Engenharia Ambiental: o curso, a profissão e o mercado de trabalho

O curso de graduação em Engenharia Ambiental é cada vez mais importante, já que forma profissionais com habilidades para atuar em projetos que minimizem danos ambientais. Esse é um dos principais temas do mundo contemporâneo, além de ser um dos maiores desafios para o homem. Veja abaixo a carreira e o mercado de trabalho para engenharia ambiental!

Quem se forma em Engenharia Ambiental faz o quê? Descubra neste post os segredos e o potencial da profissão de Engenharia Ambiental.

O engenheiro ambiental é o profissional responsável por avaliar, implantar e monitorar soluções de problemas do meio ambiente. Ele deve atuar no manejo, tratamento, controle e diagnóstico de problemas ambientais, tanto no âmbito rural quanto urbano.engenharia ambiental destacadaSua diferença para outros profissionais que também trabalham na área ambiental é que ele consegue identificar e avaliar o problema e sua dimensão, além de criar uma solução, projetar, implantar e monitorar.

O curso de Engenharia Ambiental – Para que o profissional se torne apto a desempenhar todas as funções do ramo, o curso é composto por diversas disciplinas das áreas de Biológicas e Exatas. A graduação tem duração média de cinco anos e contempla disciplinas como estatística, química, física e cálculo, além de topografia, hidráulica, geologia, ecologia e hidrologia.

Enquanto nos primeiros semestres do curso as disciplinas ensinadas costumam pertencer ao ciclo comum a todas as engenharias, a partir do terceiro ano, os estudos se tornam aprofundados. O aluno mergulha em assuntos como tratamento de resíduos, avaliação de impactos ambientais, controle de poluição ambiental, cálculo de emissões na atmosfera, recuperação ambiental, entre outras.

Para que o acadêmico possa se formar, um estágio supervisionado é obrigatório. Além disso, o aluno deve produzir um trabalho de conclusão de curso.

Mercado de trabalho para Engenharia Ambiental

O mercado de trabalho para formados em Engenharia Ambiental é amplo, por isso os recém-formados costumam conseguir emprego rapidamente. As vagas de emprego são ainda mais abundantes em áreas como tratamento de água e esgoto.

Promoção da sustentabilidade e recuperação de áreas degradadas também são áreas que ganham cada vez mais destaque no mercado de trabalho.

Entre outras áreas de atuação, o mercado de trabalho também possui vagas em órgãos de controle e fiscalização de recursos ambientais, indústrias, usinas de energia e ONGs. O salário inicial médio de um engenheiro ambiental é de pouco mais de R$ 4.000,00 por 6 horas diárias de trabalho.

Dica 3 – Engenharias estão em alta no mercado de trabalho. São mais de 600 mil vagas previstas até o ano de 2020. Aqui: https://blogdoenem.com.br/engenharia-salarios-alta-600-mil-empregos-ate-2020

Engenharia Ambiental

O perfil do profissional após a formação

Ao se formar no curso de graduação de Engenharia Ambiental, o profissional deve conseguir realizar perícias ambientais, elaborar planejamento energético, analisar riscos ambientais, realizar controle de poluição e estudos de impacto ambiental.

O engenheiro ambiental também ajuda a elaborar políticas que contribuam para conscientizar a população, que tenham como objetivo direto a preservação do meio ambiente.

O profissional também pode estudar os efeitos de um determinado produto sobre o meio ambiente, fazer mapeamentos geográficos, racionalizar a exploração de rios e operar ou construir sistemas de abastecimento de água, tratamento de esgoto, de lixo doméstico, entre outros. Sistemas de drenagens também podem ser criados e montados para prevenir inundações e enchentes.

Dica 1: Você sabe quais são os conteúdos que caem na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias? Contamos para você. https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/natureza/
Dica 2: Saiba como acertar na estrutura da sua redação do Enem! https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-estrutura-texto/

Confira o vídeo que o Programa Desafio Profissão, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, preparou sobre o curso:

Dica 4 – Mande bem no Enem com as Apostilas Enem Gratuitas. Aulas e vídeos grátis para todas as matérias: https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis

5 cursos de Engenharia Ambiental com conceito máximo no Enade

O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação. Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

* Universidade Federal de Viçosa (UFV)
* Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
* Universidade Federal do Rio de Janeiro (UGRJ)
* Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
* Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC)

Quer conhecer outros cursos de Engenharia Ambiental com conceito 5 ou checar o conceito de cursos de outras instituições do país? Acesse http://emec.mec.gov.br/ e faça a busca por estado no mapa ou a busca textual pelo nome da instituição, pelo nome do curso, conceito no Enade e muitos outros critérios!

Natália Marinho é formada em Comunicação Social – Jornalismo. Trabalha com produção de conteúdo, revisão e manutenção de redes sociais. Já trabalhou para empresas como Submarino Viagens, Americanas, Compara Online, Beleza na Web e Yahoo!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel