Biblioteconomia: como é o curso de graduação, a profissão e o mercado de trabalho

Pensando em fazer faculdade de Biblioteconomia? Neste post, apresentamos como é o curso de graduação em Biblioteconomia, as perspectivas profissionais e os melhores cursos do Brasil!

O curso de graduação em Biblioteconomia é muito importante para o Brasil, já que uma lei federal tornou obrigatória a instalação de uma biblioteca em todas as escolas do País até 2020. Isso significa que o atual número de profissionais no mercado de trabalho, cerca de 20 mil, precisa chegar a 180 mil para suprir a demanda.

O profissional de Biblioteconomia é o responsável por classificar, organizar, conservar e divulgar o acervo de bibliotecas e centros de documentação. BiblioteconomiaO bibliotecário é muito importante para a evolução do conhecimento, uma vez que dá o tratamento necessário à informação e a torna acessível ao usuário final.

Como é o  curso de graduação em Biblioteconomia: Em média, um aluno de Biblioteconomia leva quatro anos para se formar. A grade curricular é dividida entre matérias básicas e específicas. São disciplinas do ciclo básico Línguas Portuguesa e Inglesa, História e Literatura.

Já na parte específica do curso, os alunos estudam História do Registro da Informação, Formação de Leitores, Indexação e Arquitetura da Informação. O curso ainda possui a obrigatoriedade da realização de um estágio supervisionado, com o objetivo de que o aluno tenha contato com a realidade de sua profissão e adquira experiências ricas para o exercício do seu trabalho.

O mercado de trabalho para o bibliotecário

Para suprir a demanda de bibliotecários nas instituições já em funcionamento o Brasil precisará formar milhares de bibliotecários nos próximos anos. Só esta informação já demonstra o quanto a área tem potencial de empregabilidade.

De acordo com o Sindicato dos Bibliotecários, Cientistas da Informação, Historiadores, Museólogos, Arquivistas, Documentalistas, Auxiliar de Biblioteca e de Centros de Documentação no Estado de São Paulo (SINBIESP), o salário no início de carreira fica em torno de R$2052,00.

Além das demandas citadas, existem ainda diversas oportunidades fora do Brasil. A formação histórica e cultural abrangente abre possibilidades para que o profissional se especialize e atue em pesquisas e docência.

O perfil do bibliotecário após a formação

Além do perfil analítico e organizado que acompanha o aluno durante todo o curso, a busca por atualizações e o gosto pela informação devem ser características marcantes. Além disso, a profissão exige que, logo após a formação, o profissional esteja apto para a criação e a manutenção de arquivos digitais, para que dados e a memória sejam preservados.

E aí, você está pronto para começar a graduação em Biblioteconomia? Ainda não é o seu curso? Então clique aqui e conheça o nosso Guia de Profissões. Uma com certeza deve ser a sua!

Quer saber mais sobre o curso de Biblioteconomia? Veja este vídeo elaborado pela Universidade Estadual de Londrina (Paraná), sobre o Curso de Biblioteconomia, que existe desde 1972 na instituição:

Melhores cursos de Biblioteconomia do Brasil

O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação.

Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

De acordo com esta avaliação, os cursos de Biblioteconomia com nota 5 no Enade são os das seguintes instituições de ensino:

Quer conhecer outros cursos de Astronomia ou checar o conceito de cursos de outras instituições do país? Acesse o site do MEC e faça a busca por estado no mapa ou a busca textual pelo nome da instituição, pelo nome do curso, conceito no Enade e muitos outros critérios!

Este texto foi escrito por Camila Lima. Natural de São Paulo, Camila é servidora pública e trabalha na área de manutenção ferroviária. Tem formação em Mecânica e Metalurgia, Elétrica, e Processos Gerenciais. br.linkedin.com/pub/camila-rigorfi-lima/58/853/509/

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel