Geografia: o curso de graduação, a profissão e o mercado

Antes de escolher sua profissão, saiba mais como é o mercado de trabalho e o que vai estudar na faculdade. Conheça tudo sobre o curso de graduação em Geografia! Veja abaixo.

Geógrafo(a) é o profissional que lida diretamente com o espaço urbano e as suas diversas formas de ocupação. Ele analisa e desenvolve estudos sobre dados estatísticos, econômicos e ambientais.

O profissional formado em Geografia elabora mapas e monitoramento remoto de determinadas áreas. O geógrafo também pode atuar como professor em escolas ou universidades, podendo seguir a carreira de pesquisador.

O profissional formado no curso de graduação em Geografia costuma ter facilidade em lidar com dados e estatísticas. Ele costuma fazer trabalho de campo, não ficando preso a um escritório convencional.GeografiaO curso de graduação em Geografia –  A maioria dos cursos são oferecidos na modalidade bacharelado ou licenciatura, , podendo obter o diploma em três anos, em média. Quem quiser se formar nas duas habilitações, em mais um ou dois anos de estudo se consegue.

Quem faz o curso de graduação em Geografia na modalidade ‘licenciatura’ pode dar aula para o ensino fundamental e médio. Se quiser seguir estudando e fazer pós-graduação pode atuar também no ensino superior, e até virar pesquisador.

Durante o curso de graduação em Geografia você vai estudar disciplinas relacionadas à cartografia, geografia humana, análise ambiental, geologia, estudo da relação do homem com o meio, geomorfologia, climatologia e geopolítica.

Geografia é um curso muito ligado a alguns conceitos de física e química, como, por exemplo, na análise sedimentar do solo de uma determinada região. Os cursos costumam ter uma grande carga de leitura, muitas vezes analíticas, além das saídas de campo – tanto no meio urbano quanto no rural.

Para quem pretende seguir a área de especialização ou acadêmica, é fundamental o ingresso de grupos de pesquisa ou de iniciação científica ainda nos primeiros anos do curso. Assim, já se familiarizará com as linhas de pesquisas dos laboratórios do curso.

Conheça melhor sobre a aplicação dos estudos de Geografia e o mercado de trabalho neste vídeo produzido pela TV da UNIVAP- Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos (SP).

Gostou do resumo?

Mercado de trabalho para Geografia

A grande maioria dos geógrafos possui licenciatura, atuando em escolas de nível primário e secundário. Por isso, a grande oferta de emprego é na área de projeto e análise – para quem tem o título de bacharel – seja na iniciativa pública ou privada. A média salarial vai de 1,5 mil e pode chegar a até 7 mil reais, dependendo do setor de atuação.

Para atuar, o profissional precisa se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, o CREA. O formado no bacharelado em Geografia trabalhará fazendo análises e projetos em escritórios de engenharia ou em órgãos públicos, como o IBGE, Ibama, Incra e governos municipais e estaduais.

Dica 1 – Quer entrar numa universidade disputada, e fazer um curso de primeira linha? Aumente as suas chances estudando com as Apostilas Enem Gratuitas, para todas as matérias. Clique aqui para acessar.

Depois da formatura: perspectivas de trabalho e futuro da profissão 

O recém-formado em Geografia, tanto na licenciatura como no bacharelado, poderá prestar concurso público ou ingressar na iniciativa privada. Escritórios de engenharia ou de consultoria ambiental representam a maior demanda, nesse caso.

Em média, os geógrafos em início de carreira costumam ganhar a partir de R$ 1,5 mil na educação, ou a partir de R$ 3 mil em projetos empresariais, como licenciamento ambiental, por exemplo.

Com a preocupação ambiental cada vez mais crescente, a profissão do geógrafo tende a ganhar mais espaço e importância no mercado de trabalho, podendo variar de acordo com a condição econômica do país e de projetos relacionados principalmente com a extração de petróleo e uso do solo por atividades extrativas, como a mineração.

5 cursos de Geografia com conceito 5 no Enade

 O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação.

Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
PUC-MINAS – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
UFS – Universidade Federal de Sergipe
UFPR – Universidade Federal do Paraná
UFPE – Universidade Federal de Pernambuco
PUC-RIO – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Quer conhecer outros cursos de Geografia com conceito 5 ou checar o conceito de cursos de outras instituições do país? Acesse  e faça a busca por estado no mapa ou a busca textual pelo nome da instituição, pelo nome do curso, conceito no Enade e outros critérios!

Você está gostando do curso de graduação em Geografia? Se não estiver alinhado com os seus desejos e sonhos, veja aqui no Guia de Cursos e Profissões a descrição de mais de 50 formações diferentes. Tem Medicina e todos os cursos da Saúde, as Engenharias, e os cursos da área administrativa e social também.

Post escrito por Gabriela Damaceno, estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Curiosa, se interessa por tudo relacionado ao meio ambiente e o ser humano.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel