Engenharia de Aquicultura: curso, profissão e mercado de trabalho

Conhecer todas as possibilidades de uma área é essencial para uma boa escolha na hora da inscrição em um processo seletivo. Você já sabe o que esperar do curso de graduação em Engenharia de Aquicultura? Veja abaixo sobre a carreira nessa engenharia e o mercado de trabalho.

Quem é o engenheiro de aquicultura? – O engenheiro de aquicultura atua na produção de alimentos que possuem origem aquática, sejam eles animais ou vegetais. Por isso, esse profissional pode atuar na produção, captura e a industrialização de peixes, algas e moluscos.

O curso de graduação em Engenharia de Aquicultura – O egresso do curso estuda, aplica e cria métodos e tecnologias para localizar, capturar e conservar tudo o que é produzido no meio aquático.

Em média, o curso de Engenharia de Aquicultura dura cinco anos. Nos primeiros anos dele, o graduando se dedicará às matérias comuns a todos os cursos de engenharia, como Cálculo e Estatística.

Mais adiante, ele se aprofundará em assuntos diretamente relacionados à profissão em disciplinas como Análises Físico-Químicas, Incubação e Alevinagem, Microbiologia, Produtos Cárneos, Ecologia, Zoologia, Biologia Aquática;

Bioquímica, Meteorologia, Hidrologia, Fisiologia, Técnicas de Navegação e Cultivo de Peixes, Moluscos e Crustáceos. Muitas delas são práticas e algumas, inclusive, são ministradas em barcos.

Ao final do curso, o aluno é obrigado a realizar um estágio supervisionado. Também deve elaborar e defender uma monografia para que possa se formar.Engenharia de Aquicultura

O mercado de trabalho para o engenheiro de aquicultura

O Brasil é um dos maiores produtores de pescado em cativeiro de todo o mundo. Por isso, a tendência é de que o mercado de trabalho para o engenheiro de aquicultura cresça cada vez mais. A criação do Ministério da Pesca e Aquicultura, em 2013, deu um destaque maior à profissão e às possibilidades que ela oferece.

As regiões nordeste e sul são as que mais demandam o trabalho do engenheiro de aquicultura, mas com a abertura de frigoríficos na região centro-oeste, a procura por engenheiros tem aumentado por lá também. Regiões costeiras e próximas a rios são campos em potencial para o desenvolvimento de atividades ligadas à Engenharia de Aquicultura.

Dica 3: Melhore seu vocabulário e faça uma boa redação no Enem. https://blogdoenem.com.br/vocabulario-redacao-enem

O perfil do recém-formado

Após a formatura, o profissional pode trabalhar com pesquisas em empregos públicos ou privados, locais de armazenamento ou processamento de pescados, prestando consultorias e realizando cursos ou treinamentos. Além disso, poderá atuar na administração e na economia pesqueira, na implementação e no gerenciamento de empresas pesqueiras, projetando fazendas e viveiros, com ecologia aquática, exploração sustentável, extensão pesqueira e tecnologia do pescado.

O salário inicial é de aproximadamente R$ 4.000 e tende a crescer conforme a experiência e a qualificação. Existem várias programas de pós-graduação que podem ser cursados para que o profissional se especialize e aumente seus rendimentos.

Dica 2: Gosta de Biologia? Estude com as nossas apostilas grátis e gabarite Biologia no Eneme nos vestibulares – https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/#02

Conheça os cursos de Engenharia de Aquicultura do Brasil

Por se tratar de um curso relativamente novo, ainda são poucas as universidades brasileiras que contam com graduação em Engenharia de Aquicultura. Dos nove cursos existentes do país, apenas um já possui conceito Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

A avaliação leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação. Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

O único curso avaliado atingiu o conceito 4:

  •          Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Os demais cursos são os seguintes:

  •          Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  •          Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  •          Universidade Federal da Grande Dourador (UFGD)
  •       Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
  •          Universidade Federal da Fronteira Sul (UFSS)
  •          Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Confira o vídeo que a Pontifícia Universidade Católica do Paraná elaborou sobre o curso de Engenharia de Aquicultura, e que está disponível no Youtube:

 

Ainda está em dúvida? Confira abaixo os links de posts sobre outras profissões que já foram publicados no Blog do Enem:

Administração – https://blogdoenem.com.br/profissoes-saiba-mais-administracao/

Arquitetura e Urbanismo – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-curso-arquitetura-graduacao/

Direito – https://blogdoenem.com.br/direito-tudo-sobre-carreira/

Pedagogia – https://blogdoenem.com.br/pedagogia-tudo-sobre-curso/

Psicologia – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-curso-psicologia/

Enfermagem – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-enfermagem-curso/

Jornalismo – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-curso-jornalismo/

Relações Internacionais – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-relacoes-internacionais/

Ciência da Computação – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-computacao-carreira/

Biomedicina – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-curso-biomedicina/

Fisioterapia – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-fisioterapia-profissoes/

Educação Física – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-profissao-educacao-fisica/

Moda – https://blogdoenem.com.br/moda-curso-carreira-mercado/

Fonoaudiologia – https://blogdoenem.com.br/fonoaudiologia-tudo-sobre-curso/

Terapia Ocupacional – https://blogdoenem.com.br/terapia-ocupacional-curso-carreira-mercado/

Design – https://blogdoenem.com.br/design-curso-carreira-mercado-profissoes/

Ciências Contábeis – https://blogdoenem.com.br/ciencias-contabeis-curso-profissao-mercado/

Secretariado Executivo: https://blogdoenem.com.br/secretariado-executivo-curso-mercado/

Farmácia: https://blogdoenem.com.br/farmacia-curso-profissao-mercado/

Post escrito por Milena Godoy, médica veterinária formada pela Universidade Federal do Paraná e trabalhou 9 anos com produção animal. 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel