Comércio Exterior: curso, profissão e o mercado

O mundo globalizado exige profissionais especializados em Comércio Exterior. Antes de escolher sua profissão, veja aqui como é o curso de graduação em Comércio Exterior e as melhores universidades para você estudar.

Com o objetivo de preparar profissionais capazes de utilizar a carreira administrativa para os negócios internacionais, o curso de graduação em Comércio Exterior tem sido cada vez mais procurado.

E, ao contrário do que muitos pensam, o mercado está em alta, apesar do baixo desempenho da economia nos últimos anos. E, para os interessados em saber mais sobre este curso, reunimos informações úteis não apenas sobre o curso, mas sobre o perfil do profissional, o mercado de trabalho e também as melhores faculdades e universidades para estudar Comércio Exterior.

Quem é o profissional de Comércio Exterior? 

O profissional desta área é o responsável por negociar e mediar vendedores e compradores de diferentes países. Será capaz de realizar serviços administrativos voltados para o mercado internacional de bens e serviços. 

Administração e Comércio ExteriorEste profissional trabalha analisando as tendências de mercado, identificando as necessidades das empresas envolvidas nas negociações, elaborando estratégias de marketing visando o lucro e, por fim, definindo os meios de transporte utilizados na transação.

Poderá atuar em instituições financeiras, entidades governamentais, empresas de câmbio, departamentos de desenvolvimento econômico, dentre outros.

O bacharel ou tecnólogo em Comércio Exterior poderá atuar no agenciamento de carga, no marketing internacional, poderá ainda fazer cotações de moedas internacionais e produtos, servir de intermediário no fechamento de contratos entre empresas estrangeiras e prestar consultorias assessorando empresas de pequeno e médio porte que desejam iniciar uma carreira internacional.

O Curso de graduação em Comércio Exterior

O aluno poderá ser bacharel ou tecnólogo e ambos os cursos possuem disciplinas exatas e específicas de comércio exterior.
O curso possibilita que o aluno adquira conhecimentos nas áreas de política, economia e direito. Dentre as principais disciplinas estudadas está matemática financeira, administração, contabilidade, estatística, direito internacional, logística, língua estrangeira, contabilidade, negociações internacionais, teoria econômica, dentre outras.
O curso tem duração de 4 anos para bacharel e e média de 2 a 3 anos para a formação em tecnólogo. O estágio no final do curso é obrigatório.

Para entender melhor como funciona o curso de graduação em Administração e Comércio Exterior, assista ao vídeo produzido pela Universidade de Fortaleza:

 
5 Cursos de Comércio Exterior e Tecnologia em Comércio Exterior com conceito 5 no Enade  – O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação.

Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação. Os cursos abaixo são ofertados em universidades municipais, estaduais ou federais, com conceito superior a 4 no Enade 2015:

  • Faculdade de Tecnologia Zona Leste (Fatec-ZL) – São Paulo; conceito 5
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN); conceito 4
  • Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba (Fatec-ID) – São Paulo; conceito 4
  • Universidade Regional de Blumenau (FURB) – Santa Catarina; conceito 4
  • Faculdade de Tecnologia de Praia Grande (Fatec-PG) – São Paulo; conceito 4
  • Faculdade de Tecnologia de Itapetininga (Fatec-Itapetininga) – São Paulo; conceito 4
  • Faculdade de Tecnologia de Barueri (Fatec Barueri) – São paulo; conceito 4

Administração e Comércio Exterior

Mercado de trabalho para Comércio Exterior

O aumento de investimento do Governo na infraestrutura e da participação no mercado internacional tem favorecido os profissionais formados em Comércio Exterior. Por isso, pode-se dizer que o mercado para esta área está em alta devido ao aumento significativo do número de empresas que atuam no exterior.

As empresas que tem contratado muitos profissionais são das de logística prática cambial, legislação aduaneira, marketing internacional, exportação e importação e negociação internacional. Prestar consultoria em negócios internacionais também é uma boa alternativa.

Para ter sucesso neste mercado apenas a formação acadêmica não é suficiente. É de grande importância buscar cursos de especialização sobre economia, principalmente dos principais países como China e Estados Unidos. Além disso, este profissional deve estar sempre informado sobre as mudanças sócio-político-econômicas ocorridas no mundo, uma vez que fará muitas viagens.

O salário inicial segundo o Conselho Federal de Administração é de R$ 2.100,00.

Dica 3 – Quer saber sobre as profissões que mais pagam bem no mercado de trabalho? Veja aqui a lista das 10 melhores e das 10 piores também.

Perfil do profissional após a formação – Após a formação o profissional de Comércio Exterior será capaz de analisar os mercados, controlando de perto o processo de importação e exportação, além de conhecer a fundo as regras de legislação entre vários países. Para isso, cabe a este profissional uma visão sistêmica e completa das organizações, além de uma sólida formação com o capacitará para atuar no mercado de forma eficaz.

Post escrito por Lidiane Franqui, blogueira e redatora freelancer. Escreve para sites e blogs de diversos segmentos, entre eles educação, marketing digital e desenvolvimento pessoal.  Facebook: https://www.facebook.com/lidiane.franqui.3

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel