Como vencer o medo e a ansiedade na escolha do seu curso: o caminho da superação.

O momento da escolha do seu futuro, da opção do curso e da instituição não é nada fácil. Notas de corte nas alturas e alta concorrência derrubam a pessoa. Podem quebrar a autoestima e gerar muita ansiedade. é preciso Determinação para vencer a insegurança. É preciso Paixão para vencer o medo. Veja as dicas da professora Ana Célia Bohn para você superar os desafios. Venha!

Veja um texto que pode ajudar você a encontrar o seu caminho na hora de escolher seu curso. É uma conversa com as coisas que você pode estar sentindo por dentro nesta hora tão difícil de fazer escolhas. Muitas vezes você nem tem direito com quem  trocar uma ideia, ou nem sabe por onde começar a falar nos momentos de dificuldade.

Quem vai conversar contigo é a professora Ana Célia Bohn, uma especialista em orientação vocacional e gestão de carreiras. Ela dá aulas no Centro Universitário Católica de Santa Catarina, e preparou este texto pensando no que você está sentindo. Vamos lá, e acompanhe para vencer o medo e a ansiedade:

Você é uma pessoa do bem. Este é ponto de partida. É claro que tem mil faces: pode ser um(a) aluno(a) dedicado(a), ter amigos indispensáveis e mandar bem nos estudos. Mas, é claro, também tem ansiedade, receios, medos e insegurança quanto ao futuro. Isso tudo é normal, é como se fosse um grito parado na gargante. Ansiedade normal. Não tem nada de errado com você! ansiedadeEsse perfil  de enfrentar muitas angústias nesta fase da vida não é apenas ‘o seu’. Na verdade  este é o perfil de toda a sua geração, dos colegas e amigos que estão nesta fase de buscar um lugar ao sol.

A vibe coletiva é a mesma na galera: Concluir o Ensino Médio; fazer o Enem; fazer vestibular; tentar o Sisu; tentar o Prouni; tentar o Fies; arriscar uma Bolsa de Estudos; entrar na faculdade; conseguir um estágio; começar a trabalhar; criar uma startup; morar sozinho; quebrar a cara mas voltar a sonhar e a batalhar. Todas estas etapas fazem parte das escolhas mais importantes, dos desafios de sua vida. Talvez as decisões mais relevantes na entrada da vida adulta.

O tempo em que você vive é a fase em que muitas coisas diferentes acontecerão contigo. E, afinal, a vida é feita de escolhas. Porém, em especial, em muitas decisões você  terá uma oportunidade única em suas mãos: “clicar certo”:  Pode ser uma Bolsa de Estudos pela Nota do Enem, uma vaga no Sisu, no Prouni, ou no Fies.

Os desafios na escolha do curso e da profissão

Quer ver só uma coleção de exemplos que ‘pegam você por dentro’?  – Você vai tentar uma vaga  na categoria de Ampla concorrência, ou pelas Cotas? Estudar o dia inteiro numa Universidade Pública, ou estudar de noite numa Universidade Privada para poder trabalhar de dia e pagar as contas da vida? Entrar no curso do seu sonho, ou na escolha racional do mercado de trabalho? Quantas dúvidas que geram ansiedade, certo?

E, as respostas, quase sempre, é aí dentro de você em que elas estão, ao lado das dúvidas e das angústias, e sem ninguém para compartilhar. Às vezes não dá vontade de morder o travesseiro e chorar baixinho pra ninguém escutar? É super normal, não se grile com isso.

A minha intenção, com esta conversa aqui no Blog do Enem, é relembrar a você aquilo que já escrevi a algum tempo aqui mesmo: faça a sua escolha! Faça aquilo que deseja, e não o que lhe é pedido. Porque, se você apenas ceder aos outros, você pode se tornar uma pessoa e um profissional frustrado.   

Veja as dicas que preparei para você:

Graduação = escolha da profissão que você exercerá em breve.

Profissão = sua inserção no mercado, seu sustento, dignidade, status e bem estar.

Então, vamos lá, pense naquilo que você deseja e vá em frente.  Só que o curso é longe… terei de mudar de casa…

E daí, qual o problema nisso? Quantos milhares de jovens já fizeram este movimento? O movimento da mudança e do enfrentamento?

Bom, você deve estar pensando que não vai dar para morar longe de casa. Tipo assim “A Ana Célia não pensou no gasto que vou ter com moradia, transporte e alimentação!”

Ledo engano, eu tenho que pensar em tudo. E muita gente aprende a vencer na vida exatamente quando tem que enfrentar as situações mais difíceis.

Eu mesma sou administradora de formação e professora de profissão. Minha cabeça pensa em finanças, em planejamento e dispêndios, o tempo todo… Afinal, tenho duas filhas na mesma situação em que você está exatamente hoje!

E sabe o que tenho para lhe dizer? Não tema. Não procure empecilhos onde não haja. Não ache desculpas para não ir.

Buscar soluções ajuda a reduzir a ansiedade

É possível otimizar moradia com mais 2 ou 3 estudantes? É possível fazer um trabalho de tempo parcial ou mesmo extra no final de semana para levantar uma grana e pagar as contas? São apenas dois exemplos para você pensar.

Trabalhar e estudar é vergonhoso? Não, não é. É dignificante. É dar valor a tudo aquilo que talvez você teve até agora e não observou com olhos atentos. É possível ir a pé até a Universidade ou de bike, certo? Faz bem para o corpo.

E quanto ao aluguel? Torne-o o mais barato que você puder. Peça ajuda aos seus entes queridos, diga-lhes da importância de seu curso. Valorize a sua “passagem” para o nível superior. Entre em sintonia com você, escute-se. Grite, se precisar, mas nunca, nunca deixe de estudar” 

Abraço afetuoso a você e aos seus colegas. Sucesso em sua nova jornada! Professora Ana Célia Bohn.

Veja aqui os outros textos que já publiquei no Blog do Enem

O Mundo novo do Teletrabalho

O Futuro é agora – Você e sua nota do Enem

Orientação Profissional – Como escolher o curso

Estamos todos torcendo por vocês! Força e muito sucesso! Até breve…

Este post sobre como escolher seu curso foi escrito pela professora Ana Célia Bohn. Ela é formada em Administração, com especialização em Gestão de Recursos Humanos e tem Mestrado em Administração. Ana Célia Bohn dá aulas no Centro Universitário Católica de Santa Catarina, e na Faculdade SENAC na cidade de Jaraguá do Sul.

Ana Célia Bohn foi premiada em 2015 com o melhor artigo científico brasileiro com o tema “Educação à Distância”, no XXV ENANGRAD, e também atua como orientadora educacional para graduação e pós-graduação.  Contato: [email protected]

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Profissões Tags: , , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel