O que estudar para a redação do Enem 2024?

Se você está se sentindo um pouco ou bastante perdido quanto à redação do Enem 2024, está no lugar certo! Aprenda sobre a parte técnica cobrada no exame e veja também algumas sugestões de temas da atualidade para praticar durante o ano.

Você já sabe o que estudar para a redação do Enem 2024? Além de conhecer a estrutura exigida e as competências avaliadas no exame, a sua prática pode contribuir muito para chegar à nota máxima. 

E, para treinar a escrita, nada melhor do que estar atento aos últimos acontecimentos no Brasil, visto que são eles que dominam os temas da redação. Basta dar uma olhadinha nas últimas aplicações!

Estudar atualidades é, portanto, fundamental para ter ao menos uma noção do assunto que precisará ser abordado e desenvolvido no dia da prova. 

Por isso, hoje separamos dicas essenciais sobre a parte técnica da redação do Enem 2024 e também algumas temáticas atuais para você começar a praticar. Continue lendo!

A estrutura do texto para a redação do Enem 2024

A redação do Enem 2024 segue o padrão adotado nas últimas edições do exame, e você vai precisar elaborar um texto dissertativo-argumentativo, com no mínimo 7 e no máximo 30 linhas. Mas, afinal, o que isso quer dizer?

Esse tipo de texto é aquele em que o autor (ou seja, você!) vai precisar defender uma ideia a respeito do tema. O objetivo é convencer o leitor (os avaliadores) sobre a sua opinião. 

O “convencimento” da banca que analisa as redações não se dá apenas por meio de um “eu acho que é isso porque sim”, mas com base na sua capacidade de argumentar. 

Isso significa que você vai apresentar o seu ponto de vista sobre a temática da prova e depois defender essa tese por meio do seu repertório sociocultural. Vale citar fatos, frases ou experiências, como por exemplo:

Leia também – Redação do Enem nota 1000: Curso Enem Gratuito ensina como aproveitar a Sociologia 

Agora, quanto à estrutura do texto dissertativo-argumentativo, é importante que você saiba que é possível seguir uma espécie de “esqueleto”, dividido em quatro parágrafos:

1º parágrafo: introdução

É a abertura da sua redação, onde você vai apresentar o objetivo do seu texto, ou seja, o  tema e o que você pensa sobre o assunto. 

Para facilitar o seu entendimento, lembre-se de contemplar três aspectos nesse parágrafo: uma breve contextualização, o tema em si e a sua tese. Tudo de uma forma bem resumida, apenas com o objetivo de introduzir a ideia do que você vai desenvolver nos próximos parágrafos. 

2º e 3º parágrafos: desenvolvimento

No desenvolvimento, você pode ocupar mais linhas para sustentar a sua tese. É aqui que entra o seu repertório, e você pode defender as suas hipóteses se valendo de citações que reforcem a sua argumentação.

Fique atento para que essa fundamentação faça sentido e esteja relacionado à temática da prova, para não tangenciar o tema e acabar perdendo pontos por isso

4º parágrafo: conclusão e proposta de intervenção

A conclusão da sua redação do Enem 2024 vai precisar apresentar a sua proposta de intervenção para o tema. Isso significa que você terá que propor possíveis soluções para o problema central do texto, de maneira concreta e viável.

Para ficar mais fácil de entender, essa proposta também tem elementos que devem ser contemplados:

  • Agente: é quem vai realizar a proposta;
  • Ação: qual é a natureza da proposta;
  • Modo ou meio: de que maneira será realizada;
  • Finalidade ou efeito: qual é o objetivo ou os resultados esperados;
  • Detalhamento: explicação da proposta, com exemplos práticos.

Como a redação é avaliada? 

A redação do Enem é avaliada a partir de cinco competências, cada uma representando 20% da nota final, conforme estabelecido pelo MEC: 

  • Domínio da escrita formal da língua portuguesa: avalia a adequação do texto às normas ortográficas, gramaticais e de pontuação.
  • Compreensão e respeito ao tema proposto: requer habilidades de leitura e escrita para garantir que o tema seja abordado de forma coerente.
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista: habilidade essencial para construir argumentações coesas e garantir a sequência lógica do texto.
  • Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: fundamental para a interdependência das ideias e a coesão do texto.
  • Respeito aos direitos humanos: essencial para propor soluções viáveis e coerentes para os problemas abordados, evitando respostas clichês e buscando propostas genuínas.

Como estudar para a redação do Enem 2024? 

Agora que você já sabe o básico sobre a estrutura e a forma de avaliação dos textos, é hora de entender de que forma potencializar os seus estudos para a redação do Enem 2024. 

Para quem vai fazer o exame, o momento de começar a se preparar é já! 

O primeiro passo é compreender que apenas conhecer a parte técnica não basta para que você escreva uma redação nota mil. É muito importante praticar, como apontamos lá no início desse artigo, lembra? 

Talvez você esteja se perguntando sobre o que escrever para treinar, acertamos? Bem, a boa notícia é que preparamos algumas sugestões de temas atuais para ajudar nos seus estudos

Primeiro, lembre-se de dar uma conferida nos temas das últimas edições do exame, que são: 

  • 2023: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil
  • 2022: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
  • 2021: A falta de empatia nas relações sociais no Brasil
  • 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
  • 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
  • 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
  • 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
  • 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
  • 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
  • 2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21
  • 2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
  • 2010: O trabalho na construção da dignidade humana
  • 2009: O indivíduo frente à ética nacional

Leia tambémRedação do Enem: conheça todos os temas já cobrados no exame

Perceba como quase todos eles tratam de questões sociais e incluem o fator “desafio” no assunto, mesmo que subentendido. Isso acontece porque a ideia da redação é justamente propor uma reflexão sobre problemas atuais da sociedade brasileira. Daí a necessidade de revelar a sua opinião, formar uma tese e, por fim, propor a saída para esta situação. 

Diante disso, que tal começar a reparar no momento específico que vivemos atualmente? Que problemas você acha que podem ser o tema da redação do Enem 2024? 

É possível, mas não muito provável, que a temática da próxima edição esteja relacionada a algum dos assuntos das últimas aplicações. Portanto, não há mal algum em usá-los para praticar. 

Você pode, inclusive, analisar as redações avaliadas com nota mil como exemplos para se inspirar e entender de que forma os estudantes abordaram o assunto e estruturaram os seus textos para conquistar a nota máxima

Mas, também é recomendado praticar com temas novos. Por isso, preparamos algumas temáticas bem interessantes e que vêm sendo amplamente discutidas na atualidade: 

  1. Crise climática e os impactos para as populações mais vulneráveis;
  2. Inteligência Artificial e a delegação de competências humanas às máquinas;
  3. Violência policial nas favelas: desafios para uma abordagem mais justa e segura;
  4. Desafios do combate à fome e à insegurança alimentar no Brasil;
  5. Desafios da saúde pública brasileira diante da queda nos números da vacinação infantil no país. 

Gostou dos assuntos? Com certeza, há muito o que pensar e debater sobre qualquer um deles. Desenvolva suas ideias, opiniões e hipóteses acerca das temáticas que indicamos e comece hoje mesmo a praticar. 

Lembre-se de que você também pode aproveitar os recursos do Curso Enem Gratuito para reforçar os seus estudos para a redação do Enem 2024 sem pagar nada!

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Curso Enem Gratuito, Enem, Redação Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel