7 Profissões do futuro. Elas nasceram com a Era da Internet. Uma pode ser a sua!

Por que pensar apenas em Medicina, Direito ou Engenharia? Steve Jobs e Bill Gates mudaram o mundo com a informática, e vem mais por aí. Veja abaixo sete novas profissões que surgiram com a internet, os salários, e o mercado de trabalho.

Que a internet revolucionou a comunicação no mundo não é novidade para ninguém. Mas essa ferramenta não fez apenas isso. Ela é responsável por grandes mudanças em diferentes âmbitos da sociedade. Veja as sete profissões criadas com a Internet. Pode ajudar a você a escolher seu curso!

No mercado de trabalho, por exemplo, A Internet é responsável por mudanças radicais em muitos setores. Por isso, separamos para você uma lista de profissões do futuro, criadas graças à internet.

Na verdade já são profissões do presente, tais como Programador Web, Web Designer, Arquiteto da Informação, Analista de Mídias Sociais, e outras. Os salários para quem faz cursos na área de Tecnologia da Informação estão em alta.

Mesmo com o Brasil em crise o mercado de trabalho no segmento da Internet é contratante e com bons salários para quem tem perfil inovador, competência, e formação apropriada. 

Veja os cursos superiores de cada uma das profissões do futuro. O Blog do Enem tem uma seção especial que explica cada um dos cursos de graduação. Assim você pode fazer a melhor escolha depois do Enem.

Veja 7 novas profissões criadas na era da internet

1 – Arquiteto de Informação

Você sabe o que é um arquiteto da informação? Essa profissão, que ganhou vida por conta da internet e tem se tornado cada vez mais necessária dentro das empresas, foi estabelecida para adequar as informações de um site para o seu público alvo e para a sua proposta.

Esses profissionais organizam e estruturam sites, dando melhor navegabilidade para os usuários. Você pode se formar num curso de graduação em Jornalismo, por exemplo, e atuar nesta área. Veja aqui como é o curso de Jornalismo.profissoes-internet

 

 2 – Web Designer

Essa profissão importante tanto para pequenas quanto grandes empresas. Isso porque o web designer é dotado de conhecimentos suficientes para colocar um site no ar. Ele ficará responsável pela elaboração do layout, dos códigos e de todos os elementos que compõem a aparência de um site. Tem bom desempenho nesta área quem se forma em cursos de graduação em design, de artes visuais, Multimídia Digital, Jogos Digitais, ou de comunicação. Veja aqui como é o curso de Jogos Digitaisjogos digitais

3 – Redator e editor de conteúdo

O conteúdo para internet precisa ser pensado de forma diferente de jornais, revistas e outras mídias impressas. Para isso, o profissional de Jornalismo precisou se adequar a um novo meio de comunicação. Além de redigir um texto, o redator web sabe usar de estratégias como call to actions e outros recursos do marketing digital para atrair o leitor.

Quem conclui cursos de graduação em letras, história, jornalismo e outros vinculados à área de comunicação têm boas chances. Veja como é o curso de Comunicação Social.

Dica 1 – Está em dúvida sobre qual curso de graduação escolher? – Veja aqui 70 opções de cursos de graduação e tire suas dúvidas. Tudo sobre cursos e mercado de trabalho você encontra no Guia de Cursos de Graduação do Blog do Enem: https://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/internet

 

4 – Programador

Eles criam aplicativos, desenvolvem a parte lógica dos sites e outras tarefas que não são nada fáceis. Sem os programadores, não poderíamos usufruir das tão adoradas redes sociais e outros espaços de que tanto gostamos na web. O programador é aquele que mantém os espaços digitais em perfeito funcionamento.

Os cursos de graduação que formam bons programadores são os de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software, Engenharia de Computação, e de Sistemas para Internet. Veja aqui como é o curso de Sistemas da InformaçãoSistemas de Informação

 

5 – Analista de Mídias Sociais

São eles que alimentam as páginas do Facebook, Instagram e outras redes sociais. Estudam o comportamento dos usuários nesses espaços e estabelecem o melhor jeito de se comunicar com o público. Além disso, esses profissionais sabem aplicar como ninguém o marketing digital.

Os profissionais destas áreas geralmente concluem cursos de graduação em Publicidade e Propaganda ou Comunicação Social. Veja aqui como é o curso de Publicidade e Propaganda.internet-profissoes

 

6 – Analista de SEO

Um analista de SEO é o responsável pela visibilidade de um site ou blog. Estar bem posicionado em mecanismos de pesquisas como o Google não é tarefa simples. É preciso que sites e blogs sigam algumas regras para que isso seja realmente eficaz. É tarefa do analista de SEO garantir esse bom posicionamento.

Nesta área os profissionais que têm domínio de ferramentas matemáticas avançadas conseguem se destacar bem. Veja aqui como é o curso de Matemática. Curso de Graduação em Matematica

 

7 – Analista de marketing digital

Muitas empresas têm migrado seus serviços para o espaço digital, mas não sabem como fazer isso de forma adequada para obter sucesso. Nesse momento, o ideal é contratar um analista de marketing digital para auxiliar e dar norte ao empreendimento. Veja aqui como é o curso de MarketingCurso de Graduação em Marketing

Essas são algumas das profissões que se alavancaram na era digital. Gostou de alguma? São mercados amplos e em constante crescimento. Cabe a você investir em formação e conhecimento. Certamente o mercado irá acolher você!

7 profissões

Simulado Enem para você chegar lá!

Sim, no mundo digital não tem chance para quem ‘finge que sabe’. Só se estabelece de verdade quem fica fera naquilo que decide estudar e trabalhar. Quer mandar bem no próximo Enem, e conseguir entrar numa boa universidade com as Notas de Corte? Então, vamos começar agora pelos Simulados Enem Gratuitos.

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Post escrito por Mariana Oliveira. Ela é formada em Design Gráfico pelo SENAI-MG e é graduada na Faculdade Tecnológica de Produção Multimídia pela universidade da PUC-Minas. Atualmente, escreve textos voltados para a área de publicidade e comunicação em geral. Twitter: @marioliveirain / Facebook: facebook.com/marianaoliveirai

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel