O seu Futuro é Agora: veja como escolher um curso com a nota do Enem

O futuro é agora. Veja como escolher o seu curso de graduação. Entrar na universidade pela Nota do Enem é um sonho, mas pode virar um pesadelo. Veja as dicas da professora e coach Ana Bohn.

E aí galera, todos bem? E você, já definiu o seu futuro, ou está com a cabeça cheia de tanta gente perguntando ‘Já escolheu o seu curso?’, e ainda aquela olhada de canto de olho perguntando ‘Será que isso dá dinheiro?’ Não é nada fácil, porque agora chegou a etapa das escolhas, certo? Veja como escolher o seu curso.

As oportunidades para seguir adiante são muitas: Entrar pela Nota do Enem nas vagas do Sisu, nas Bolsas de Estudo do Prouni, nos Financiamentos do FIES, ou negociar um bom desconto ou bolsa de estudos parcial nas universidades privadas.  Porém, o mais importante é saber como escolher seu curso.

Confira abaixo as dicas da professora Ana Célia Bohn sobre como escolher seu curso. É hora de construir seu futuro. Se você gosta do mundo digital, veja na imagem as profissões inovadoras:Como escolher seu cursoAs portas do futuro estão abertas para você. Há carreiras tradicionais, e que as famílias entendem como mais ‘seguras’, e há também as profissões da nova fronteira da economia digital.

Mas, não importa o esforço que você faça para chegar lá na Universidade, ainda que represente um sacrifício, é a escolha de sua vida! A sua graduação! Veja como escolher seu curso para fazer a melhor escolha.

Mude sua vida com a Nota do Enem

  A sua nota do Enem vale ouro. Tão logo o resultado do Enem fique disponível, e que você esteja com a página do SISU, do Prouni ou do Fies na sua frente, fique de olho na disputa pelas Notas de Corte logo após fazer a sua inscrição.

Você pode trocar os lances durante todos os dias para buscar a sua melhor colocação. Veja aqui  na imagem como funcionam as Notas de Corte no Sisu.

É como num game, onde a sua nota pode ganhar ou perder vidas. Como funcionam as notas de corte do Enem

Bolsas de Estudo para o semestre que vem:

E, não desanime, porque se você não conseguir êxito pelo SISU, pelo PROUNI ou pelo FIES, existem ainda todo ano milhares de Bolsas de Estudo para as faculdades particulares. Então, as chances são inúmeras.

Consulte a lista de Vagas com Bolsa de Estudos > Veja aqui como conseguir Bolsas de Estudo diretamente com as Universidades, Centros Universitários e Faculdades privadas. Você coloca o nome do curso e o sistema mostra onde estão as vagas para o semestre que vem:

Encontre a bolsa de Estudos que você procura:

Digite pelo menos 3 caracteres.

Como Escolher seu Curso:

Eu penso que, seu maior desafio é a escolha correta. Pensar bem antes de inscrever-se em qualquer curso é o mais importante de tudo nesta etapa, porque é o princípio de sua vida adulta. Chega a hora de escolher sua profissão, seu futuro.

Há diversos caminhos. Muitos jovens ficam perdidos na dúvida entre ‘ganhar dinheiro’ e ‘realizar o sonho’. Mas, esta é uma falta encruzilhada. você pode, sim, realizar estas duas dimensões.

Veja um post especial sobre Orientação Profissional. Não é muito complicado para você conseguir alcançar sucesso material e realização pessoal também. Dá sim, confira aqui nesta aula da professora Ana Célia Bohn sobre a Escolha do CursoOrientação ProfissionalEscolha uma área que você detenha afinidade, simpatia, interesse e curiosidade.

Leia a respeito e no decorrer desta semana pesquise na internet sobre a profissão desejada, por exemplo: tempo de duração do curso, qual a formação, se bacharelado, licenciatura, engenharia, etc. Não vacile, e lembre destas dicas sobre como escolher seu curso.

O Mundo do Trabalho está sempre em mudança. Hoje em dia você já pode pensar inclusive em profissões para trabalhar sem sair de casa. Veja como é o Teletrabalho neste post especial da professora Ana Célia Bohn.  Clique na imagem:teletrabalho

Veja também como anda esta profissão no mercado, no quesito renda e empregabilidade, ok? Dê uma espiada em:

Estamos todos torcendo por vocês! Força e muito sucesso! Até breve…

Este post sobre como escolher seu curso foi escrito pela professora Ana Célia Bohn. Ela é formada em Administração, com especialização em Gestão de Recursos Humanos e tem Mestrado em Administração.

Ana Célia Bohn dá aulas no Centro Universitário Católica de Santa Catarina, e na Faculdade SENAC na cidade de Jaraguá do Sul.

Ana Célia Bohn foi premiada em 2015 com o melhor artigo científico brasileiro com o tema “Educação à Distância”, no XXV ENANGRAD, e também atua como orientadora educacional para graduação e pós-graduação.  Contato: [email protected]

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Enem, Profissões
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel