Os Livros clássicos da literatura brasileira então entre as leituras indispensáveis para as provas.
Você já deve imaginar que alguns clássicos da literatura brasileira corriqueiramente são solicitados como leitura obrigatória para realização dos vestibulares.
Dom Casmurro, de Macho de Assis, Iracema, de José de Alencar, O Cortiço, de Aluízio de Azevedo e O tempo e o vento, de Érico Veríssimo estão entre os mais cotados.
Para os vestibulares alguns são recorrentes como pré-requisito para realizar as provas para universidade de norte a sul do país.
Separamos alguns títulos da literatura que se fazem presentes em várias listagens:
Til – José de Alencar: Lançado em 1872, o livro retrata a linguagem e os costumes da vida rural da época, que era o Brasil Império. O romance relata a vida do campo, e faz parte da fase regionalista de José de Alencar, junto com as obras O gaúcho, O sertanejo e O tronco do ipê. Como já é de se esperar das obras literárias do Romantismo, o autor apresenta as personagens de uma forma extremamente idealizada.
O livro está entre os indicados para leitura nos vestibulares das seguintes universidades: Faculdade Cásper Líbero, PUC-SP, Fuvest e Unicamp.
Vidas secas – Graciliano Ramos: Escrita entre 1937 e 1938, a obra foi publicada originalmente em 1938 e conta a história de uma família de retirantes do sertão brasileiro, que enfrentam problemas sociais como a seca, a pobreza e a fome, buscando meios de sobrevivência. Essa história ainda se faz presente na situação social do nosso país. Quem gosta de cinema, também pode conferir a versão em filme, do diretor Nelson Pereira dos Santos e foi lançado em 1963.
Os vestibulares que recomendam a leitura de Vidas Secas são: Fundação Getúlio Vargas; Fuvest e Unicamp, Instituto Federal da Bahia, Instituto Federal Goiano, PUC-SP, Universidade do Estado do Amazonas, Universidade Estadual de Goiás, Universidade Federal da Bahia e Universidade de Pernambuco.
O Cortiço – Aluízio de Azevedo: O livro publicado em 1890 é a principal referência do Naturalismo brasileiro. Ambientado em um cortiço carioca, o romance aborda como o meio influencia (ou como formar) o caráter das personagens.
Solicitado para os vestibulares: Faculdade Cásper Líbero, Fundação Getúlio Vargas, Fuvest e Unicamp, Universidade do Estado do Amazonas, Universidade Estadual de Goiás, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Universidade de Pernambuco.
Memórias de um sargento de milícias – Manuel Antônio de Almeida: Foi publicado originalmente em folhetins no Correio Mercantil do Rio de Janeiro, entre 1852 e 1853, sem a identificação do autor. O livro foi lançado em 1854 ainda sem revelar a identidade de Manuel Antônio de Almeida, no lugar vinha apenas a assinatura “um brasileiro”. Com narrativa no estilo jornalístico e direta, a obra incorpora a linguagem das ruas, das classes média e baixa, fugindo aos padrões românticos da época, em que os romances retratavam os ambientes aristocráticos.
Fundação Getúlio Vargas, Fuvest e Unicamp, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade de Pernambuco.
Confira a lista completa dos livros que é leitura obrigatória nos principais vestibulares do país no link: http://vestibular.brasilescola.com/blog/livros-para-vestibular-2013.htm .