Buscar no Blog

Enem 2013 – Cursos de licenciatura podem exigir nota mínima

Virar professor não será mais para qualquer um. Só quem tirar nota boa no Enem 2013 chegará à sala de aula

A presidente Dilma Rouseff sancionou na primeira semana de abril de 2013 medida aprovada pelo Congresso Nacional que cria uma nota mínima no Enem como pré-requisito para alunos que planejam cursar pedagogia ou licenciaturas. A emenda está inclusa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LBD) e pretende evitar que candidatos com baixo aproveitamento escolar se tornem professores. O critério vale a partir do Enem 2013 para instituições públicas e privadas.

Historicamente, devido aos baixos salários e as condições precárias de trabalho, bons alunos não costumam optar por seguir carreira no magistério e os cursos de pedagogia e licenciaturas terminam com as menores notas de corte no Enem e também nos vestibulares mais importantes do País.

Na Universidade Federal do Ceará, a que mais atrai candidatos pelo Enem 2013, as notas de corte necessárias para o candidato ingressar no curso de Pedagogia variavam entre 583 e 650 pontos no exame, conforme o turno (matutino ou noturno) e o campus escolhidos. Já para os cursos de Medicina e Direito, as notas de corte mínimas no Sisu eram de 735 e 738 pontos, respectivamente.

Pedagogia perde também no vestibular

O curso de pedagogia da Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, exigiu uma nota mínima de 33 pontos para o candidato passar para a segunda fase do processo seletivo 2013. Já o curso de medicina da mesma instituição exigia 73 pontos dos concorrentes. Para ingressar na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, o curso de direito da USP e o mais antigo do país, o estudante deveria ter feito, pelo menos, 57 pontos.

A diferença no número de inscritos também mostra o pouco interesse pelas carreiras de licenciatura. Apenas 881 estudantes disputavam as vagas do curso de pedagogia, enquanto os cursos de medicina e direito tinham 15.517 e 11.304 candidatos, respectivamente.

A lei aprovada no Congresso Nacional e sancionada pela presidente Dilma ainda prevê um incentivo governamental a formação de professores para a educação básica pública com programa de iniciação à docência a estudantes matriculados em cursos de licenciatura. Para isso, o governo federal já conta com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) – que em 2012 concedeu cerca de 49 mil bolsas. Além disso, a União deverá colaborar com municípios e Estados na contratação de professores.

E você, tem o sonho de ser professor? O caminho é um só: estudar a caprichar no Enem 2013 para superar as notas de corte que o MEC poderá estabelecer.

Post escrito por Bárbara Cardozo.

Enem 2013

Agora que você já sabe o que é o Enem, conhece nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte

Google+ : Rede Enem