Gerontologia: curso, profissão e mercado de trabalho

Você gosta de dedicar atenção e cuidado a idosos, e deseja atuar em uma área com grande potencial no mercado de trabalho? Então, conheça mais sobre o curso de graduação em Gerontologia, a profissão de gerontólogo, e o mercado promissor para esta nova carreira. Veja abaixo.

Apontada como uma das profissões do futuro, a Gerontologia é uma área emergente que vem aos poucos atraindo a atenção de futuros profissionais. A atividade não deve ser confundida com a Geriatria, que esta é a área médica voltada para o estudo e o tratamento de doenças inerentes à velhice. O(a) gerontólogo(a) tem um leque de atribuições muito mais diversificado. Veja a seguir.

Gerontologia: curso, profissão e mercado de trabalho

O que é a Gerontologia?

A gerontologia pode ser definida como uma ciência voltada ao estudo do processo de envelhecimento do ser humano, com foco no desenvolvimento de meios para garantir melhorias na qualidade de vida, levando em conta as alterações sofridas pelo homem neste período e as adaptações e cuidados necessários.

O profissional que se forma no curso de graduação em Gerontologia atua como uma espécie de gesto. Ele diagnostica e buscando soluções no cotidiano para promover o bem estar na terceira idade, abrangendo as dimensões sociais, físicas e emocionais. Deve estar atento aos conhecimentos e informações científicas próprias da saúde do idoso e ter uma conduta pautada pelos princípios e valores éticos.

O curso de graduação em Gerontologia

O curso de graduação em Gerontologia, na verdade, surgiu para atender a uma demanda crescente em todo o Planeta, já que a média de expectativa de vida aumenta a cada novo levantamento do IBGE no Brasil e em pesquisas semelhantes mundo afora.

Com um maior número de idosos, a necessidade de promover o envelhecimento saudável abriu as portas para o surgimento do profissional em Gerontologia.

Os cursos à disposição são relativamente recentes e em uma quantidade pequena, o que certamente contribui para que os profissionais larguem na frente no mercadode trabalho. A grade curricular oferecida pela Universidade do Estado de São Paulo (USP) na Escola de Artes, Ciências e Humanidades mescla conteúdos referentes à Biologia, Psicologia, Fisioterapia, aspectos socio-culturais e relacionados à qualidade de vida.

Fazem parte da grade disciplinas como Fundamentos Biológicos da Gerontologia, Psicogerontologia nas Relações Sociais e Familiares, Saúde Mental e Envelhecimento, Princípios Básicos de Fisioterapia aplicados à Gerontologia e Políticas de atenção à pessoa idosa, o que permite uma noção da diversidade dos conteúdos abordados. A duração mínima do curso é de oito semestres e confere ao graduado a habilitação como Bacharel de Gerontologia.

Dica 1: Saiba quais são as notas de corte Enem no Sisu para Medicina, Odontologia, Enfermagem, Psicologia e outros cursos da área da Saúde. https://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

Gerontologia: curso, profissão e mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o gerontólogo

O mercado de trabalho para o profissional na área de Gerontologia, ainda é incipiente, mas bastante promissor. É possível atuar nos setores privado e público, gerenciando ou integrando equipes de saúde em diversos setores, como empresas, instituições, hospitais, clínicas geriátricas e fundações instituídos pela administração pública ou ainda prestar consultoria para os seus projetos.

Como a formação do profissional é bem eclética, abrangendo diversos eixos, as oportunidades são igualmente diversificadas. O salário inicial está em torno de R$ 2.000,00, com grande possibilidade de valorização do profissional devido à crescente demanda.

Dica 2: Confira nossas apostilas e comece a se preparar para o vestibular e o próximo Enem hoje mesmo. https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Confira o vídeo institucional produzido pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP apresentando o Curso de graduação em Gerontologia:

O perfil do profissional após a formação

Conforme informações da UFSCAR, após a formação o bacharel em Gerontologia estará apto para atuar na gestão da velhice – saudável ou fragilizada -, podendo compor projetos em contextos multiprofissionais e multidisciplinares nesta perspectiva.

Será capaz ainda de trabalhar na criação, gestão e avaliação de formas de apoio não só ao idoso, como aos seus familiares, cuidadores e profissionais relacionados, além de produzir e disseminar conhecimento na área.

Dica 3: Conheça outros cursos de graduação aqui no Blog do Enem! https://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

Post escrito por Firmo Júnior, servidor público e redator freelancer. LinkedIn