Comunicação social e jornalismo: curso, profissão e mercado de trabalho

Se você sonha em ser jornalista, publicitário, profissional relações públicas ou assessor de imprensa, seu caminho é o curso de Comunicação Social. Conheça o curso e a profissão!

Comunicador social ou comunicólogo é todo profissional com formação em um curso superior de Comunicação Social. Quem faz essa graduação torna-se habilitado a produzir, editar e transmitir informações nas mais diferentes linguagens, mídias e suportes com coerência e ética.

A profissão de comunicador social é uma das que mais se modificou com a chegada da internet e com a evolução tecnológica. Se você optar por este curso não pode ignorar esta realidade, pois vários novos campos de atuação estão surgindo. O sonho de virar repórter de TV pode muito bem se realizar de outra forma, como criando um site de sucesso, por exemplo.

O curso de graduação em Comunicação Social é bastante disputado nas universidades, exigindo notas de corte bem altas nas instituições mais conceituadas. Veja aqui as notas de corte de Comunicação Social no Sisu e prepare-se para conquistar sua vaga.

O curso de graduação em Comunicação Social

No Brasil, os cursos de Comunicação Social se organizam por meio de diferentes habilitações: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Radialismo, Relações Públicas, Mídias Digitais e Eletrônicas.

É comum encontrar cursos  chamados “Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda”, por exemplo. Também existem universidades que oferecem uma graduação com mais de uma habilitação. Nesses casos, os estudantes podem escolher qual desejam seguir. Por fim, há universidades onde curso tem o nome mesmo da área, como Jornalismo, Radialismo, ou Rádio e TV.

Num curso de Comunicação Social você vai estudar um conjunto de disciplinas que são básicas a todas as habilitações. Entre elas podemos destacar sociologia, teorias da comunicação, semiótica e redação.

Contudo, cada uma das diferentes habilitações possui disciplinas específicas que vão abordar diferentes aspectos de planejamento e de mídia. De modo geral, durante o curso de Comunicação Social você exercitará suas habilidades de interpretação e produção em diferentes mídias.

Além disso, você vai desenvolver suas capacidades críticas e de construção de pensamento. Vai aprender como as linguagens e formatos de comunicação evoluíram ao longo do tempo e também como as informações devem ser transmitidas.

Comunicação socialO telejornalismo é uma das opções de profissão para quem se forma em Comunicação Social.

Quais as diferenças entre Comunicação Social e Jornalismo

Se você já pesquisou a oferta de cursos de comunicação em diversas universidades, deve ter percebido que algumas habilitações em Jornalismo não fazem parte de um curso de Comunicação Social.

A principal diferença entre ambos é que no curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo existe um ciclo de disciplinas sobre comunicação que antecede o ciclo voltado exclusivamente à profissão de jornalista.

Em 2013, o MEC aprovou novas diretrizes curriculares para os cursos de Jornalismo do Brasil. Então, a partir de 2015 tanto os cursos de Jornalismo quanto os de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo começaram a seguir os mesmos parâmetros. A tendência é que o Jornalismo se separe definitivamente da Comunicação Social.

Saiba mais sobre como é o curso de Jornalismo e o dia a dia da profissão com este vídeo do Curso Enem Gratuito:

O mercado de trabalho em Comunicação Social

O mercado de trabalho para quem é formado em Comunicação Social atravessa um período de transição entre mídias consagradas – como rádio, televisão, mídia impressa – para novas mídias, como a televisão digital e internet. Assim, além da oferta de oportunidades já definidas pelas mídias tradicionais, muitas outras profissões ligadas à comunicação digital estão surgindo, ampliando o leque de opções de atuação.

A faixa salarial de um comunicador social é bastante variada e depende da área a ser seguida. Diretores de arte em agências de publicidade podem ter ganhos de 3 a 10 mil reais. Enquanto isso, jornalistas de mídia impressa ou eletrônica podem ter ganhos de 2 a 8 mil reais.

Em outras áreas como o radialismo, esse ganho pode ser maior ou menor, dependendo do regime de hora-serviço contratada. Assessores de imprensa ou relações públicas podem ter ganhos baseados não em salário, mas em contrato de prestação de serviço periódico, com uma média entre 1,5 a 10 mil reais mensais, dependendo do porte da empresa contratante e das horas de serviço.

O que faz um profissional de comunicação social

Como você já percebeu, um recém-formado pode trabalhar em jornais digitais e impressos como redator, repórter ou editor. Também pode atuar em emissoras de rádio e televisão, seja como radialista, repórter ou apresentador. Além disso, pode ser um assessor de imprensa, seja de modo autônomo ou como empresa de comunicação, trabalhando para empresas e setores públicos.

Agências de publicidade contratam comunicadores sociais que podem atuar como redatores, diretores de arte, ou mesmo como planejadores de mídia e atendimento ao cliente. Por fim, profissionais de relações públicas também são requisitados para trabalhar a comunicação interna e externa das empresas.

Todas essas áreas já são consagradas para o comunicador social e continuam sendo interessantes formas de atuação. Mas a sua geração já está tão conectada à tecnologia que você deve considerar que seu futuro como comunicador social passa pela internet! Você pode ser um analista de mídia social, analista de SEO (Search Engine Optimization) produtor digital de vídeo, webwriting (redator especializado em internet) e webdesigner (produzindo conteúdo para websites, aplicativos e redes sociais).

É cada vez mais comum que comunicadores atuem com produção audiovisual (desde a criação de storyboards, roteiros, pré e pós-produção) e também com produção tecnológica. Desenvolvimento de games, aplicativos, fotografia digital, arquitetura da informação e marketing digital, por exemplo, são áreas ligadas à tecnologia onde comunicadores sociais vêm conquistando espaço.

Mas o mais legal é que nos próximos anos podem surgir novas formas de atuar com a comunicação social na internet. Dessa maneira, você já possuirá os conhecimentos necessários para se adaptar aos novos mercados.

Cursos de graduação em Comunicação Social com conceito 5 no Enade

O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação. Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Assim, os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

Confira 5 cursos de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo com conceito 5 no Enade:

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Universidade de Brasília (UNB)

Em seguida, veja 5 cursos de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda que possuem conceito 5 no Enade:

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Conheça outras profissões

Quer conhecer mais sobre outras profissões? Então veja a seleção que o Blog do Enem preparou:

Daniel Boppré Felippe

Daniel Boppré Felippe é comunicador social com habilitação em mídias eletrônicas, especialização em estratégias da comunicação e produção multimídia. Atuou como editor-chefe de revistas periódicas e como designer instrucional em projetos educacionais. Atualmente é professor nas áreas de webdesign, teorias da comunicação, projeto multimídia, sociologia e gestão de projetos para cursos de comunicação social, jogos digitais e administração. É sócio-diretor da Contexto Digital, empresa atuante desde 2010 no segmento de educação à distância, onde gerencia projetos de educomunicação.
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