: curso, profissão e mercado de trabalho

A escolha de uma profissão não é tarefa fácil. É preciso saber sobre curso, antes de escolher que carreira seguir. Se está pensando em cursar Relações Públicas, não deixe de ler esse post!

Diversos fatores influenciam os estudantes a escolher uma profissão, desde interesses pessoais até o salário inicial. Porém, sabe-se que a escolha profissional não depende só do quanto você vai ganhar quando se formar, mas de várias outras coisas. Por isso, é importante que o estudante busque o máximo de informação possível para saber como é o curso, quais as atividades que poderá desenvolver na profissão e como anda o mercado de trabalho.

Por isso, o Blog Enem separou algumas informações importantes para os estudantes que querem se tornar relações públicas, ou mesmo, para aqueles que ainda estão indecisos e buscam outras opções.

O que é Relações públicas?

As atividades de Relações Públicas têm o objetivo de criar, promover e defender a imagem de uma organização – seja ela privada, pública ou do terceiro setor – diante de todos os públicos com os quais a empresa mantém relações, desde os próprios funcionários, até cliente, fornecedores e o governo. O intuito é que o profissional seja responsável por definir e executar as estratégias de comunicação que devem estar sempre alinhadas aos valores da empresa.

Perfil do profissional

Em primeiro lugar, o profissional de Relações Públicas precisa ter grande facilidade em lidar com pessoas e manter bons relacionamentos. Mas é claro que só isso não basta. O relações públicas tem que ser bom gestor, uma vez que é ele o responsável por fazer a gestão da comunicação no cotidiano das organizações. Além disso, como todo comunicador, o relações públicas precisa ser um profissional antenado e criativo, pronto para lidar com as situações mais inesperadas.

Mercado de trabalho

Entre os mais tradicionais empregadores estão as grandes empresas, multinacionais e as agências de relações públicas. É possível também encontrar posições no setor público, organizações do terceiro setor e agências de produção de eventos. As oportunidades estão majoritariamente em São Paulo, onde o mercado de trabalho é maior e mais concorrido. De acordo com informações do G1, existem no Brasil mais de mil agências de relações públicas, sendo que 60% delas estão na capital paulista. A profissão não possui um piso salarial, o que faz com que os valores pagos aos profissionais variem muito de acordo com a região e o tipo de organização. O salário médio de um recém-formado pode variar de R$ 1,8 mil a R$ 2,5 mil, enquanto que um gerente pode receber até R$ 10 mil por mês.

Um ponto positivo que costuma atrair muitas pessoas para as Relações Públicas é a possibilidade de o profissional atuar em diferentes áreas. Portanto, depois de formado, o estudante pode encontrar diversos caminhos e seguir aquele com o qual se identifica mais. O Blog Enem listou alguns deles, abaixo:

  • Eventos: organização de feiras, palestras, exposições, eventos corporativos que visam promover a empresa.
  • Comunicação Institucional: divulgação dos valores e políticas da organização para o público interno (funcionários) e externo (clientes, fornecedores, etc).
  • Relações Governamentais: consiste em elaborar planos estratégicos de ações que visam criar e manter um bom relacionamento com o governo.
  • Cerimonial e Protocolo: dar orientações de etiqueta e comportamento a porta-vozes das organizações, empresários e personalidades políticas.
  • Projetos Institucionais: cabe ao profissional avaliar o estabelecimento de parcerias com projetos sociais, pois eles devem estar alinhados aos objetivos e valores da empresa.
Confira o vídeo especial que a TV Unesp produziu sobre a carreira de Relações Públicas: https://www.youtube.com/watch?v=n4y0qt8aMS4
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Estrutura da Redaçãogapixel

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