Gerontologia: curso, profissão e mercado de trabalho

Você gosta de dedicar atenção e cuidado a idosos, e deseja atuar em uma área com grande potencial no mercado de trabalho? Então, conheça mais sobre o curso de graduação em Gerontologia, a profissão de gerontólogo, e o mercado promissor para esta nova carreira. Veja abaixo.

Apontada como uma das profissões do futuro, a Gerontologia é uma área emergente que vem aos poucos atraindo a atenção de futuros profissionais. A atividade não deve ser confundida com a Geriatria, que esta é a área médica voltada para o estudo e o tratamento de doenças inerentes à velhice.

O que é a Gerontologia? – O(a) gerontólogo(a) tem um leque de atribuições muito mais diversificado. A gerontologia pode ser definida como uma ciência voltada ao estudo do processo de envelhecimento do ser humano. Gerontologia: curso, profissão e mercado de trabalhoO foco da gerontologia está no desenvolvimento de meios para garantir melhorias na qualidade de vida, levando em conta as alterações sofridas pelo homem neste período e as adaptações e cuidados necessários.

O profissional que se forma no curso de graduação em Gerontologia atua como uma espécie de gesto. Ele diagnostica e buscando soluções no cotidiano para promover o bem estar na terceira idade, abrangendo as dimensões sociais, físicas e emocionais.

O gerontólogo deve estar atento aos conhecimentos e informações científicas próprias da saúde do idoso e ter uma conduta pautada pelos princípios e valores éticos.

O curso de graduação em Gerontologia

O curso de graduação em Gerontologia, na verdade, surgiu para atender a uma demanda crescente em todo o Planeta, já que a média de expectativa de vida aumenta a cada novo levantamento do IBGE no Brasil e em pesquisas semelhantes mundo afora.

Com um maior número de idosos, a necessidade de promover o envelhecimento saudável abriu as portas para o surgimento do profissional em Gerontologia.

Os cursos à disposição são relativamente recentes e em uma quantidade pequena, o que certamente contribui para que os profissionais larguem na frente no mercado de trabalho.

A grade curricular oferecida pela Universidade do Estado de São Paulo (USP) na Escola de Artes, Ciências e Humanidades mescla conteúdos referentes à Biologia, Psicologia, Fisioterapia, aspectos socio-culturais e relacionados à qualidade de vida.

Fazem parte da grade disciplinas como Fundamentos Biológicos da Gerontologia, Psicogerontologia nas Relações Sociais e Familiares, Saúde Mental e Envelhecimento, Princípios Básicos de Fisioterapia aplicados à Gerontologia e Políticas de atenção à pessoa idosa.

Este conjunto permite uma noção da diversidade dos conteúdos abordados. A duração mínima do curso é de oito semestres e confere ao graduado a habilitação como Bacharel de Gerontologia.

Dica 1: Saiba quais são as notas de corte Enem no Sisu para Medicina, Odontologia, Enfermagem, Psicologia e outros cursos da área da Saúde. https://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

Gerontologia: curso, profissão e mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o profissional na área de Gerontologia, ainda é incipiente, mas bastante promissor. É possível atuar nos setores privado e público, gerenciando ou integrando equipes de saúde em diversos setores, como empresas, instituições, hospitais, clínicas geriátricas e fundações instituídos pela administração pública ou ainda prestar consultoria para os seus projetos.

Como a formação do profissional é bem eclética, abrangendo diversos eixos, as oportunidades são igualmente diversificadas. O salário inicial está em torno de R$ 2.000,00, com grande possibilidade de valorização do profissional devido à crescente demanda.

Dica 2: Confira nossas apostilas e comece a se preparar para o vestibular e o próximo Enem hoje mesmo. https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Confira o vídeo institucional produzido pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP apresentando o Curso de graduação em Gerontologia:

O perfil do profissional após a formação

Conforme informações da UFSCAR, após a formação o bacharel em Gerontologia estará apto para atuar na gestão da velhice – saudável ou fragilizada -, podendo compor projetos em contextos multiprofissionais e multidisciplinares nesta perspectiva.

Será capaz ainda de trabalhar na criação, gestão e avaliação de formas de apoio não só ao idoso, como aos seus familiares, cuidadores e profissionais relacionados, além de produzir e disseminar conhecimento na área.

Dica 3: Conheça outros cursos de graduação aqui no Blog do Enem! https://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

Post escrito por Firmo Júnior, servidor público e redator freelancer. LinkedIn

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel