Segurança da Informação: o curso de graduação e mercado de trabalho

Há bons empregos e salários em alta para quem se forma na área da Tecnologia da Informação. Veja abaixo tudo sobre o curso de graduação tenólogo em Segurança da Informação.

Não é só o tempo que é dinheiro. Hoje, a informação também é. Por isso, prezar pela sua segurança é cada vez mais importante para as organizações. Na área de TI, garantir que as informações se mantenham confidenciais, íntegras, disponíveis e autênticas são alguns dos principais pilares.

Se você consegue se imaginar à frente da responsabilidade que o campo exige, entrar no curso de graduação tecnológica em Segurança da Informação pode ser o seu caminho. Os tecnólogos são cursos de graduação com dois a três anos de duração.

Com um curso de graduação na área da Tecnologia da Informação você chega mais cedo ao mercado, e pode seguir estudando em cursos de especialização, mestrado ou doutorado. Vale a pena!Segurança da Informação: o curso de graduação e mercado de trabalho

Quem é o tecnólogo em Segurança da Informação? – O tecnólogo em Segurança da Informação é o profissional responsável por desenvolver ferramentas que apresentem soluções para as questões da segurança dos dados. O ponto de partida é a Tecnologia da Informação (TI).

A atuação de quem se forma no curso de graduação tecnológica em Segurança da Informação se dá em diversos tipos de organizações: instituições públicas, privadas, organizações não-governamentais, empresas próprias, ou também no ramo da consultoria em TI.

Para que a presença do profissional se torne imprescindível, basta a existência de algum tipo de sistema de informação, no qual circulem dados e informações que precisem ser protegidos.

Com o objetivo de garantir a segurança da informação, o principal na atuação deste profissional é permitir a áreas de negócios, que usem tecnologias e recursos humanos, a definição e a difusão de soluções pertinentes à realidade da organização.

Dica 1: Confira detalhes sobre os cursos, seus mercados de trabalho e dicas de estudo que o Blog do Enem selecionou para você: https://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

O curso de graduação em Segurança da Informação

O curso de Segurança da Informação divide os conhecimentos em três eixos principais: gestão de segurança em TI, gestão de redes e projetos e programação e desenvolvimento de sistemas. Os alunos aprendem estratégias, políticas, legislações e projetos relacionados ao campo da TI.

O objetivo das aulas é tornar o aluno capaz de aprimorar, dinamizar e perceber formas de segurança aplicadas a um conjunto de informações ou dados que possuem valor para uma pessoa ou organização e, por isso, precisam ser preservados. O curso tem a duração média de dois anos e meio.

Dica 2: Já escolheu a sua profissão? Veja aqui as 10 melhores e as 10 piores profissões para conseguir emprego e ter um bom salário: https://blogdoenem.com.br/profissao-lista-das-10-piores/

O mercado de trabalho em Segurança da Informação

Em relação ao mercado de trabalho para o tecnólogo em Segurança da Informação, o site da Universidade Paulista (UNIP) lista as principais possibilidades de atuação dos profissionais da área:

especialista em segurança da informação, coordenador ou gerente de segurança da informação, analista em segurança de processos, analista em segurança de redes de dados, administrador de redes e consultor em segurança da informação.

De acordo com o portal Catho, o salário médio nacional para o cargo de analista em segurança da informação é de R$ 3.352,40. Com mais tempo de experiência e ocupando cargos de chefia o salário pode subir vários degraus.

Dica 3: Tirar uma nota boa no Enem faz toda a diferença na sua vida. Pode abrir as portas da universidade e do mundo. Estude com as apostilas e aulas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você: https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

O perfil do profissional após a formação

Segundo a Unip, após a formação, o tecnólogo em Segurança da Informação vai ter capacidade para desenvolver competências e habilidades em meio a uma visão holística do planejamento de ações estratégicas para conduzir projetos de segurança.

Aliado a isso, o profissional vai precisar do espírito de liderança, raciocínio lógico, organização e empreendedorismo. Tudo isso é importante para se manter em um ramo em constante atualização e crescimento, como o de TI.

O Grupo Impacta preparou um vídeo sobre o curso tecnológico em Segurança da Informação. Confira:

Dica 4: Veja as notas de corte em todas as universidades públicas do Brasil que adotaram a nota do Enem para selecionar os estudantes, acabando com o vestibular: https://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

Post escrito por Ruleandson do Carmo. Jornalista, doutor em Ciência da Informação e redator freelancer. www.twitter.com/ruleandson

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel