Teletrabalho: você sabia que já é possível trabalhar de casa?

O teletrabalho é uma realidade, ganhou legislação e adeptos em várias áreas, como Design, Tecnologia e Jornalismo. Quer saber mais? Continue a leitura do artigo!

Você já ouviu falar do teletrabalho? É o trabalho que efetuamos remotamente de qualquer lugar para a empresa ou instituição na qual estamos vinculados. Que bacana, certo? É uma grande tendência para todas as profissões.

teletrabalho

Até meados da primeira década dos anos 2000 o teletrabalho não era possível. Mas, agora é. E você está inserido neste novo contexto de trabalho. Acabou a necessidade de estrutura, escritório, telefone fixo, computador ou laptop, mesa de reunião, caixinha de sugestão. Isso tudo é coisa do passado. Do meu passado, que ficou bem distante.

Você poderá trabalhar, na profissão que escolher, de forma virtual. A parte boa disso é que você já detém o conhecimento tácito para operar as redes, fazer web conferências, gravar áudios, enviar snapchats, twittar. Só irá ampliar seus horizontes com extensão ao seu ofício.

O teletrabalho e os avanços do mundo corporativo

Cirurgias já são feitas por meio de videoconferência, trabalhar nos órgãos públicos (tribunais e ministérios públicos) já podem ser via intranet, de sua casa, sem precisar comparecer ao posto de trabalho físico.

Imagine-se fechando um negócio de grande montante, em uma reunião virtual: show! A tecnologia nos libertou. Permitiu-nos escolhas e opção pela qualidade de vida no trabalho.

No Brasil já possuímos a regulamentação desta modalidade de trabalho pela lei ordinária de número 12.551/2011. Saiba mais, clicando aqui.

Teletrabalho e EaD: similaridades

Até para estudar ficou melhor. Temos a opção do curso presencial ou educação a distância, com o uso da internet, com aulas gravadas, chat on-line, interações, comunicação síncrona e assíncrona. Você precisa comparecer à estrutura apenas para prestar as provas.

Para ser excelente na profissão e nos estudos é preciso ser “híbrido”

Não importa a profissão que você escolha, tenha a certeza de que, terá de se esforçar para ser um profissional “híbrido”, ou seja, ora na estrutura, ora no fluxo. Ora trabalhador, hora teletrabalhador. Inclusive nos estudos, aproveite a internet para estudar, há cursos on-line gratuitos para serem feitos que podem te ajudar a evoluir na sua profissão. Acompanhe o site da FGV e verifique

É isso meus queridos internautas, um forte abraço a todos.

orientacao profissionalEste post foi escrito para você pela professora Ana Célia Bohn. Ela é formada em Administração, com especialização em Gestão de Recursos Humanos e tem Mestrado em Administração. Ana dá aulas no Centro Universitário Católica de Santa Catarina, e na Faculdade SENAC na cidade de Jaraguá do Sul. Ela foi premiada em 2015 com o melhor artigo científico brasileiro com o tema “Educação à Distância”, no XXV ENANGRAD, e também atua como orientadora educacional para graduação e pós-graduação.

Contato: [email protected]

Rosângela Menezes

Rosângela Menezes é formada em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Amazonas e em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como professora por 10 anos e, atualmente, escreve textos sobre Ciência e Tecnologia.
Categorias: Sem categoria
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel