Unidades de Medida: Volume e Capacidade – Matemática Enem

Entenda como converter as unidades de medida de Comprimento e Área em mais esta aula de Matemática Enem. É conteúdo frequente nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio e nos vestibulares também. Confira abaixo.

Revisão online sobre Unidades de Medida: Volume e Capacidade. É conteúdo básico de Matemática para o Enem 2015. Confira as regras de conversão entre elas. Um litro, por exemplo, quanto é em volume, em centímetros cúbicos? Veja abaixo como fazer.

Vamos começar esta revisão sobre Unidades de Medida abordando inicialmente o que é o Volume: O volume de um corpo é a quantidade de espaço ocupada por esse corpo. 

Unidades de Medida para Volume: estas unidades estão classificadas em duas categorias:

Unidades de volume sólido

Estas unidades de medida ‘de volume sólido’ medem o volume de um corpo utilizando unidades de longitude ou comprimento elevadas à terceira potência. É chamado “volume sólido” porque na geometria se usa para medir o espaço que ocupam os corpos tridimensionais, e se sobreintende que o interior desses corpos não é oco, senão que é sólido.

Unidade padrão: métrico cúbico ( m3)

aula5_fig1.tif

 Na transformação de unidades de volume, no sistema métrico decimal, devemos lembrar que cada unidade de volume é 1.000 vezes maior que a unidade imediatamente inferior.

aula5_fig2.tif

Dica 1 – Revise as noções de Comprimento e Área com esta aula sobre Unidades de Medidas para a prova de Matemática Enem.

Unidades de volume líquido

As Unidades de Volume Líquido também são chamadas unidades de capacidade. Estas unidades foram criadas para medir o volume que ocupam os líquidos dentro dum recipiente.

unidades de medida destacada

Unidade padrão: litro ( L)

Na transformação de unidades de capacidade, no sistema métrico decimal, devemos lembrar que cada unidade de capacidade é 10 vezes maior que a unidade imediatamente inferior.

aula5_fig4.tif

Podemos relacionar as unidades de medida de volume com as unidades de capacidade partindo da seguinte relação:

1 m3 = 1000 litros (um metro cúbico representa mil litros)

1 dm3 = 1 litro

1 cm3 = 1ml

Dicas do Blog do Enem

Dica 2 –  Melhores seus Conhecimentos Geométricos com esta aula de revisão sobre o Teorema de Tales. Conteúdo sempre importante na prova de Matemática Enem.

Dica 3 – Preparado para enfrentar a prova de Matemática Enem? Revise aqui os conceitos relacionados aos Ângulos e suas Classificações para gabaritar na prova.

Aula de revisão gratuita sobre Unidades de Medida

Saiba mais sobre Unidades de Volume nesta aula do canal Curso Enem Gratuito, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios mais abaixo!

Desafios para você responder e compartilhar as soluções

 Questão 1

No asfaltamento de uma estrada muitos caminhões basculantes carregam pedra. Sabendo-se que cada caminhão tem caçamba cujas dimensões são 8 m de comprimento, 1,70 m de largura e 1,20 m de altura, quantos metros cúbicos de pedra pode transportar cada caminhão?

a) 16

b) 16,32

c) 17,5

d) 17,8

e) 18,4

Questão 2

Uma garrafa contém 500 mL de suco. Juntando esse suco com 1,5 L de água, obtivemos 10 copos de refresco. Quantos mililitros de refresco contêm cada copo?

a) 100

b) 150

c) 200

d) 250

e) 300

Questão 3

Uma empresa com carros-pipa de 8000 L de capacidade foi chamada para encher um reservatório subterrâneo de água de um edifício. Esse reservatório, com forma de bloco retangular, tem dimensões 3 m, 5 m e 1 m. Para a realização dessa tarefa, podemos concluir que:

a) 1 carro-pipa de água tem capacidade maior do que a capacidade do reservatório;

b) 1 carro-pipa de água é suficiente para encher totalmente o reservatório sem sobrar água;

c) 2 carros-pipa de água são insuficientes para encher totalmente o reservatório;

d) 2 carros-pipa ultrapassam em 1000 litros a capacidade do reservatório.

Questão 4

O tanque de combustível de um veículo (reservatório) tem 80 cm de comprimento, 35 cm de largura e 20 cm de altura. Supondo que o reservatório estava cheio, após uma viagem foi gasto 3/4 de sua capacidade. Quantos litros restaram no reservatório?

a) 14

b) 16

c) 18

d) 20

e) 22

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel