Quer ser jornalista? Cálculos podem fazer parte da sua rotina.

Se você gosta de escrever e também de fazer cálculos, a editoria de economia pode ser uma ótima opção para o futuro da sua carreira, pois lida diariamente com contas que influenciam diretamente a vida das pessoas. Veja no texto abaixo, e pense nisso antes de escolher o seu curso no Sisu ou no Vestibular.

É muito comum escutar calouros de faculdade de jornalismo dizerque gostam de escrever, e por isso que escolheramo curso. Agora, se vocêperguntar a importância de trabalhar com números e cálculos, eles provavelmente vão responder: “Quero ser jornalista e não matemático”. Mas será que essa resposta faz sentido?

No passado talvez, mas hoje certamente não. Não existe reportagem se ela não trouxer dados. Seja qual for a editoria, é muito frequente que a matéria seja embasada em números. Por exemplo, quando o assunto é segurança pública, é necessário que você tenha dados sobre furtos e roubos dos últimos anos para saber se os casos aumentaram ou diminuíram.

Já um jornalista esportivo precisa estar antenado a quantos pontos o líder precisa fazer para alcançar o título nacional. São situações em que você precisa entender, por exemplo, de porcentagem ou estatística.

Dica 1 – Veja aqui as notas de corte no Sisu para entrar no curso de Jornalismo: https://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades

Pois bem, se nessas editorias os números são essenciais, imagina no jornalismo econômico? Vamos mostrar que, se você gosta de escrever e de lidar com números, a matemática pode sim ditar o seu futuro.

JornalistaNo dia a dia, esse profissional aborda diversos temas, como a inflação, taxas de juros, ajustes salariais, safras de colheitas agrícolas, previsões de vendas dos lojistas, entre outros. Ou seja, assuntos que impactam a rotina das pessoas.

Se você quer seguir essa carreira e a matemática te assusta, o ensino personalizado, provavelmente, vai te ajudar! É uma plataforma que reúne tecnologia, inovação, educação e formas incríveis para ensinar a matéria.

Com as videoaulase exercícios que rendem medalhas, na Khan Academy é possível praticar atividades de temas recorrentes no jornalismo econômico, como, por exemplo, a porcentagem.Que tal testar seu conhecimento? Veja o vídeo abaixo:

Pense bem e, se for esse mesmo o caminho a seguir, comece a estudar para essa carreira por meio dos exercícios da maior plataforma online e gratuita do mundo para se aprender matemática. Acesse www.khanacademy.org.br e treine agora mesmo!

Saiba mais sobre a profissão de jornalista e sobre os cálculos utilizados na área:

Dica 2 – Jornalismo – Tudo sobre o curso, a carreira e o mercado de trabalho https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-curso-jornalismo/
Dica 3 – Porcentagem: Juros simples e compostos – Matemática Enem https://blogdoenem.com.br/porcentagem-juros-simples-e-compostos-matematica-enem/

Este post foi elaborado pela equipe de comunicação da Fundação Lemann – www.fundacaolemann.org.br

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel