Música: o curso de graduação, profissão e mercado de trabalho

Você pensa em se tornar um Músico Profissional, professor de música ou tem esta arte apenas como um sonho pessoal? Veja abaixo como é o curso de graduação em Música, as diferentes atividades na profissão, e o mercado de trabalho. 

Quem não gostaria de fazer um curso de graduação em Música, que lida de maneira tão direta com a criatividade? Pois é isso mesmo o que os cursos superiores em Música oferecem ao estudante.

O curso cobre diversos aspectos da música, desde sua história, domínio de instrumentos, de técnicas, e chegando até à composição e regência. O curso forma profissionais para o mercado de trabalho da arte musical  e também para atuar como professores.
 
Quem é o músico? A pessoa que deseja se dedicar a essa profissão deve ter um apreço pela musicalidade, os sons e suas combinações. Geralmente é cedo na vida que esses gostos se desenvolvem.

O estudante de música já leva para a faculdade ou precisa desenvolver ali todo um conjunto de habilidades para instrumentos musicais, ritmo, e bastante vontade de aprender o que ainda não sabe. Em muitas instituições, além da seleção pelo Enem ou pelo Vestibular há provas práticas, eliminatórias.graduacao em musica

O curso de graduação em Música

A grade curricular de um curso de graduação em música abrange diversos pontos da formação. Algumas disciplinas com que os estudantes terão contato são: história da música, teoria musical, prática de instrumento, apreciação musical, áudio e acústica, síntese sonora, antropologia cultural, entre outras.

Os ramos do conhecimento que podem dialogar com a música são diversos e as universidades podem oferecer diferentes opções de matérias dentro do currículo.

Confira abaixo um vídeo produzido pelo Centro Universitário Claretiano,  que fala um pouco mais  sobre o curso de graduação em Música:

Dica – Fazer um curso superior ajuda a mudar a sua história de vida. Veja como cresce o salário a cada nível de ensino concluído. Quem termina faculdade ganha 144% a mais do que os colegas que param no Ensino Médio:

Mercado de trabalho para Música  

Em 2012 entrou em vigor a lei que tornou obrigatório o ensino da música nas escolas. Com isso, a carreira profissional do músico que também atua como professor aqueceu bastante.

Para quem completa o curso de graduação com a licenciatura em música (habilitação para ensinar música na Educação Básica) , o cenário profissional atual é constante, com opções de emprego nas escolas privadas e públicas.

Vagas para atuar no ensino da música também podem ser encontradas em instituições do terceiro setor, em alguns projetos empresariais assim como em escolas regulares de música.

À parte dos aspectos para formar professores, há diversos cursos que formam profissionais para atuar como músicos em orquestras, como maestros, compositores, arranjadores, e  etc.

Outro campo associado aos egressos dos cursos de graduação em música é o da vida empresarial, como abrir um estúdio ou mesmo atuar de maneira autônoma com gravações e mixagens.

Além disso, há o mercado profissional para músicos que se destacam em suas habilidades ou instrumentos e que são requisitados para participar de grandes bandas ou formações com artistas de renome nacional e internacional.

Perfil do profissional após a formação

Depois de formado, todo aquele talento bruto que ali se encontrava no aluno poderá ter se desenvolvido e aprimorado, seja para o campo da execução de instrumentos musicais, seja para a docência. Ele deve ser capaz de transmitir conhecimentos em sensibilidade musical e performance.

E aí, pronto para entrar na faculdade de Música? Se essa ainda não é a sua opção, clique aqui e conheça o nosso Guia de Profissões!

Post escrito por Victor Barreto. Ele é formado em jornalismo,  e reside em São Paulo. Já atuou como professor de inglês em diversas escolas, como Cultura Inglesa, Yázigi e United Institute, além de haver trabalhado como assistente editorial. Atualmente, realiza traduções, dá aulas particulares de inglês e atua como redator online. Twitter: @victor_toscano

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel