Engenharia de Alimentos: o curso de graduação e o mercado de trabalho

O Brasil é dos maiores produtores mundiais de alimentos. Mas, nas exportações, envia apenas uma pequena parte já com processamento e tecnologias avançadas. Há espaço para crescer e inovar. Veja abaixo como  é o curso de graduação em Engenharia de Alimentos, a profissão e o mercado de trabalho. 

O curso de Engenharia de Alimentos é bem recente e tem como objetivo formar profissionais que vão atuar em escala profissional, cuidando de todas as etapas tanto do preparo como da conservação de alimentos de origem animal e vegetal. 

Neste curso de graduação de Engenharia de Alimentos você estuda como utilizar técnicas e conhecimentos utilizados na fabricação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos industrializados. Veja o curso, o mercado de trabalho, e o perfil de atuação profissional depois do diploma.

Quem é o Engenheiro de Alimentos?  

É o profissional que, atua em escala industrial, selecionando desde a melhor matéria-prima até a logística para a correta distribuição dos alimentos. Além disso, desenvolve tecnologias para a produção e para o aproveitamento de resíduos.

O Engenheiro de Alimentos atua principalmente na pesquisa para o desenvolvimento de produtos para o setor alimentício, e também trabalha na cadeia integrada que fornece equipamentos, embalagens e aditivos.

Os principais mercados de trabalho para a Engenharia de Alimentos são: controle de qualidade, produção de alimentos e bebidas, desenvolvimento de produtos, vendas técnicas e tratamento de resíduos.

O curso de graduação em Engenharia de Alimentos

Como já foi dito, trata-se de um curso recente. Surgiu no fim da década de 60, mas já é oferecido por mais de 60 instituições. Ele tem duração de 5 anos e vai capacitar os estudantes a lidar com todo o processo de produção, processamento, armazenamento e distribuição dos alimentos. engenharia alimentosAlém das disciplinas básicas de engenharia como matemática, física, termodinâmica, operações unitária, os estudantes também estudarão química e disciplinas específicas como nutrição, microbiologia, bioquímica, matérias-primas, dentre outras.

O estágio é obrigatório e será feito em empresas e indústrias alimentícias. O melhor momento para iniciar esse estágio é em torno do final do quarto ou do quinto ano.

Assista a este vídeo produzido pela Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul, e aprenda mais sobre o curso de graduação em Engenharia de Alimentos:

Dica 2 – Quer saber também como é o curso e o dia a dia de quem faz graduação em Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil?  Veja aqui, no Guia de Profissões do Blog do Enem:

Mercado de trabalho para Engenharia de Alimentos

Apesar do mercado de trabalho estar voltado quase exclusivamente para a indústria alimentícia, é cada vez maior o número de profissionais contratados por empresas, inclusive em redes de fastfood.

Além disso, há profissionais que se tornam empreendedores e produzem produtos caseiros que podem evoluir e se tornar uma grande empresa. Graduação em Engenharia de AlimentosSegundo Flávio Luiz Schimidt, coordenador do curso de Engenharia de Alimentos da Unicamp, o setor vive um bom momento, apesar de não estar tão aquecido como nos anteriores à crise de 2008.

Os profissionais podem ser contratados por indústrias alimentícias, agrícolas e de bebidas para atuar na linha de produção, porém, ele também pode atuar em outros setores como controle de qualidade e gerindo pessoas. O salário inicial, segundo Crea-SP, é de R$ 4.068,00.

Perfil do profissional após a formação

O profissional formado em Engenharia de Alimentos, além de uma formação técnico-científica deve possuir formação generalista, além de perfil crítico, humanista.

O Engenheiro de Alimentos é capaz de identificar e também resolver problemas, assim como desenvolver e assimilar novas tecnologias. É também um profissional com forte perfil gerencial capaz de dirigir todos os processos que envolvem o setor alimentício.

Post escrito por Lidiane Franqui, blogueira e redatora freelancer. Escreve para sites e blogs de diversos segmentos, entre eles educação, Marketin Digital e desenvolvimento pessoal.  Facebook: https://www.facebook.com/lidiane.franqui.3

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel