Dicas para manter o foco e a concentração ao se preparar para o Enem. Veja!

Em um mundo com tantos ruídos, proliferação de informações, e um celular piscando o tempo todo para vocé está cada vez mais difícil manter a concentração e o foco nos estudos. Veja abaixo estas Dicas para eliminar os fatores que tiram o foco e a concentração.

Não tá fácil pra ninguém! É cada vez mais difícil para os estudantes se concentrarem e estudar com total eficiência.  Veja como superar esta fase e conseguir foco para o Enem.

Somos afetados por tantos fatores internos e externos que em muitos momentos nos deparamos com uma total falta de concentração e foco nos estudos. E mesmo nos esforçando em alguns momentos, essa tarefa parece muito difícil, principalmente quando temos como meta se preparar para o Enem. socorro

Mas, é preciso romper e quebrar este ciclo, pois sem atenção e foco o tempo que se gasta para aprender alguma coisa é muito maior. E no Enem e no Vestibular, você sabe que é uma disputa. Quem sabe mais e resolve com segurança e tranquilidade sai na frente.

Pensando em ajudar você a não cair nesta situação e aprender pouco, separamos algumas dicas que podem ajudar você a eliminar os fatores que tiram atenção, foco e concentração e se preparar para o Enem. Confira!

1 – Procure lugares tranquilos para se preparar para o Enem

dicas de estudo para manter o foco e a concentração

Este item é muito particular e pode mudar consideravelmente de acordo com a pessoa. Mas quando falamos em lugares tranquilos, estamos nos referindo a espaços que além de menos tumultuados, estimulam a mente a pensar mais e de forma organizada. Talvez para alguns seja uma biblioteca. Para outros, pode ser um café aconchegante. O importante é se conhecer e saber onde seu raciocínio trabalha melhor.

2 – Estipule metas e objetivos

dicas de estudo para manter o foco e a concentração

Estabelecer metas e objetos, além de ser um passo para a organização da forma como iremos estudar, faz com que criemos um desafio interno. Um ponto de partida e de chegada que nos dão norte ao longo dos estudos. É necessário que sejamos desafiados por nós mesmos e que isso seja um fator de impulsão para nossas vidas, seja nos estudos ou em outros âmbitos.

3 – Seja organizado com o material de estudo

estudo-3

Separe tudo o que irá utilizar antes de estudar. Não tem nada melhor para tirar a concentração do que parar o que estamos fazendo para procurar uma caneta ou um livro. O tempo em que nos levantamos e reviramos uma gaveta, por exemplo, é suficiente para que o cérebro se disperse. Por isso, o ambiente de estudo deve estar organizado e com fácil acesso a todo material necessário para se preparar para o Enem.

Dica do Blog: Você quer se dar bem redação? Veja aqui uma coleção de aulas gratuitas para conquistar o avaliador de sua redação e tirar boas notas.  É fundamental você conhecer a Estrutura da Redação: 1 – Introdução; 2 – Desenvolvimento: 3 – Conclusão:
a estrutura da redação
Veja aqui a Estrutura da Redação

4 – Elimine as distrações

dicas de estudo para ter foco e concentração

Fontes de distração também podem ser bem diferentes de acordo com cada um. Mas dispositivos como celulares, tablets e vídeo games prejudicam a concentração de boa parte do público estudantil. Claro que você não vai encontrar um lugar totalmente vazio para estudar, mas deixe esses objetos mais afastados de você. É aconselhável que durante o processo de aprendizagem eles seja desligados para que não tirem a sua concentração.

5 – Estude em horários certos

dicas de estudo para foco e concentração

Nada de trocar o dia pela noite. Essa ação é muito comum, principalmente para jovens que trabalham e na maioria das vezes não têm tempo para se organizar. Estudar nos horários apropriados é uma prática que deve ser adotada por todos aqueles que pretendem ser bem sucedidos nos estudos. Nossa mente tende a funcionar melhor na parte do dia, quando estamos com a cabeça fresca de informações. Durante a noite, é importante ter cuidado para não extrapolar e estender o horário.

Algum desses itens tem compatibilidade com sua rotina ou realidade? Se sim, aplique nossas dicas e tenha mais êxito na hora de estudar. Os benefícios provenientes de um aprendizado reforçado e com total nível de concentração podem ser imensuráveis.

Como superar o Medo e a Ansiedade na hora da prova

Tem muita gente que se prepara durante todo o Ensino Médio e até faz Cursinho mandando bem. Mas, na hora da prova do Enem e dos Vestibulares ‘bate aquele branco’, e parece que tudo que se aprendeu some da cabeça. O Medo e a Ansiedade provocam mesmo estes ‘apagões’. Já aconteceu com você?

Vamos lá, aprenda a vencer o Medo e a Ansiedade. Veja uma aula completa da professora Caroline Nunes que ensina você a controlar o medo e a ansiedade na hora das provas. Acesse aqui para vencer o Medo e a Ansiedade: medo-e-ansiedade

Se você gostou de nossas dicas para aumentar a concentração ao se preparar para Enem, compartilhe este post com seus amigos nas Redes Sociais. Até a próxima!


Mariana Oliveira é formada pelo curso técnico de Design Gráfico pela instituição do SENAI-MG e é graduada na Faculdade Tecnológica de Produção Multimídia pela universidade da PUC-Minas. Atualmente, escreve textos voltados para a área de publicidade e comunicação em geral.
Twitter: @marioliveirain / Facebook: facebook.com/marianaoliveirai

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel