Características do Realismo na literatura brasileira

Realismo é a denominação da reação do mundo das artes plásticas e da literatura contra os ideais românticos, que caracterizou a segunda metade do século XIX. Foi um "choque de realidade" no mundo das artes. Veja agora desde a origem do movimento na Europa e a chegada do Realismo no Brasil. Machado de Assis é o grande nome.

O Realismo na Literatura Brasileira e mundial mostra as grandes transformações vivenciadas pela sociedade resultaram em transformações significativas em sua postura, diante da realidade.

Na segunda metade do século XIX, a Europa passa pela segunda fase da Revolução Industrial, com domínio do método e pensamento científico gerando descobertas, e a chegada de novas doutrinas filosóficas e sociais.

Nessa época já não havia mais espaço para as exageradas idealizações românticas, pois o que estava tomando este espaço era o pensamento dialético de Hegel, o positivismo de Augusto Comte, o socialismo científico de Marx e Engels e o evolucionismo de Darwin.

Origem do Realismo em Português

Em Portugal, no fim da década de 60, o agito em relação à política, ao meio social e à cultura, estão em evidência, em reflexo ao forte sentimento contra ao clero e antimonárquico , que pertenciam aos grandes centros portugueses, inclusive nos meios acadêmicos de Coimbra.

A Escola Realista em Portugal seguiu até o ano de 1890, quando foi publicado o livro de poesias Oaristos, escrito por Eugênio de Castro.

O Realismo na Literatura Brasileira

Veja com a professora de literatura Camila Zuchetto Brambilla, do canal do Curso Enem Gratuito, as principais características, obras e autores do Realismo na literatura brasileira.

No Brasil, acompanhando as transformações em relação à política, ao meio social e à cultura que passam pela Europa, ainda que houvesse diferenças em relação aos materiais (na Europa se vivia o capitalismo industrial e, aqui, a sociedade vivia em organização da produção agrícola e do binômio aristocracia/mão de obra escrava).

O país também passa por mudanças nesses setores, entre 1850 e 1900, como a campanha abolicionista intensificada a partir de 1850; a Guerra do Paraguai, de 1864 a 1870, que tem como consequência a emergência do pensamento republicano.

A Monarquia que estava no poder  entra em declínio progressivo. A contestação da escravidão converge para a Lei Áurea, em 1888, e que cria uma nova realidade aos negros. No ano seguinte, cai o Império e surge a Proclamação da República.

O Realismo na literatura tem características relacionadas ao momento histórico em que está inserido o movimento literário. Assim, dessa forma, é refletida a postura do positivismo, do socialismo e do evolucionismo. O objetivismo nega o subjetivismo romântico e nos mostra o homem como algo que está voltado para fora e dentro dele.

Machado de Assis e o Realismo no Brasil

Veja agora como foi a grande virada literária do país com a entrada de Machado de Assis no movimento realista:

O materialismo se contrapõe ao sentimentalismo e à metafísica, assim como o nacionalismo e o retorno ao passado histórico são esquecidos. Assim sendo, o Realismo só se preocupa com o contemporâneo, com aquilo que acontece e é vivido no presente.

Produções literárias

Em Portugal, certamente, a obra de Eça de Queirós é a melhor prosa de todo o Realismo português. Primeiramente destacam-se as obras: O crime do padre Amaro, O primo Basílio, e Os Maias.

No Brasil, Machado de Assis, romancista, contista e poeta, foi um grande autor desse período do realismo na literatura. O maior de todos foi Machado. Costuma-se dividir suas obras em duas fases: a primeira, ainda apresenta características românticas e a segunda que apresenta o autor totalmente definido dentro das ideias realistas.

Na dita primeira fase, escreveu os romances Ressureição, A mão e a luva, Helena e Iaiá Garcia. Na segunda fase, Machado escreve as obras primas Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro.

Preparamos um vídeo no nosso canal do Youtube para você continuar aprendendo:

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Não deixe de colocar em prática o que foi estudado! Abaixo seguem alguns exercícios pra você saber se conseguiu entender sobre o Realismo:

Exercícios sobre o movimento realista

1- (ENEM 2001) – O Realismo na Literatura

No trecho abaixo, o narrador, ao descrever a personagem, critica sutilmente um outro estilo de época: o romantismo.

“Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.”

ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Rio de Janeiro: Jackson, 1957.

A frase do texto em que se percebe a crítica do narrador ao romantismo está transcrita na alternativa:

a) … o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas…

b) … era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça…

c) Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, …

d) Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos…

e) … o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.

2- (PUC-PR 2007)

Sobre o Realismo, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O Realismo surgiu na Europa, como reação ao Naturalismo.

b) O Realismo e o Naturalismo têm as mesmas bases, embora sejam movimentos diferentes.

c) O Realismo surgiu como consequência do cientificismo do século XIX.

d) Gustave Flaubert foi um dos precursores do Realismo. Escreveu Madame Bovary.

e) Emile Zola escreveu romances de tese e influenciou escritores brasileiros.

Gabarito

1- A

2- A

O texto foi escrito pela professora Analice, formada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp. Atualmente é mestranda em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, professora de português na rede particular de ensino de Florianópolis e colaboradora do Blog do Enem. Facebook: http://www.facebook.com/analice.andrade
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel