Saúde Pública: curso, profissão e mercado de trabalho

Tem curiosidade de saber como é a vida do profissional de Saúde Pública e o que se estuda no curso? Então confira e tire as suas dúvidas!

Antes de escolher sua profissão, pesquise e descubra como é o mercado de trabalho e quais são as principais disciplinas. Veja aqui tudo sobre o curso de graduação em Saúde Pública!

A Saúde Pública, ou Saúde Coletiva, é o campo que trabalha com a gestão de instituições de saúde públicas e privadas, atuando em vários setores desse mercado. Ela é focada no tratamento e controle dos problemas de saúde de populações e, por este motivo está diretamente ligada a fatores epidemiológicos, demográficos, sociais, políticos e ambientais dessa manifestação.

Os cursos de Saúde Pública foram, por muito tempo, uma opção de especialização ou pós-graduação oferecida a estudantes de outras áreas da saúde, como a medicina, a enfermagem e a nutrição. Porém, a criação de cursos de graduação nesta área eram uma exigência do mercado de saúde atual. Os cursos de graduação são relativamente novos, e sua grande maioria ainda não formou a primeira turma, mesmo assim o bacharelado de  Saúde Pública tem se mostrado importante para preparar um profissional com habilidades interdisciplinares para lidar com uma área tão multifacetada quanto a saúde coletiva.

SAÚDE-PÚBLICA

Dica 1: Saber escrever bem é essencial para conseguir boas notas no Enem, mas também, para escrever bons textos durante seu curso de graduação e sua atuação no mercado de trabalho. Confira aqui cinco dicas para fazer uma redação sensacional.
Dica 2: Você acha que seus estudos não estão rendendo o suficiente? Confira aqui uma lista de oito fatores que podem estar atrapalhando a sua rotina sem você perceber! 

Quem é o Bacharel em Saúde Pública

O Bacharel em Saúde Pública é também chamado de profissional de gestão em saúde de nível superior. Ele pode atuar diretamente nas várias áreas de planejamento, organização e gerenciamento de instituições voltadas para o campo da saúde, de controle público ou privado. Estas instituições podem ser hospitais, clínicas, serviços públicos, laboratórios e qualquer outro voltado para o cuidado da saúde de populações.

O bacharel em Saúde Pública pode trabalhar com a gestão de equipes, de orçamento, de resíduos, de almoxarifado e, até mesmo, de infraestrutura dos seus locais de trabalho, dependendo da demanda da instituição.

O curso de graduação em Saúde Pública

O curso de graduação em Saúde Pública ou Coletiva é desenvolvido em sete módulos básicos, focados no desenvolvimento da capacidade deste profissional em aliar seu conhecimento teórico às práticas exigidas pelo mercado de trabalho atual:

  1. Ciências da vida: Estudo das disciplinas básicas que vão tratar da história, evolução, tratamento e prevenção da saúde humana e das doenças que podem atingir indivíduos e populações como anatomia, fisiologia, química, biologia e outras.
  2. Ciências Humanas e Sociais: Estudo das disciplinas que tratam da relação sócio-cultural do processo de saúde e doença, discutindo fatores históricos e políticos que influenciam diretamente nestes fatores.
  3. Epidemiologia, Estatística e Sistemas de Informação em Saúde: Estudo das disciplinas que vão tratar de análise e produção de dados relevantes para o conhecimento dos agravos à saúde nas populações.
  4. Políticas Públicas, Planejamento e Gestão em Saúde Pública: Estudo das disciplinas que tratam da formulação e discussão das políticas públicas em saúde, consideradas essenciais para a formação deste profissional.
  5. Meio Ambiente e Saúde Pública: Estudo da relação entre a saúde e o ambiente e como a atuação destes profissionais pode influenciar na harmonia destes dois processos.
  6. Atividades Integradas: Disciplinas interdisciplinares que serão trabalhadas durante os anos de graduação através de atividades práticas e contato com os mais diversos serviços de saúde pública disponíveis no país.
  7. Estágio Curricular: Etapa obrigatória da formação deste profissional, onde o aluno vai vivenciar o trabalho que pode ser realizado nas diferentes instituições de saúde do país. Junto com o estágio deve ser elaborado um Trabalho de Conclusão de Curso para entregar ao final da graduação.

A duração média deste curso de graduação é de quatro anos, podendo variar entre três ou cinco anos, e ele pode ser encontrado em várias universidades do país com outros nomes similares, como Análise de Políticas e Sistemas de Saúde, Gestão de Serviços de Saúde, Gestão em Saúde Ambiental, Gestão em Saúde Coletiva, Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde e Saúde Coletiva.

Conheça um pouco mais sobre o curso com a ajuda desse vídeo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Dica 3: Para passar em boas universidades públicas no país é preciso tirar uma boa nota no Enem. Que tal contar com o melhor material para se preparar para esta prova? Confira nossa lista de apostilas grátis que separamos para você.

Onde estudar Saúde Pública

Como os cursos de graduação em Saúde Pública são relativamente novos, eles ainda não apresentam notas do ENADE ou MEC para avaliação dos melhores cursos, porém é possível estudar Saúde Pública em praticamente todas as melhores universidades públicas do país. Algumas boas opções são:

  •   Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Curso de graduação em Saúde Coletiva – 4 anos
  •   Universidade Federal do Paraná: Curso de graduação em Saúde Coletiva – 4 anos
  •   Universidade Federal da Bahia: Curso de graduação em Saúde Coletiva – 4 anos
  •   Universidade Federal do Rio de Janeiro: Curso de graduação em Saúde Coletiva – 4 anos
  •   Universidade Federal do Mato Grosso: Curso de graduação em Saúde Coletiva – 4 anos
  •   Universidade Federal do Recôncavo da Bahia: Curso de graduação em Saúde – 3 anos
  •   Universidade Federal de Minas Gerais: Curso de graduação de Gestão em Saúde – 4 anos e meio
  •   Universidade Federal de Uberlândia: Curso de graduação de Gestão em Saúde Ambiental – 4 anos
Dica 4: Quer sair do óbvio na hora de escolher o curso ideal para você? Separamos aqui sete cursos que só foram criados após a época da internet! Confira o nosso link: https://blogdoenem.com.br/novas-profissoes-era-internet/