É hora de escolher o curso… Veja como definir seu futuro na escolha profissional

Se você conseguiu atingir seu objetivo com a nota do Enem, parabéns! Toda aquela dedicação diária, horas de estudos, baladas “perdidas” não foram em vão. Mas será que era realmente isso? Na verdade a guerra pra valer é permanente na busca da vida profissional. Veja como optar!

Você sabe que a nota do Enem é apenas uma espécie de ‘passaporte’ para você seguir adiante. O seu futuro, pra valer, vem nas escolhas de curso no Sisu, Prouni, Fies ou nas Bolsas de Estudo nas faculdades privadas. Mas, como acertar na opção de carreira?

Socorro! Como fazer a escolha do curso? – A vida é feita de escolhas e decisões, colhemos os frutos de decisões que tomamos no passado. Essas decisões criam quem somos e moldam nosso futuro.

Se pudéssemos voltar no tempo, será que tomaríamos as mesmas decisões que tomamos no passado? Ou faríamos tudo igual?  O que você pensa sobre os seus sonhos, desafios, e a dificuldade na escolha do curso no Sisu, no Prouni, no Fies ou nas Bolsas de Estudoescolha do cursoEsses questionamentos vêm bem a calhar neste momento em que você pode ter conquistado seu objetivo da nota do Enem, pois lembre-se de estar seguro em sua escolha, isso moldará seu futuro.

Mas, o futuro pode passar logo ali na sua frente, na escolha do curso. Veja as dicas para você se achar com este post da professora Vânia Hernandes, especializada em orientação pessoal

Ela explica que este pensamento  na hora de escolher os caminhos do futuro vale também para quem pensa que não atingiu a nota desejada. Sim, infelizmente isso pode ter acontecido, Você se dedicou, ralou muito e… não deu ainda para chegar na escolha do curso por conta das notas de corte do Enemas notas de corte do Enem

Nada de pânico nessa hora!

Se ‘ainda não bateu para você’ a hora de entrar na universidade, aproveite esse momento difícil para fazer um balanço. Faça uma autoavaliação, reflita sobre seus resultados positivos e negativos, dedique tempo para sua autorreflexão para não correr o risco de continuar atuando de maneira equivocada, desperdiçando oportunidades.

Pense como você vem tomando suas decisões e o que te motivou a tomá-las. Talvez aí esteja um ponto a ser observado. É o que você acredita que deve fazer ou o que dizem que é o melhor para você?

A única pessoa responsável pelo que acontece com você é você. As professoras Vânia Hernandes e Milena Mascarenhas criaram um roteiro que pode ajudar você a definir um Projeto de Vida. A partir daí, tudo fica mais fácil, e a vida flui. Confira aqui como criar o seu Projeto de VidaProjeto de vida

Errar é humano. Mas, insistir no erro, não dá!

A expressão “errar é humano” traz certo consolo aos equívocos cometidos na vida. Tentativas e erros são necessários para avançar no processo de aperfeiçoamento pessoal. Mas o erro somente se torna didático se existir reflexão sobre ele. Por exemplo:

  • 1) Qual foi o erro?
  • 2) Qual a natureza do erro (emocional, profissional, psicomotricidade, saúde, etc.)?
  • 3) Pode-se corrigi-lo, repará-lo?
  • 4) Como evitar a repetição do erro?
  • 5) Qual o aprendizado com tal experiência?

Dica da Vânia: É muito importante estudar os erros pessoais, para evitar que estes continuem ocorrendo. Você já se olhou no espelho e conversou consigo hoje?

Fatores de sucesso e de insucesso

É fundamental identificar as causas e motivos do insucesso no alcance dos objetivos ou daquilo que havia planejado ou se comprometido a realizar. O diagnóstico e o reconhecimento das dificuldades é o primeiro passo para a superação dos problemas. O sucesso vem com esforço e dedicação.

Mas se você acha que fez a escolha errada na etapa de seleção do Sisu, do Prouni ou do Fies, o melhor mesmo é trocar a opção de curso. mudar a escolha do curso

Na vida profissional o sucesso é proporcional aos dias, horas e minutos de esforço e dedicação, tem mais chance de sucesso aquela pessoa que se esmera no alcance dos seus objetivos, enfrentando e superando obstáculos. Se vitimizar, “remoendo” o próprio fracasso, não leva a lugar algum.

Sucesso é fruto de planejamento. Planos são compostos de objetivos e metas a serem alcançados. Objetivos e metas na vida, são indispensáveis para qualquer pessoa. Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve. Neste sentido, importa questionar:

  1. Realizo (ou realizei) as minhas atividades conforme planejado?
  2. Qual o desempenho nas atividades realizadas? Bom ou ruim? Satisfatório ou insatisfarótio?
  3. Divido o meu planejamento em frações diárias? Cumpro-as a cada dia?
  4. Assumo minha vida, tomando as minhas próprias decisões? 

Muitas vezes, a pessoa busca um sonho, no entanto, julga-se incapaz de realiza-lo. Outras, acabam se enrolando com o sonho dos outros, terceirizando suas escolhas à outras pessoas. Tais posturas são dificultadoras do alcance do desejável.

Autossegurança, autoconfiança e valorização pessoal, são elementos fundamentais para o alcance dos objetivos. Portanto, registre e comemore cada conquista. As conquistas refletem o alcance das metas propostas.

Que tal fazer um balanço da sua vida até agora?

Convido você a realizar o Balanço de sua Vida até agora, listando os erros, as omissões e as realizações, e ao final reflita sobre o saldo das suas ações (ele está mais positivo ou negativo?). 

Balanço de Vida é momento de pontuar objetivos alcançados ou não; de comemorar as conquistas e planejar as próximas metas a serem alcançadas, e ainda, fazer correções e ajustes de rota, almejando o alcance daqueles objetivos que ficaram para trás, que não foram alcançados.

Quer mais dicas? – Então, se você quer mesmo avançar, veja aqui minhas dicas para você encontrar os seus Objetivos Pessoais.

Este post foi escrito para você pela professoras Vânia Hernandes Ela é co-autora com Milena Mascarenhas do livro Projeto de Vida.Vânia Hernandes

Vânia é professora Universitária, Life & Executive Coach, Consultora na área de pessoas. Pós-graduada em Psicologia Positiva e graduada em Administração. Voluntária há mais de 8 anos no terceiro setor, ministrando cursos sobre o propósito de vida e planejamento existencial. Vânia esta no facebook: https://www.facebook.com/vania.hernandes.7

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Profissões Tags: , , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel