Projeto de Vida e Objetivos Pessoais – Confira antes de escolher seu curso superior

Se você ainda não sabe o que deseja na vida, a hora de pensar é agora. Daqui a pouco já vêm as escolhas. Confira aqui as dicas das professoras Vânia Hernandes e Milena Mascarenhas para ajudar você a definir seu Projeto de Vida. Tudo começa com os Objetivos Pessoais.

Os objetivos pessoais de cada um são os alvos, escopos, anseios, o que move e motiva você a buscar as pretensões básicas a serem alcançadas durante toda sua vida. Estão no seu Projeto de Vida. E você faz isso por meio de esforços individuais dia após dia.

Você já tem um Projeto de Vida? Já sabe quais os seus Objetivos Pessoais? Não tem problema se você ainda estiver no caminho. Veja aqui com as consultoras de Projeto de Vida Vânia Hernandes e Milena Mascarenhas como chegar lá.Projeto de Vida e Objetivos Pessoais

Porque é importante definir objetivos para sua vida?                  

Podemos afirmara você o seguinte: quem não sabe o que deseja na vida, expressa pouca importância com a profissão escolhida, com o trabalho realizado ou nas relações pessoais estabelecidas. Afinal, qualquer atividade, relacionamento ou saldo bancário irão servir. Você não quer para você este futuro assim ‘sem graça’, ‘sem sentido’, quer?

A dica principal é que planificar objetivos possibilita a você traçar os melhores trajetos a serem percorridos. A partir do caminho principal estabelecido você pode identificar as demais rotas, trajetórias, pessoas, profissões, obstáculos, locais, relacionamentos, custos, dentre outras situações não prioritárias. Então, ficaria melhor a sua vida se fosse assim?

Traçar um Projeto de Vida é tudo de bom. Veja.

Tudo muda na vida da pessoa que possui objetivos planificados. A partir do momento em que são definidos dois pontos de uma trajetória, tornam-se claro o ponto onde se está e o ponto aonde se quer chegar. Você sabe de onde partir e tem clara a linha de chegada.

Lidar com as adversidades do cotidiano é algo que devemos estar todos preparados. Por mais que os objetivos estejam claros, possuir estratégias alternativas (planos A e B) torna-se sempre mais seguro para não se desmotivar na primeira dificuldade que aparecer.

Ter dúvidas faz parte do caminho. É mesmo difícil escolher um curso superior.

Durante o percorrer de uma trajetória é possível observar inúmeras opções, oportunidades e novos caminhos que poderiam levar ao desvio do objetivo. Mas, ao trilhar o caminho desejado e planejado, pode-se, sem ansiedade, abrir mão dessas oportunidades. Essa postura tende a gerar sensação de tranquilidade, pois estará em sintonia com o almejado.

projeto de vida para jovens

Isto vale para escolher também o seu curso superior. O que fazer na faculdade ou na universidade? As dúvidas são naturais da idade e sempre retornam nos momentos de decisões importantes como essa.

Mas, na prática, as dúvidas diminuem, porque apesar de enxergar muitas possibilidades distintas na vida, ao saber aonde se quer chegar, pode-se eliminar a perda de tempo com atuações diferentes do enfoque principal.

Desta forma você pode concentrar sua energia, esforços e dinheiro nas oportunidades existentes ao longo do percurso, relacionadas ao que foi planejado, até o alcance dos objetivos.Investir no estabelecimento de objetivos pode gerar benefícios como, por exemplo,a dispersão de esforços, economia de dinheiro e a evitarerros, omissões e autoenganos.

Enfim, o estabelecimento de objetivos e da sequência do caminho a ser percorrido ajudam você a promover acertos sucessivos no âmbito pessoal e profissional.

As dicas para ajudar você a acertar o caminho:

A – Faça uma reflexão e avaliação das motivações que você tem. Procure compreender qual é o principal motivador das suas aspirações;

B – Destaque os objetivos pessoais que estão nos seus sonhos, propósitos e nas suas ambições em um contexto mais abrangente. Pense além da área profissional ou financeira.

C – Estabeleça objetivos pessoais que sejam ambiciosos, mas que ao mesmo tempo sejam viáveis, mesmo que para alcançar no longo prazo.

D – Pensar nos objetivos pessoais é algo que nem todos fazem. No entanto, investir nesta questão é parte fundamental para quem deseja tornar-se um indivíduo diferenciado dos demais em diversos aspectos. Você quer?

E – Faça uma lista com o que você deseja.

F – O que é mais importante para você: Moldar-se, conforme os interesses e motivações comuns da sociedade, e tornar-se um indivíduo mediano e trivial? Ou ir além, estabelecer e superar desafios, objetivos, cada vez maiores, tornando-se uma pessoa diferenciada, ética, lúcida, com discernimento, princípios e motivações próprias?

Lewis Carroll, autor do clássico livro Alice no País das Maravilhas, dizia: “Quem não sabe aonde ir, não importa o caminho”. É necessário definir os objetivos de forma clara e realista para que seja possível alcançá-los.

Veja os 10 piores e os 10 melhores salários no mercado de trabalho

A escolha é sempre muito difícil. Pode ser para toda a vida a definição de um curso de graduação e a profissão que vem depois. Já imaginou se você  escolhe errado?  10 melhores e 10 piores salários

Veja aqui Os 10 piores salários. São cursos de graduação com poucas chances de emprego e baixos salários. Veja aqui Os 10 melhores salários. Nesta categoria estão os cursos de graduação mais valorizados pelo mercado, Acesse!

Veja os fatores que podem contribuir para a conquista de seus objetivos:

  1. Clareza. O objetivo precisa ser detalhado o máximo possível para não gerar desmotivação em relação ao alcance.
  2. Atraente. A conquista daquele objetivo é desafiante? O quanto você se motivapara alcança-lo?
  3. Relevância. O quão relevante é aquele objetivo em sua vida? É importante o bastante para que você assuma o compromisso de ir além da meta almejada?
  4. Acompanhamento. A forma que você esta atuando para que objetivo seja atingido é a melhor? Você está obtendo resultados? A estratégica precisa ser alterada?
  5. Continuísmo. Seja persistente no alcance de seus objetivos, trabalhe todos os dias para atingi-los e mantenha-se firme nas suas escolhas.

Desta forma,o nosso desafio para você é traçar, pelo menos,cinco objetivos pessoais para serem alcançados em até cinco anos.

Como fazer isso? Elenque seus objetivos de vida e coloque em ordem de prioridade. Defina prazos e trace as estratégias para o alcance desses objetivos.

Coloque esses objetivos em local visível, onde você possa vê-losno intuito de motivá-lo a manter o auto comprometimento, a visão otimista do futuro pessoal esustentar a dedicação diária na consecução do plano estratégico traçado.

Este post foi escrito para você pelas professoras Vânia Hernandes e Melissa Mascarenhas. Veja a seguir o perfil de cada uma delas e os contatos no face. Elas são autoras do livro Projeto de Vida.

Vânia Hernandes

Vânia Hernandes é professora Universitária, Life & Executive Coach, Consultora na área de pessoas. Pós-graduada em Psicologia Positiva e graduada em Administração. Voluntária há mais de 8 anos no terceiro setor, ministrando cursos sobre o propósito de vida e planejamento existencial. Vânia esta no facebook: https://www.facebook.com/vania.hernandes.7

Milena Mascarenhas

Milena Mascarenhas é mestre em História. Consultora acadêmica na HOPER Educação. É voluntária há mais de 12 anos no Terceiro Setor, ministrando palestras pelo Brasil e Exterior sobre o Propósito da Vida. Atualmente é Secretária Geral da Associação Internacional da Programação Existencial – APEX. Milena esta no facebook: https://www.facebook.com/milena.mascarenhas